
Sistemas de Gestão de Segurança Alimentar
Código
10762
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa
Créditos
6.0
Professor responsável
Benilde Simões Mendes, Maria Paula Amaro de Castilho Duarte
Horas semanais
5
Total de horas
70
Língua de ensino
Português
Objectivos
Familiarização com os processos de avaliação e gestão dos riscos alimentares. Aquisição de conhecimentos, capacidades e competências para 1) estruturar e implementar sistemas de HACCP em indústrias alimentares; 2) Certificar indústrias alimentares de acordo com os principais referenciais de certificação.
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de microbiologia e de toxicologia
Conteúdo
1) Sistemas de gestão da qualidade em indústrias agro-alimentares: o programa de pré- requisitos e o sistema de HACCP.
2) Referenciais de certificação das indústrias alimentares. Sistemas de Gestão da Qualidade: ISO 9001:2008; ISO 22000:2005; BRC (British Retail Consortium) versão 6; e IFS (International Food Standard) versão 6.
3) Estratégias de controlo de perigos e riscos alimentares na União Europeia: os programas de controlo oficial, o sistema RASFF, o processo de análise de riscos alimentares. Avaliação e gestão de riscos químicos e microbiológicos. Determinação de doses admissíveis.
Bibliografia
FAO/WHO (2006) Food Safety Risk Analysis – A guide for national food safety authorities. FAO – Food and Nutrition, paper 87.
Jay JM, Loessner MJ & Golden DA (2005) Modern food microbiology. 7ª Edição, Springer Science, NovaYork, EUA, 790 pp, (ISBN 0-387-23180-3).
FAO/WHO Food Standards Programme Codex Alimentarius Commision (1999) Codex Alimentarius Food Hygiene Basic Texts. 2ª Edição (ISSN 0259-2916).
Ioannis S. Arvanitoyannis (2009) HACCP and ISO 22000: Application to Foods of Animal Origin. Wiley-Blackwell, West Sussex, United Kingdom, 549 pp (ISBN 978-1-4051-5366-9).
Método de ensino
Sessões teóricas e práticas com resolução de problemas. Sessões de acompanhamento dos trabalhos, apresentações e discussões. Sessões tutoriais.
Método de avaliação
Componente prática: entrega e discussão de um trabalho de grupo a realizar durante o semestre. Classificação na escala de 0 a 20 valores.
Componente teórica: três mini-testes durante o semestre, com pesos de 40%, 40% e 20%, respectivamente para a nota final da componente teórica. Aprovação com classificação mínima de 9,5 valores (escala de 20 valores). Exame final em caso de reprovação. Aprovação no exame final com 9,5 de nota mínima (escala de 20 valores).
Classificação final: 60% da classificação obtida na componente teórica (realizada por mini-testes ou por exame final), 40% da classificação obtida na componente prática. Aprovação com classificação mínima de 9,5 valores (escala de 20 valores).