
Hidráulica Urbana (MEGA)
Código
10782
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente
Créditos
3.0
Professor responsável
David José Fonseca Pereira
Total de horas
42
Língua de ensino
Português
Objectivos
Conhecimento dos métodos leccionados no âmbito da disciplina, por forma a permitir uma abordagem teórica e prática de problemas e questões do foro da hidráulica urbana, cobrindo os sistemas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais.
Conteúdo
O ciclo de utilização da água: sistemas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais; drenagem urbana de águas pluviais. Perspectiva conceptual e descritiva de todos os seus componentes e das suas interacções, induzindo o comportamento de sistema global. Bases de estimativa de solicitações aos sistemas: populações; indústrias; perdas e infiltrações; precipitação e escoamento; caudais especiais, médios e extremos. Regulamentação e normalização. Captação subterrânea e superficial. Adução e armazenamento de água. Modelação hidráulica clássica dos sistemas complexos de condutas em pressão. Estudo do combate a incêndios. Redes interiores de abastecimento a edifícios. Sistemas elevatórios de água potável. História, classificação e concepção dos sistemas de drenagem de águas residuais e de águas pluviais e sua interacção. Modelação das entradas e saídas de caudal em redes separativas pluviais ou unitárias (descarregadores de tempestade; sarjetas). Autolimpeza e transporte de sólidos. Origem, acção e controlo do sulfureto de hidrogénio. Sifões invertidos. Retenção de volumes pluviais em lagoas como método de controlo de cheias urbanas. Resistência mecânica de tubagens. Redes de drenagem predial. Sistemas elevatórios de águas residuais.
Bibliografia
Fonseca, José (2010) - Regulamento ilustrado de sistemas públicos e prediais de abastecimento de água e drenagem de águas residuais
Vários (1999) - Manual de saneamento básico
Fonseca, José (2008) - Bases de dimensionamento para engenharia sanitária e ambiental
Fonseca, José (2010) - Exercícios resolvidos de engenharia sanitária
Método de ensino
O método de ensino inclui uma aula teórico-prática (TP) semanal, de 3 horas, onde os alunos desenvolvem competências sobre a engenharia do ciclo artificial da água e sobre a drenagem de águas pluviais. É dada ênfase à compreensão global dos sistemas, à descrição das várias componentes técnicas, à regulamentação e ao dimensionamento.
A informação chega através de meios audiovisuais e exposição oral. Existe um forum da disciplina (Moodle) onde, além de discussão de temas específicos, são apresentadas informações gerais e elementos de estudo. O email e telefone do docente é facultado para uso a qualquer hora. A avaliação contínua consiste na prestação e testes, ao longo do semestre (Bases dimensionamento e captações, restante sistema de abastecimento de água e sistemas de drenagem doméstica e pluvial).
Método de avaliação
a) Obtenção de frequência: Todos os alunos obtêm frequência para efeitos de realização de exame de recurso ou época especial, visto não ser obrigatória a presença nas aulas;
b) Aprovação por avaliação contínua: Será aprovado por avaliação contínua quem obtiver 9,50 valores na média dos 3 testes a realizar ao longo do semestre;
c) Exames: Os exames serão realizados para os alunos que não obtiverem aprovação por avaliação contínua ou que se inscrevam para melhoria de nota.