Faculdade de Ciências e Tecnologia

Investigação na Prática Pedagógica II

Código

10793

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Matemática

Créditos

6.0

Professor responsável

Helena Cristina Oitavem Fonseca da Rocha, Maria Helena Coutinho Gomes Almeida Santos

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta disciplina tem por objectivos a discussão, problematização, realização e experimentação didática nos tópicos dos programas do Ensino Básico e Secundário, bem como em todos os aspectos relacionados com a intervenção educativa. Pretende-se especialmente proporcionar momentos de preparação, implementação e reflexão sobre a indução na prática pedagógica do trabalho de estágio. Os alunos aprofundarão os conceitos matemáticos que compõem o currículo, discutindo-os do ponto de vista teórico, implementando métodos e estratégias de ensino dos mesmos e experimentando e testando os resultados em termos de aprendizagem. Espera-se que os futuros professores, com base numa postura de investigadores, desenvolvam uma abordagem dos conteúdos matemáticos diversificando os métodos e estratégias de ensino. Partindo de uma metodologia de investigação-ação, pretende-se continuar o desenvolvimento do trabalho de investigação já iniciado no 1º semestre, que culminará no Relatório de Estágio

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

Modos de intervenção: no meio, na escola, na direção de turma, na turma, na aula.
Aprofundamento da intervenção pedagógica:
Investigação Pedagógica em Aritmética
Investigação Pedagógica em Álgebra
Investigação Pedagógica em Análise
Investigação Pedagógica em Geometria
Investigação Pedagógica em Probabilidades e Estatística

Bibliografia

Matos, J. M., & Serrazina, M. L. (1996). Didáctica da Matemática. Lisboa: Universidade Aberta.
Moore, D. S., & McCabe, G. P. (1989). Introduction to the Practice of Statistics. New York: W. H.
Freeman and Company.
Ponte, J. P., Oliveira, H., Cunha, M. H., & Segurado, M. I. (1998). Histórias de investigações
matemáticas. Lisboa: IIE.
Silva, J. C., & Leal, C. M. F. (1996). Análise Matemática Aplicada. Lisboa: McGraw-Hill.
Veloso, E. (1998). Geometria: temas actuais. Lisboa: Instituto Inovação Educacional.
Programas para o Ensino Básico e Secundário, Manuais Escolares em vigor, Brochuras e outros materiais pedagógicos.

Método de ensino

Aulas teóricas sobre os temas dos conteúdos programáticos. Os alunos, organizados em grupos, farão uma apresentação sobre os vários temas propostos.
Aulas teórico/práticas para construir e explorar modelos matemáticos propostos pelo professor e desenvolvidos em colaboração com os alunos.
Aulas práticas para construção e exploração de modelos matemáticos pelos alunos. Apresentação e discussão dos trabalhos realizados pelos alunos.

Método de avaliação

A avaliação será contínua e terá por base:
A participação dos alunos no trabalho da aula,
A apresentação e discussão dos temas propostos,
 A elaboração de um relatório sobre os temas apresentados,
 A realização e apresentação de tarefas de modelação possíveis de utilizar na sala de aula,
 A realização de um trabalho individual sobre o tema “A modelação no ensino e aprendizagem da matemática”.
 Realização de um teste de avaliação sumativa.
Os trabalhadores estudantes e os restantes alunos em casos excepcionais e devidamente justificados, poderão optar por substituir a participação no trabalho da aula por um exame final.

Cursos