Faculdade de Ciências e Tecnologia

Interação Pessoa-Máquina

Código

10796

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Informática

Créditos

6.0

Professor responsável

Nuno Manuel Robalo Correia, Teresa Isabel Lopes Romão

Horas semanais

4

Total de horas

57

Língua de ensino

Português

Objectivos

Saber

  • Ter consciência da importância da interface como componente de um sistema interactivo.
  • Compreender os factores humanos que condicionam a utilização dos sistemas interactivos.
  • Compreender e utilizar novos paradigmas tecnológicos e metáforas de interacção.
  • Conhecer e aplicar os princípios de usabilidade.
  • Conhecer e aplicar diversas técnicas de prototipagem.
  • Conhecer e aplicar diversas técnicas de avaliação de interfaces.
  • Enquadrar IPM num Projecto de Engenharia.
  • Discutir a investigação recente no campo da interacção pessoa-máquina (HCI)

Fazer

  • Analisar e especificar os requisitos dos utilizadores.
  • Desenhar, implementar e avaliar interfaces (Desenho iterativo).
  • Criar soluções inovadoras de resposta a problemas de interacção.

Conteúdo

  1. Introdução - Human-Computer Interaction (HCI): o quê, para quê, quando?
  2. Princípios de usabilidade
  3. Características dos sistemas interactivos
  4. Factores humanos e tecnológicos que condicionam a utilização de um sistema interactivo
  5. Desenha centrado no utilizador e processo de desenho iterativo de interfaces
  6. Análise de tarefas e utilizadores
  7. Sketching e prototipagem
  8. Princípios de desenho de interacção
  9. Estilos de interacção
  10. Desenho gráfico
  11. Paradigmas de interacção
  12. Técnicas de avaliação
  13. Perspectivas futuras

Bibliografia

Recomendada

  • Dix, A., Finlay, J., Abowd, G. and Beale, R., Human-Computer Interaction. Prentice Hall Europe, London, 2003.
  • Norman, D., The Design of Everyday Things. MIT Press, 1998.
  • Nielsen, J., Usability Engineering, Academic Press, 1993.

Complementar

  • Mullet, K. and Sano, D., Designing Visual Interfaces, Prentice Hall, 1995
  • Shneiderman, B., Designing the User Interface: Strategies for Effective Human-Computer Interaction. Addison-Wesley, Reading, Massachusetts, 1998.
  • Moggridge, B., Designing Interactions. MIT Press, Massachusetts, 2007.
  • Tufte, E., Envisioning Information, Cheshire, Connecticut Graphic Press, 2003.

Método de avaliação

A avaliação continua da unidade curricular é composta por 4 elementos: 2 testes escritos individuais efectuados ao longo do semestre e 2 trabalhos práticos que no seu conjunto correspondem a um projecto de desenvolvimento de uma interface para um sistema interactivo.

Fórmula de cálculo da nota final:

 - NotaFinal = 35%Teste1 + 35%Teste2 + 15%TrabPratico1 + 15%TrabPratico2 

A aprovação à unidade curricular  exige as seguintes notas mínimas:

(média (Teste1; Teste2) >= 10) AND (media(Trab_Pratico1; Trab_Pratico2) >= 10)

Os alunos que obtiveram notas positivas nos trabalhos práticos e não obtiveram aprovação nos testes escritos poderão ainda realizar um exame, cuja nota substituirá a nota dos testes no cálculo da nota final.

Datas de avaliação: 

Teste1: 24 de Outubro

Teste2: 2 de Dezembro

Avaliação do primeiro protótipo: 14 de Outubro

Discussão final dos trabalhos: a determinar



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