Faculdade de Ciências e Tecnologia

Atuariado Não Vida

Código

10815

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Matemática

Créditos

6.0

Professor responsável

Rui Manuel Rodrigues Cardoso

Horas semanais

4

Total de horas

62

Língua de ensino

Português

Objectivos

Pretende-se que o aluno seja capaz de modelar matematicamente o risco associado a uma carteira de apólices de forma a determinar a distribuição (exacta ou aproximada) das indemnizações agregadas, prémios e majorantes ou aproximações da probabilidade de ruína -quer em horizonte finito e infinito como em tempo discreto e contínuo - relativas a essa carteira, bem como analisar o efeito de tratados de resseguro no cálculo destas quantidades.

Pré-requisitos

Os alunos deveram ter conhecimentos ao nível da análise matemática (continuidade, derivação e integração), análise numérica (resolução numérica de equações não lineares),  probabilidades e estatística (noção de probabilidade, variáveis aleatórias, funções de densidade, probabilidade e distribuição, valor esperado e momentos, teorema limite central, distribuições) e processos estocásticos (processo estocástico, processo de Poisson).

Conteúdo

  1. Distribuições de danos
  2. Modelos de risco
  3. A distribuição das indemnizações agregadas
  4. Prémios
  5. Resseguro
  6. Teoria da Ruína

Bibliografia

Asmussen, S. (2000) Ruin Probabilities, World Scientific, River Edge, NJ

Bowers, Newton, Gerber, Hickman, Jones and Nesbitt. (1997) Actuarial Mathematics (second edition). Itasca, Illinois: The Society of Actuaries

Buhlmann, H. (1970) Mathematical Methods in Risk Theory, Springer-Verlag, New York

Centeno, M. L. (2003), Teoria do Risco na Actividade Seguradora, Celta Editora - Colecção Económicas, Oeiras

Dickson, D. C. M. (2005) Insurance Risk and Ruin, Cambridge University Press, Cambridge

Egídio dos Reis, A. D. (1999) Teoria da Ruína, CEMAPRE, n. 17/TA, ISEG, Lisboa

Kaas, R., Goovaerts, M., Dhaene, J. & Denuit, M. (2001) Modern Actuarial Risk Theory, Kluwer Academic Publishers, Boston

Klugman, S. A., Panjer, H. H. and Willmot, G. E. (2004) Loss Models, John Wiley & Sons, New Jersey

Rolski, T., Schmidli, H., Schmidt, V. and Teugels, J. (1999) Stochastic Processes for Insurance and Finance, John Wiley & Sons, Chichester

Método de ensino

Os assuntos a estudar são introduzidos através de uma exposição oral cujo principal objectivo é motivar no aluno o interesse pelo estudo desse assunto ao mesmo tempo que se chama a atenção do ouvinte para pontos dignos de especial menção. Numa segunda fase os alunos são incitados a resolverem sozinhos os exercícios propostos sendo debatidos nas aulas aqueles que suscitam mais dúvidas. As aulas decorrem em âmbiente laboratorial, pelo que a resolução dos exercícios é realizada recorrendo a ferramentas informáticas.

Método de avaliação

  1. Avaliação por testes
      a. A avaliação por testes é composta por 3 testes.  
      b. Sejam T1,T2 e T3 as notas obtidas em cada um dos testes, por ordem cronolǵica.
      c. Seja NT=(T1+T2+T3)/3
      d. O aluno é aprovado se NT>=9.5
  2. Avaliação por exame
      a. Qualquer aluno inscrito na UC pode-se apresentar a exame
      b. O aluno é aprovado se a nota obtida no exame é >=9.5
  3. Provas:
      a. Cada prova é escrita, individual e com consulta de um formulário, se aplicável.  
      b. Cada prova é avaliada de 0 a 20 valores, com arredondamento às décimas.  
      c. Não há pré-inscrição nas provas.  
      d. É necessário levar um caderno de exame, máquina de calcular e um documento de
          identificação com fotografia (e.g., Bilhete de Identidade ou Cartão de Estudante) 
          para a sala de teste ou exame. 
      e. Qualquer aluno envolvido numa fraude reprova na disciplina.


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