Faculdade de Ciências e Tecnologia

Reticulados Distributivos

Código

10832

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Matemática

Créditos

6.0

Professor responsável

Júlia Maria Nunes Loureiro Vaz de Carvalho

Horas semanais

2

Total de horas

56

Língua de ensino

Português

Objectivos

Pretende-se que o aluno adquira conhecimentos de Teoria de Reticulados, centrando o seu estudo na importante variedade dos reticulados distributivos e também na classe dos reticulados de Boole. Pretende-se ainda que o aluno se aperceba que a estrutura de reticulado surge nas mais diversas áreas e que se aperceba (de novo) da interligação entre áreas da matemática, aplicando noções e resultados de Topologia ao estudo de reticulados.

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de topologia, em particular, de espaços compactos e espaços de Hausdorff.

Conteúdo

Capítulo 1: Definição de reticulado (como conjunto parcialmente ordenado e como álgebra). Subreticulado.

Homomorfismo. Ideal e filtro. Ideal (filtro) primo e ideal (filtro) maximal.

Relação de Congruência. Produto directo.

Reticulado completo e reticulado algébrico.

Capítulo 2: Reticulado distributivo. Reticulado distributivo limitado.

Algumas propriedades relativas à estrutura de reticulado distributivo.

Caracterizações de reticulado distributivo, em particular através de subestruturas proibidas.

Teorema do ideal primo.

Reticulado de Boole e álgebra de Boole.

Capítulo 3: Dualidade de Priestley para reticulados distributivos limitados.

Casos particulares: Dualidade de Stone para reticulados de Boole; representação de reticulados distributivos finitos.

Bibliografia

1. R. Balbes & P. Dwinger, Distributive Lattices, University of Missouri Press, 1974.

2. T. S. Blyth, Lattices and Ordered Algebraic Structures, Springer-Verlag, 2005.

3. B. Davey & H. A. Priestley, Introduction to Lattices and Order (2nd Edition), Cambridge University Press, 2002.

4. G. Grätzer, Lattice Theory – first concepts and distributive lattices, W. H. Freeman and Company, 1971.

5. G. Grätzer, Lattice Theory: Foundation, Springer, 2011.

Método de ensino

As aulas são teórico-práticas e consistem em exposição da teoria, ilustrada com exemplos, e em correcção da resolução de exercícios elaborada pelos alunos.

Quaisquer dúvidas serão esclarecidas no decorrer das aulas ou nas sessões destinadas a atendimento de alunos ou ainda em sessões combinadas directamente entre aluno e professor.

A avaliação contínua consiste na realização de 3 testes ao longo do semestre. Em caso de insucesso, o aluno pode apresentar-se a exame.

Método de avaliação

A avaliação contínua consiste na realização de 3 testes ao longo do semestre. Em caso de insucesso, o aluno pode apresentar-se a exame.

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