Faculdade de Ciências e Tecnologia

Geometria Diferencial

Código

10837

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Matemática

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Cristina Malheiro Casimiro

Total de horas

22

Língua de ensino

Português

Objectivos

Introduzir os alunos nos resultados clássicos sobre a Geometria Diferencial de curvas e superfícies em ℝ3 e dar-lhes métodos de visualização geométrica de forma a permitir-lhes abrir horizontes para abordarem generalizações e as teorias geométricas modernas

Pré-requisitos

Álgebra Linear I e II, Geometria, Análise Matemática III e IV

Conteúdo

1.   Estudo de Curvas em ℝ3: parametrização por comprimento de arco, curvatura e torção, triedro de Frenet.
2.   Estudo de superfícies em ℝ3: primeira e segunda forma fundamental, curvaturas seccionais, principais, curvatura média e de Gauss, aplicação linear de Weingarten,
3.   Subvariedades em ℝn: aplicações diferenciáveis, espaço tangente e cotangente, diferencial de uma aplicação diferenciável, imersões em ℝn, subvariedades parametrizadas e fechadas.
4.    Geodésicas: definição, equações de geodésicas, exemplos e aplicações.
5.  Teorema Egrégio de Gauss: isometrias de superfícies, equações de Codazzi-Mainardi. (opcional)
6.    Teorema de Gauss-Bonnet (opcional)
7.   Cálculo Tensorial: fundamentos de álgebra linear e multilinear, formas diferenciais, fluxo de um campo vetorial, parêntesis de Lie de dois campos vetoriais, interpretação geométrica, derivadas de Lie. (opcional)
8.  Integração em Variedades: Orientação de variedades, integração de formas diferenciais, derivada exterior de uma forma diferencial, variedades com bordo, Teorema de Stokes.(opcional)

Bibliografia

1.    M. P. Carmo, "Differential Geometry of curves and surfaces", Prentice Hall, 1976.
2.    M. P. Carmo,  "Geometria Riemanniana", Projecto Euclides, IMPA, 1988.
3.    O’Neil, "Elementary differential geometry ", Academic Press, New York USA, 1966.
4.   Pressley, "Elementary differential geometry ", Springer Undergraduate Mathematics Series, 2001.
5.    Spivak, "Calculus on manifolds", Monograph Mathematics Series, 1965.

Método de ensino

Orientação tutorial do aluno, introduzindo e motivando o aluno nas matérias a estudar, problemas a resolver e esclarecimento de dúvidas sobre a matéria e resolução de exercícios.

Método de avaliação

A avaliação consiste na apresentação, escrita ou oral, por parte do aluno, dos exercícios propostos resolvidos.

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