Faculdade de Ciências e Tecnologia

Seminário em Arte e Ciência II

Código

10844

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Conservação e Restauro

Créditos

3.0

Professor responsável

Christopher Damien Auretta, Robert Wiley

Horas semanais

3

Total de horas

42

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

(i) plano das aprendizagens/aquisições de conhecimentos:

  • conceptualizar as ideias motoras da modernidade e a sua evolução até aos nossos dias tal como se manifestam na cultura científica e artística
  • discernir o impacte da racionalidade científica e técnico-científica na compreensão actual do mundo social e pessoal, bem como a sua representação e mediação por artistas e suas obras
  • compreender por via de análise de manifestações da criação científica e artística a relação estreita entre a representação objectiva do mundo (domínio das ciências naturais e das engenharias) e a compreensão da vida com base nas artes interpretativas de imanência histórico-subjectiva
  • adquirir uma maior compreensão das técnicas básicas de comunicação escrita e oral
  • aprender a pesquisar, documentar e organizar um trabalho de reflexão escrita e/ou oral
  • dominar regras essenciais de argumentação com vista ao desenvolvimento de um ponto de vista bem fundado e à expressão de ideias em vários graus de abstracção      

 (ii) plano da aquisição de competências:

  • produzir um discurso crítico acerca de aspectos problemáticos da cultura científica e artística moderna
  • contextualizar os fenómenos da cultura artística e científica numa perspectiva diacrónica e dinâmica
  • elaborar uma compreensão da cultura artística e científica de um modo coerente e incisivo mediante a utilização de conceitos complexos oralmente e por escrito
  • identificar, resumir e desenvolver correctamente o conteúdo, ponto de vista e enquadramento conceptual das obras abordadas
  • avaliar de modo coerente e com fluência conceptual exemplos da cultura artística e científica que exijam um elevado grau de análise e de interpretação

 

 

 

 


Pré-requisitos

Estar inscrito, ou no primeiro ou no segundo ciclos

Conteúdo

SEGUNDO SEMESTRE (SEIS TÓPICOS E UM ATELIER DE ESCRITA A DECORRER AO LONGO DO SEMESTRE)

  • ARTE E ARTISTA/CIÊNCIA E CIENTISTA: MANIFESTOS, CARTAS, DIÁRIOS E ENTREVISTAS: NA ENCRUZILHADA DA TEORIA E DOS CASOS DE ESTUDO: II

 

  • ARTE, CIÊNCIA E A COMUNIDADE HUMANA: II

 

Teoria:

 

Estudos de caso:

 

  • A ARTE E A IMAGEM: A FOTOGRAFIA: II

 

Teoria:

 

Estudos de caso:

 

  • A ARTE EM MOVIMENTO: CINEMA: II

 

Teoria:

 

Casos de estudo:

 

  • A ARTE E A CIDADE: MODERNIDADE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM DIÁLOGO COM A ARTE: II

 

Teoria: Excertos de obras da bibliografia fundamental

 

Casos de estudo:

 

  • A ARTE E A INVESTIGAÇÃO: A ARTE E O LABORATÓRIO/A ARTE NO LABORATÓRIO: II

 

Teoria: Arte Molecular Art, Bioarte, Arte multi-media

 

Casos de estudo:

 

  • ATELIER DE ESCRITA: II

 

Um workshop para autores de teses, diários e “journaling” e outras formas escritas de auto-apresentação

 

Bibliografia

Anker, Susanne and Dorothy Nelkin. The Molecular Gaze, Art in the Genetic Age; Kahn, Louis, Writings, Lectures, Interviews; Mazlish, Bruce. The Uncertain Sciences; Silvester, David.Interviews with Frances Bacon; Science, Not Art, Ten Scientist’ Diaries;The Oxford Book of Modern Science WritingThe Third Culture, Beyond the Scientific Revolution; Wilson, Edward O.Consilience, The Unity of Knowledge

Método de ensino

Uma abordagem maiêutica à área de reflexão em Arte e Ciência; visionamento, análise e discussão em torno dos clips, filmes, ensaios, etc. abordados ao longo do semestre; uma apresentação final (escrita e oral)

Método de avaliação

Um projecto escrito, bem como uma apresentação oral no final do semestre; participação semanal no diálogo em torno dos textos teóricos, bem como dos casos de estudo abordados.

Cursos