
Seminário em Arte e Ciência II
Código
10844
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Conservação e Restauro
Créditos
3.0
Professor responsável
Christopher Damien Auretta, Robert Wiley
Horas semanais
3
Total de horas
42
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
(i) plano das aprendizagens/aquisições de conhecimentos:
- conceptualizar as ideias motoras da modernidade e a sua evolução até aos nossos dias tal como se manifestam na cultura científica e artística
- discernir o impacte da racionalidade científica e técnico-científica na compreensão actual do mundo social e pessoal, bem como a sua representação e mediação por artistas e suas obras
- compreender por via de análise de manifestações da criação científica e artística a relação estreita entre a representação objectiva do mundo (domínio das ciências naturais e das engenharias) e a compreensão da vida com base nas artes interpretativas de imanência histórico-subjectiva
- adquirir uma maior compreensão das técnicas básicas de comunicação escrita e oral
- aprender a pesquisar, documentar e organizar um trabalho de reflexão escrita e/ou oral
- dominar regras essenciais de argumentação com vista ao desenvolvimento de um ponto de vista bem fundado e à expressão de ideias em vários graus de abstracção
(ii) plano da aquisição de competências:
- produzir um discurso crítico acerca de aspectos problemáticos da cultura científica e artística moderna
- contextualizar os fenómenos da cultura artística e científica numa perspectiva diacrónica e dinâmica
- elaborar uma compreensão da cultura artística e científica de um modo coerente e incisivo mediante a utilização de conceitos complexos oralmente e por escrito
- identificar, resumir e desenvolver correctamente o conteúdo, ponto de vista e enquadramento conceptual das obras abordadas
- avaliar de modo coerente e com fluência conceptual exemplos da cultura artística e científica que exijam um elevado grau de análise e de interpretação
Pré-requisitos
Estar inscrito, ou no primeiro ou no segundo ciclos
Conteúdo
SEGUNDO SEMESTRE (SEIS TÓPICOS E UM ATELIER DE ESCRITA A DECORRER AO LONGO DO SEMESTRE)
- ARTE E ARTISTA/CIÊNCIA E CIENTISTA: MANIFESTOS, CARTAS, DIÁRIOS E ENTREVISTAS: NA ENCRUZILHADA DA TEORIA E DOS CASOS DE ESTUDO: II
- ARTE, CIÊNCIA E A COMUNIDADE HUMANA: II
Teoria:
Estudos de caso:
- A ARTE E A IMAGEM: A FOTOGRAFIA: II
Teoria:
Estudos de caso:
- A ARTE EM MOVIMENTO: CINEMA: II
Teoria:
Casos de estudo:
- A ARTE E A CIDADE: MODERNIDADE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM DIÁLOGO COM A ARTE: II
Teoria: Excertos de obras da bibliografia fundamental
Casos de estudo:
- A ARTE E A INVESTIGAÇÃO: A ARTE E O LABORATÓRIO/A ARTE NO LABORATÓRIO: II
Teoria: Arte Molecular Art, Bioarte, Arte multi-media
Casos de estudo:
- ATELIER DE ESCRITA: II
Um workshop para autores de teses, diários e “journaling” e outras formas escritas de auto-apresentação
Bibliografia
Anker, Susanne and Dorothy Nelkin. The Molecular Gaze, Art in the Genetic Age; Kahn, Louis, Writings, Lectures, Interviews; Mazlish, Bruce. The Uncertain Sciences; Silvester, David.Interviews with Frances Bacon; Science, Not Art, Ten Scientist’ Diaries;The Oxford Book of Modern Science Writing; The Third Culture, Beyond the Scientific Revolution; Wilson, Edward O.Consilience, The Unity of Knowledge
Método de ensino
Uma abordagem maiêutica à área de reflexão em Arte e Ciência; visionamento, análise e discussão em torno dos clips, filmes, ensaios, etc. abordados ao longo do semestre; uma apresentação final (escrita e oral)
Método de avaliação
Um projecto escrito, bem como uma apresentação oral no final do semestre; participação semanal no diálogo em torno dos textos teóricos, bem como dos casos de estudo abordados.