
Processamento e Valorização de Recursos Minerais
Código
10910
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Terra
Créditos
6.0
Professor responsável
Joaquim António dos Reis Silva Simão
Horas semanais
4
Total de horas
110
Língua de ensino
Português
Objectivos
O objectivo é dotar os alunos de conceitos e técnicas avançadas na caracterização, processamento e valorização de matérias-primas minerais, nomeadamente minerais industriais (metálicos e não metálicos), rochas industriais e ornamentais.
Competências gerais: o aluno deverá ficar apto a integrar equipas de projecto que desenvolvam estudos de concepção e implementação de centrais de processamento, beneficiação e acabamento daquelas matérias-primas. Entre outras, ficará habilitado para desenvolver as seguintes competências específicas:
- Reconhecer a importância das várias matérias-primas e produtos minerais finais segundo uma perspectiva económica e ambiental.
- Utilizar equipamentos e executar ensaios para controlo técnico de minerais industriais (metálicos e não metálicos), rochas industriais e ornamentais e interpretar os resultados. Gestão de laboratórios que promovam estes ensaios de qualidade.
- Recomendar a utilização adequada de tipos variados de rocha industrial e ornamental; realizar estudos de caracterização da alteração de rochas e sugerir/implementar medidas para a sua prevenção e conservação
.- Projectar centrais de processamento de agregados, dimensionar equipamentos e modelar o fluxo de materiais.
Pré-requisitos
Mineralogia, Petrologias, Rochas Industriais e ornamentais, Tecnologia de Pedreiras.
Conteúdo
Identificação dos principais minerais constituintes de mineralizações metálicas e não metálicas: estudos em amostras de mão e ao microscópio petrográfico (observações com luz transmitida e reflectida). Minerais industriais de interesse económico - sua importância, beneficiação, propriedades e modos de aplicação.
Caracterização mineralógica, petrográfica e química de rochas industriais e ornamentais. Caracterização tecnológica, propriedades físicas e mecânicas. Normas de referência. Ensaios de alteração e estudos de alterabilidade.
Aplicação de rochas industriais e ornamentais nas utilizações mais comuns. Técnicas de acabamento e indicação de uso apropriado, produtos comercializados. Alteração das rochas: avaliação, controlo e restauro.
Tratamento mineralúrgico de substâncias minerais. Centrais de processamento por via seca e via húmida.
Cominuição (britagem e moagem) e classificação das várias fracções. Análise e construção de uma curva granulométrica. Introdução aos métodos de separação. Processamento de rejeitados e tratamento de águas residuais. Desenho de circuitos de centrais para produção de agregados e escolha e dimensionamento dos equipamentos. Modelação de um balanço de massas. Normalização de produtos. Controlo e mitigação do impacte ambiental destas instalações.
Mercado dos minerais industriais (metálicos e não metálicos), de rochas industriais e de rochas ornamentaisem Portugal. Análisede dados estatísticos relacionados com o seu valor económico e estratégico, reservas, exploração, produção e consumo.
Bibliografia
[1] Barry Wills, Mineral Processing Technology, Butterworth-Heinemann, 1997, ISBN: 0-7506-2838-3, 272 p.
[2] Gomes, Celso (1986) - Argilas, o que são e para que servem. Edição da Fundação Caloust Gulbenkian, 457 pp.
[3] Manning, D. (1995) - Introduction to Industrial Minerals. Chapman & Hall, London, 276pp.
[4] Moura, A.C. (2000) – Granitos e Rochas Similares de Portugal. Publ. do Instituto Geológico e Mineiro. Marca–Artes Gráficas, Porto.
[5] Velho, José Lopes (2005) - Mineralogia Industrial, Princípios e aplicações. Lidel-edições técnicas Limitada, 606 pp.
Método de ensino
Visitas técnicas a empresas nacionais de extracção e beneficiamento de minerais e rochas industriais metálicos e não metálicos e de rochas ornamentais.
Noções sobre processamento e valorização destes recursos com base em aulas teórico-práticas.
Método de avaliação
Mini - teste - 30 %
Tema de desenvolvimento com apresentação - 30 %
Trabalho laboratorial de investigação - 20 %
Visitas técnicas de campo - 20 %