
Paleobotânica e Palinologia
Código
10930
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Terra
Créditos
6.0
Professor responsável
Fernando Henrique da Silva Reboredo, Ligia Nunes de Sousa Pereira de Castro
Horas semanais
3
Língua de ensino
Português
Objectivos
Dar formação de base com vista à caracterização dos aspectos gerais da evolução das plantas e dos quistos de Dinoflagelados (grupo de microrganismos plactónicos estudados pela Palinologia) ao longo da história da Terra e sua importância para a Estratigrafia e para a reconstituição e o conhecimento dos ambientes e dos climas do passado.
Conteúdo
Teóricas
1 - Introdução. Aspectos gerais de Paleobotânica e de Palinologia. Aspectos históricos. Sistemática, Nomenclatura e taxonomia. Métodos e técnicas de estudo em Paleobotânica e em Palinologia.
2 - Aspectos gerais da morfologia das plantas. Morfologia de folhas, caules, esporos e polénes. Os Dinoflagelados.
3 - Processos de fossilização das plantas.
4 - Métodos de recolha, preparação e de estudo. Construção de diagramas polínicos e sua interpretação. Palinofácies.
5 - Aspectos gerais de paleoecologia. Os dinoflagelados e os vegetais fósseis como indicadores ambientais e climáticos. Curvas climáticas.
6 - Classificação de quistos de dinoflagelados e dos vegetais.
7 - Evolução dos dinoflagelados e das plantas no tempo com especial ênfase nos fósseis portugueses. Origem da vegetação terrestre. Aspectos gerais das plantas do Paleozóico e do Mesozóico. Origem e expansão das angiospérmicas. A vegetação do Cenozóico. Degradação progressiva da vegetação na Europa durante o Quaternário. Estabelecimento da vegetação mediterrânica.
Práticas
Tratamento de amostras para pesquisa de quistos de dinoflagelados, esporos e pólenes. Obtenção de resíduos palinológicos. Preparação de lâminas delgadas para análise palinológica. Observação ao microscópio óptico; palinofácies, identificação de algumas formas.
Observação de colecções de macrorrestos vegetais representativos da evolução da vegetação ao longo do tempo.
Bibliografia
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Traverse, A. (1988) – Paleopalynology. Unwin Hyman, 600 p.
Método de avaliação
Avaliação contínua :
Relatório individual - 30% na classificação final (TP)
Realização de um trabalho e apresentação/discussão pública - 35+35% classificação final (T)
Classificação final: (0.30*Relatório) + (0.35*Trabalho) + (0.35* Apresentação/discussão pública Trabalho). Aprovação requer nota mínima de 9.5 valores (escala de 20 valores) em cada componente (teórica e teórica-prática)
Os alunos sem aprovação na avaliação contínua poderão ir a exame. Classificação igual a: 0.7*classificação do exame+0.3*classificação da componente teórica-prática. Aprovação com classificação mínima de 9.5 valores.