Faculdade de Ciências e Tecnologia

Eletrónica II

Código

10933

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Electrotécnica

Créditos

6.0

Professor responsável

Luís Augusto Bica Gomes de Oliveira

Horas semanais

5

Total de horas

68

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta cadeira tem como objectivo explicar o funcionamento de circuitos electrónicos complexos tais como: amplificadores realimentados, osciladores, filtros analógicos e conversores de sinal . Pretende-se que o aluno aprenda a utilizar a realimentação em circuitos electrónicos para construir amplificadores, osciladores e filtros.

O aluno vai desenvolver a capacidade resolver problemas, trabalhar em equipa e com autonomia. O aluno aprende também a melhorar a sua capacidade de gestão do tempo disponível. Dá-se atenção à capacidade de apresentação escrita e oral dos trabalhos realizados.

Conteúdo

1- Resposta em frequência: Análise de circuitos no domínio s; diagramas de Bode de amplitude e de fase. 2_ Teoria da realimentação: Estrutura geral da realimentação; propriedades da realimentação negativa; topologias básicas da realimentação (série-série, série-paralelo, paralelo-série, paralelo-paralelo); Ganho em malha fechada; Efeito da realimentação nos pólos de um amplificador; Estudo da estabilidade com base em diagramas de Bode; definição de margem de fase e de ganho; compensação de amplificadores. 3- Osciladores e geradores de sinal: Princípio básico de osciladores, critério de Barkhausen; circuitos osciladores sinosoidais; osciladores não-lineares: multivibradores astaveis. 4- Filtros analógicos: Aproximações de Chebyshev e de Butterworth; secções biquadráticas discretas (Salen and Key, Rauch, etc). 4- Conversores de sinal: Conversores analógico-digitais e digital-analógico; circuitos de amostragem e retenção.

Bibliografia

- M. M. SILVA, Introdução aos Circuitos Eléctricos e Electrónicos (2ª edição), F. C. Gulbenkian, Dezembro 2001.

- M. M. SILVA, Circuitos com Transístores Bipolares e MOS , F. C. Gulbenkian, Janeiro 2003.

- Sedra/Smith, Microelectronic Circuits, Oxford University Press.

- B. Razavi, Fundamentals of Microelectronics, Wiley.

Método de ensino

Exposição teórica da matéria, acompanhada da resolução de alguns exemplos de problemas pelo docente. Resolução de problemas pelos alunos nas aulas práticas. Aulas laboratoriais com pré-preparação e elaboração de relatório pelos alunos. Elaboração de projecto final.

Método de avaliação

•Nota final da disciplina: 70 % testes/exame e 30% laboratório
•Componente teórica (70%): 2 testes teóricos (70%) + Exame de Recurso
•Componente prática (30%): 3 mini-testes ( mínimo 9.0 para ter acesso a laboratório) , 3 trabalhos de Lab. + discussão + aulas práticas)
•Obrigatória a presença em TODAS as aulas de laboratório (entrega do relatório na aula seguinte)
•Dispensados do laboratório os alunos que obtiveram aprovação no anos anteriores. A nota de Lab. será: 
- 100% da nota obtida para alunos de 2ª inscrição.
- 10 para alunos com 3 ou mais inscrições.
 

Cursos