
Projeto II
Código
10999
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Conservação e Restauro
Créditos
3.0
Professor responsável
Ana Maria Martelo Ramos, Maria João Seixas de Melo
Horas semanais
5
Total de horas
36
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Projecto de oficina de conservação e restauro
Pré-requisitos
Esta disciplina não tem pré-requisitos.
Conteúdo
Ver objectivos.
Bibliografia
De acordo com o Projecto.
Método de ensino
1. Aprofundar os conhecimentos teóricos adquiridos;
2. Mostrar capacidade para relacionar teoria e prática, através da aplicação a um caso;
3. Apresentação de relatório escrito que não deverá exceder 15 páginas
Método de avaliação
O projecto será avaliado mediante a elaboração de um relatório e sua discussão por um relator externo ao projecto. 50% da nota será atribuída pelo orientador, com base no trabalho desenovido pelo aluno e no relatório produzido no final. Os outros 50% serão atribuídos pelo júri nomeado pelo departamento.
Formalização avaliação Projecto
Apresentação oral e discussão do Projecto (50% da nota final)*
Excelente/excepcional |
20 | A apresentação e discussão do projecto foram extraordinárias. |
Excelente | 19 | A apresentação e discussão do projecto foram excelentes. |
Muito bom | 18-16 | A apresentação e discussão do projecto foram muito boas |
Bom | 15-14 | A apresentação e discussão do projecto foram boas. |
Razoável | 13-12 | A apresentação e discussão do projecto foram razoáveis. |
Fraco | 11-10 | A apresentação e discussão do projecto atingiram os critérios mínimos. |
Avaliação do orientador (50% da nota final)
A avaliação por parte do orientador na instituição será da sua responsabilidade, tendo em consideração o plano de trabalhos que acordou com o aluno e os objectivos atingidos. O orientador na instituição escolherá quais os critérios de avaliação a utilizar nesta componente da cadeira (50% da nota final).
Livro das boas práticas do DCR Apresentação oral, individual ou de grupo, são importantes o conteúdo e a forma. É necessário organizar bem os dados, pois estes permitem identificar padrões, ideias, ou seleccionar um fio condutor, factores essenciais para construir uma boa comunicação. É necessário treinar a apresentação, nomeadamente para não ultrapassar o tempo permitido. É indispensável olhar para o público e não para o écran/slides ou para o texto. O que se diz e a forma como se diz depende do tempo atribuído, uma comunicação oral pode ser feita em 2, 5, 10, 15, 20, 50 min ou qualquer outro valor dentro deste intervalo. Depende também do tipo de público, se são especialistas ou público em geral. No contexto de uma unidade curricular, normalmente o público é encarado como um conjunto de especialistas.avaliação: comunicação com conteúdo relevante, boa organização, apresentada com clareza e profissionalismo: os tempos foram respeitados, o aluno olhou para o público e mostrou confiança. O trabalho tinha interesse científico e foi devidamente enquadrado.
Relatório, tem como objectivo organizar dados relevantes e comunicar os principais resultados obtidos numa forma reconhecida pela comunidade científica.Antes de começar a escrever um relatório organize os dados, e escolha como salientar os principais resultados obtidos. Em muitos relatórios é indispensável inserir imagens: fotos, gráficos, esquemas ou outros. Estas imagens deverão ser trabalhadas e seleccionadas com o maior empenho. Uma imagem só se justifica se for indispensável; se o é, é necessário que funcione e seja legível. É mais simples colocar a funcionar bem um texto que uma imagem. Quando uma imagem resulta vale mais que 1000 palavras, mas quando não funciona provoca danos.Um relatório científico segue uma estrutura clássica constituída por um enquadramento do trabalho (introdução), descrição dos resultados e sua discussão e, se necessário, conclusões. A bibliografia consultada pode ser inserida de várias formas, sendo muitas vezes colocada após as conclusões e antes dos anexos. Muitas vezes, existe ainda um sumário e a descrição do equipamento, materiais e métodos utilizados. O sumário abre normalmente o relatório. A descrição dos materiais e métodos pode ser colocada logo após a introdução ou em anexo. Um relatório tem sempre um título e um autor(es), este título deve ser tão informativo e breve quanto possível.Um relatório é um instrumento poderoso na comunicação do conhecimento, um bom relatório dificilmente é esquecido por quem o lê.
avaliação: Trabalho com interesse científico e uma organização correcta. Uma boa apresentação e discussão dos resultados são cruciais, esta é a parte de maior valor num relatório. É necessário que o trabalho seja devidamente enquadrado em relação ao “que se sabe sobre o tema” e como tal que a bibliografia consultada seja idónea. É necessário seguir as regras aceites no que diz respeito à apresentação da bibliografia, unidades, apresentação gráfica, etc