Faculdade de Ciências e Tecnologia

Documentação e Preservação de Arte Contemporânea

Código

11001

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Conservação e Restauro

Créditos

6.0

Professor responsável

Rita Andreia Silva Pinto de Macedo

Horas semanais

4

Total de horas

56

Língua de ensino

Português

Objectivos

 

Dar aos alunos competências para a produção de documentação em arte contemporânea, nomeadamente, no sentido de dar resposta à preservação de obras de arte com dimensão intangível, efémera ou performativa.

Conteúdo

 

  1. PROGRAMA

    DOCUMENTAÇÃO PARA A PRESERVAÇÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA

     

    1. A pequena história da documentação para a preservação da arte contemporânea.

    2. Arte contemporânea, tangibilidade e intangibilidade. A documentação como projecto artístico. Instalação, Performance e Media Art.

    3. A documentação e a teoria e ética da conservação. Abordagem casuística versus abordagem generalista.

    4. Documentação e conceitos de intenção artística, originalidade e autenticidade.

    5. Conceitos de documentação e práticas de documentação.

    6. A produção de documentação: contributos das ciências sociais e humanas.

    7. Metodologias e técnicas de produção de  documentação em arte contemporânea: entrevistas, história oral, triangulação e validação.

          7.1   Processo criativo, Materiais e Técnicas, Significação, Contexto,   

                 Montagem, Envelhecimento, Deterioração e Conservação.

              8. A disseminação e a tecnologia.

     

 

Bibliografia

Bibliografia

 

 

AA.VV, Art D’aujourd’hui, Patrimoine de Demain. Conservation ey Restauration des Oeuvres Contemporaines, 13ª journées de la SFIIC, Paris, Institut National du Patrimoine, 2009.

AA.VV, The Nara conference on Authenticity in Relation to the World Heritage Convention, Proceedings, UNESCO World Heritage Centre / Agency for Cultural Affairs, ICCROM, ICOMOS, Nara (Japão), 1995.

Altshuler, B. (coord.), Collecting the New: Museums and Contemporary Art, Princeton-Oxford University Press, 2005.

Alloa, Emmanuel (coord.) Penser L’Image, Sait-Etienne, Les Presses du Réel, 2010.

Beerkens, Lydia, (et. al), The Artist Interview. For Conservation and Presentation of Contemporary Art Guidelines and Practice, Amesterdão, Japsam Books, 2012.

Avrami, Erica, et al, Values and Heritage Conservation: Research Report, Los Angeles, Getty Conservation Institute, 2000.

Ijsbrand Hummelen & Dionne Sillé (coord.), Modern Art: Who Cares?, Londres, Archetype publications, 2005.

Bénichou, Anne (coord.) Ouvrir le Document. Enjeux et pratiques de la documentations dans les arts visuels contemporains, Saint-Étienne, Les Presses du Réel, 2010.

Corzo, Miguel Angel, (coord), Mortality/Immortality The Legacy of 20th Century Art, Los Angeles, Getty Institute, 1999.

Heuman, Jackie (coord.) Material Matters. The Conservation of Modern Sculpture, Londres, Tate Gallery Pulishing, 1999.

Macedo, Rita, “The Artist, the Curator, the Restorer and their conflicts within the context of contemporary art”, in Theory and Practice in Conservation: A Tribute to Cesare Brandi (coord. Delagado Rodrigues e J.M. Mimoso, Proceeidings, Eu-Artech, LNEC, 2006.

Macedo, Rita, Desafios da Arte Contemporânea à Conservação e Restauro. Documentar a Arte Portuguesa dos Anos 60/70, Tese de Doutoramento, FCT, Universidade Nova de Lisboa, 2008.

Muñoz Viñas, Salvador, Contemporary Theory of Conservation, Oxford, Elsevier, 2005.

Merewether, Charles, The Archive, Documents on Contemporary Art, Londres, Whitchapel, MIT Press, 2006.

Real, William, “Toward guidelines for practice in the preservation and documentation of technology-based installation art”, JAIC, vol. 40, nº3, 2001.

Richmond and Bracker (coord.) Conservation. Principles, Dilemmas and Unconfortamble Truths, Londres, Elsevier, 2010.

Tatja Scholte e Glenn Wharton (coord.) Inside Intallations, Theory and Practice in the Care of Complex Artworks (coord.), Amesterdão, Amsterdam University Press, 2011.

Saaze, Vivian, Doing Artworks. A Study into the Presentation and conservation of Installation Artworks, Tese de Doutoramento,  Universidade de Masstricht, 2009 (exemplar policopiado)

Método de avaliação

Avaliação será contínua com a discussão de textos e apresentação ao longo das aulas. Trabalho: preparação de um guião de entrevista a um artista. 1 teste de avaliação.

Cursos