
Cartografia Geológica
Código
11024
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Terra
Créditos
3.0
Professor responsável
José Carlos Ribeiro Kullberg, Martim Afonso Ferreira de Sousa Chichorro
Horas semanais
6
Língua de ensino
Português
Objectivos
A disciplina de Cartografia Geológica assenta numa forte componente teórico-práctica cujo objectivo fundamental é o de proporcionar aos alunos métodos e conhecimentos que os capacitem a realizar levantamentos cartográficos-geológicos em qualquer terreno e enquadramento estratigráfico e estrutural e no âmbito dos mais variados contextos profissionais e de investigação científica.
O aluno deverá adquirir competências para realizar levantamentos geológicos a várias escalas numa situação real, representar graficamente os mapas e perfis topográficos, geológicos e estruturais, caracterizando a litologia, integrando-a na estratigrafia, descrevendo a tectónica e, por último, integrar a informação obtida transpondo-a para um relatório de campo.
O aluno deverá adquirir experiência em georreferenciação e saber transpor os levantamentos de campo a qualquer escala, para suportes digitais usando o ARCGIS, AUTOCAD ou o GEMS.
O aluno deverá saber redigir e estruturar um relatório técnico-científico.
Pré-requisitos
A disciplina de Cartografia Geológica obriga a uma transversalidade das diversas áreas das geociências, constituindo uma forma de o aluno ensaiar o cruzamento dos vários conceitos adquiridos no âmbito da Sedimentologia, Petrologia Ígnea e geologia estrutural. Será de todo conveniente que o aluno se encontre formalmente aprovado às seguintes disciplinas de Licenciatura em Engenharia Geológica (1ºCiclo): 1º Semestre: Geologia Geral e Mineralogia. 2º Semestre: Estratigrafia e Paleontologia, Topografia e Geologia de campo e Petrologia ígnea e metamórfica. 3º Semestre: Petrologia sedimentar e Sedimentologia. 4º Semestre: Sistemas de representação geológica e geográfica, Geologia Estrutural e Geoquímica. 5º Semestre: Geologia de Portugal.
O aluno terá que demonstrar competências básicas ao nível de Topografia e Geologia de campo, Petrologia sedimentar e ígnea, assim como de geologia estrutural. Os princípios fundamentais da geologia nos quais assenta a geocronologia relativa dos eventos geológicos deverão estar apreendidos.
Conteúdo
PROGRAMA
1. CARTOGRAFIA GEOLÓGICA – DEFINIÇÕES E OBJECTIVOS
2. CARTOGRAFIA GEOLÓGICA – APLICAÇÕES
3. LEITURA DE CARTAS GEOLÓGICAS
4. COMO SE ELABORA UM MAPA GEOLÓGICO.
5. ESTUDOS DE APOIO À CARTOGRAFIA GEOLÓGICA: BIBLIOGRAFIA, INTERPRETAÇÃO FOTOGEOLÓGICA, MODELAÇÃO DIGITAL DO TERRENO, SATÉLITE (TELEDETEÇÃO), GEOFÍSICA, ETC.
6. CARTOGRAFIA E DESCRIÇÃO DE CAMPO DE ROCHAS SEDIMENTARES, ROCHAS ÍGNEAS E ROCHAS METAMÓRFICAS.
7. O MAPEAMENTO DE ESTRUTURAS GEOLÓGICAS.
8. OS LEVANTAMENTOS DE CAMPO (MATERIAL INDISPENSÁVEL…).
9. O USO DA BÚSSOLA
10. GEOREFERENCIAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DOS SUPORTES CARTOGRÁFICOS DE CAMPO PARA SUPORTES DIGITAIS (ARCGIS, AUTOCAD)
11. COMO SE ELABORA UM RELATÓRIO DE CAMPO?
Método de ensino
Numa fase inicial serão introduzidos conceitos teóricos sobre a Cartografia Geológica, no sentido de preparar os alunos para os trabalhos de campo. Estas aulas introdutórias são realizadas com o apoio de projecção de slides em power point e a utilização de cartas geológicas publicadas.
A disciplina tem uma componente importante de campo, através da realização de levantamento geológico à escala 1/10000. Com base neste trabalho de índole prática deverá ser redigido um relatório de grupo.
Existirão ainda aulas em laboratório para a interpretação de cartas de áreas geologicamente complexas. Será privilegiado o exercício de leitura de cartas e execução de perfis geológicos.
Método de avaliação
A avaliação final individual é obtida através de uma ponderação que engloba três componentes:
A - realização de um Mini-teste teórico-prático (30%);
B – realização de relatório de campo (produção de um mapa geológico e consequente relatório) (40%);
C - Apresentação oral do trabalho de campo (30%);
É critério de frequência a presença, a pelo menos 2/3 das aulas teórico-prácticas e frequência a 2/3 das aulas de campo.
A classificação final (CF) é obtida através da seguinte ponderação:
CF = 30%A + 40%B + 30%C onde A, B e C não podem ser < 6,0 em 20 valores.
Em relação a C (Apresentação oral do trabalho de campo) a avaliação é fundamentada nos seguintes critérios:
D – Qualidade da apresentação do trabalho pelo grupo (Avaliação do grupo) - (40%)
E – Participação individual na apresentação (30%).
F – Avaliação oral individual (30%)
Nota 1: uma majoração que poderá ir até meio valor (em 20) poderá ser contemplada em função da diligência demonstrada e na qualidade dos perfis geológicos solicitados.
Nota 2: uma majoração que poderá ir até meio valor (em 20) poderá ser contemplada em função da dedicação demonstrada e na qualidade das observações de campo durante o levantamento geológico.
DATAS E PRAZOS IMPORTANTES:
Data e hora do teste teórico-pratico: O teste de Cartografia geológica realizar-se-á no dia 16 de Maio – 09:00. O teste será de 1:30 com meia hora de tolerância. Termina às 11:00.
Data limite de entrega dos relatórios de campo: Dia 22 de Junho (segunda-feira).
Discussão dos relatórios de campo: Dia 26 de junho (sexta-feira).
Data limite para entrega e discussão dos perfis geológicos da região de Salvaterra do Extremo: Dia 27 de Maio (quarta-feira).
Aula especial. Transformação dos mapas de campo em suportes digitais. Dia 20 de Maio (quarta-feira). NOTAI MPORTANTE: Os suportes cartográficos com o resultado da vossa cartografia de campo devem estar finalizados até esta data.