Faculdade de Ciências e Tecnologia

Avaliação Ambiental Estratégica e de Projetos

Código

11026

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente

Créditos

6.0

Professor responsável

João Miguel Dias Joanaz de Melo, Tomás Augusto Barros Ramos

Horas semanais

4

Total de horas

56

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Compreensão da avaliação de impactes ambientais (AIA) e da avaliação ambiental estratégica (AAE), nas suas vertentes ética, legislativa, metodológica, técnico-científica, administrativa e decisória.

2. Treino de técnicas específicas de AIA e de AAE, em especial as que recorrem à integração de diversas temáticas e saberes.

3. Compreensão e resolução de problemas reais em AIA e AAE mediante trabalhos simulando situações de prática profissional.

4. Capacidade para utilizar a AIA e AAE como ferramentas de apoio à decisão, respectivamente para projetos e para políticas, planos e programas.

Pré-requisitos

Formação base multidisciplinar em ciências do ambiente e sustentabilidade, planeamento ambiental e ordenamento do território.

Conteúdo

1. Introdução: apresentação da disciplina; historial, objetivos e conceitos fundamentais em AIA e AAE.

2. Impactes por atividade: revisão dos principais impactes ambientais por tipo de atividade.

3. Ética profissional: debate sobre a deontologia, o papel dos Engenheiros do Ambiente e os conflitos de interesses em AIA e AAE.

4. Processo e quadro legal de AIA e AAE: faseamento e metodologia; legislação internacional, europeia e nacional; principais requisitos e sua aplicação; lacunas da lei; casos estudos de sucesso e insucesso.

5. Métodos em avaliação ambiental: definição do âmbito; gestão de equipas; métodos de identificação e previsão de impactes; impactes cumulativos; mitigação e compensação; uso de indicadores e agregação de dados; avaliação da significância; apoio à decisão.

6. Participação pública: postura dos diversos atores; modos e técnicas de participação.

7. Documentos: organização e orientação para os documentos do processo de AIA e AAE.


Bibliografia

MELO JJ & RAMOS TB (2002). Notas metodológicas sobre avaliação de impactes ambientais. FCT-UNL.

PETTS J (ed) (1999). Handbook of environmental impact assessment. Volumes 1 and 2. Blackwell, Oxford. 

VANCLAY F & BRONSTEIN DA (ed) (1995), Environmental and Social Impact Assessment, John Wiley & Sons

EA – Environmental Agency (2005). Good Practice Guidelines for Strategic Environmental Assessment. Environmental Agency, United Kingdom.

JONES C et al (2006). Strategic Environmental Assessment And Land Use Planning: An International Evaluation, Earthscan Publications. 

SMITH M, JOÃO E, ALBRECHT E (2005). Implementing Strategic Environmental Assessment (Environmental Protection in the European Union), Springer, Berlim. 

Therivel, R. (2004). Strategic Environmental Assessment in Action. Earthscan Publications Ltd.

Método de ensino

O método de ensino é suportado em aulas teóricas e práticas. As aulas práticas incidem na análise e discussão de instrumentos de avaliação e gestão. O método de ensino é orientado para: a) capacidade individual e/ou de grupo para produzir, desenvolver ou utilizar as técnicas estudadas; b) capacidade de argumentação e raciocínio coerente na exposição de temas estudados individualmente ou em grupo. As horas não presenciais serão orientadas em regime tutorial com recurso ao sistema e-learning.

Método de avaliação

A avaliação da disciplina é feita mediante quatro trabalhos, sendo o 1º individual e o 2º, 3º e 4º em grupos de 2-3 estudantes. Temas: 1) ensaio sobre ética profissional em AIA e AAE (5%); 2) proposta de definição do âmbito (15%); 3) parecer e apresentação sobre estudo de impacte ambiental real (40%); 4) parecer e apresentação sobre relatório ambiental de uma AAE real (40%). Ausência injustificada em saídas de campo e aulas obrigatórias e atrasos na entrega de trabalhos implicam penalizações na nota.

Melhorias de nota: a) é possível melhoria de nota este ano mediante uma prova oral; b) é possível melhoria de nota no ano seguinte, mediante entrega de novos trabalhos, todos ou parte.

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