
Processamento de Materiais para a Eletrónica
Código
11043
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências dos Materiais
Créditos
6.0
Professor responsável
Hugo Manuel Brito Águas
Horas semanais
5
Língua de ensino
Português
Objectivos
Dar aos alunos formação relacionada com o fabrico de componentes da electrónica (resistencias, condensadores, indutores, etc.) assim como nos materiais usados e mais adequados para a sua utilização nos componentes, contactos e elementos (placas, terminais, etc) de um circuito electrónico. Serão abordadas as técnicas de processamento de circuitos impressos e circuitos híbridos.
Para além disso visa dar aos alunos formação teórica e prática na soldadura de componentes electrónicos (SMD e through hole).
Pré-requisitos
Não existem precedências obrigatórias. No entanto assume-se que os alunos possuem conhecimentos gerais de matemática e física.
Conteúdo
Técnicas de laminação e encapsulamento. Circuitos e técnicas de montagem de dispositivos. A técnica SMD. Técnicas de análise de falhas em processos.
Materiais e Tecnologia de circuitos. Circuitos impressos. Circuitos híbridos. Circuitos integrados. Materiais para substratos. Técnicas de processamento e fabrico.
Condensadores: cerâmicos, de polímero, de papel, alumínio e tântalo. Condensadores variáveis. Construção de condensadores. Resistências: de carvão, metal, “screen printing”, variáveis. Construção de resistências. Materiais para isolamento eléctrico. Cerâmicas, polímero, óleo e papel. Contrução de bobines, materiais e métodos.
Soldadura. Fluxos e soldas. Soldadura por pontos. Soldadura de componentes SMD. Soldadura por banho de solda. Soldadura por refluxo. Soldas sem chumbo.
Tecnologia de Vácuo e Plasmas para a Deposição de Filmes finos (PECVD, PVD, Sputtering). Screen Printing e Inkjet Printing.
Bibliografia
Diapositivos da cadeira
SMT Soldering Handbook, Rudolf Strauss, 2nd edition, Elsevier
Electronic Materials And Processes Handbook, Malestrom, 3rd Edition, MacGrawHill
Lead-Free Soldering, Edited by Jasbir Bath, Springer
Método de ensino
A disciplina é constituída por aulas teórico-práticas (onde é leccionada a parte teórica e são realizados exercícios) e aulas práticas de laboratório, onde se pretende que o aluno tome contacto com os vários materiais e processos de vfabrico de componentes electrónicos, efectuado os seus próprios componentes utilizando os conhecimentos adquiridos nas aulas teórico-práticas.
A avaliação da disciplina será efectuada por um conjunto de testes ou exame e por relatórios dos alunos (em grupo) reportando as montagens e medidas efectuadas em laboratório. Os relatórios dos alunos são discutidos com o docente contando essa discussão para a nota desses trabalhos.
A nota final é calculada com base na média ponderada do conjunto testes/exame com os trabalhos práticos.
Método de avaliação
Os alunos podem aprovar à disciplina, por testes ou exame final. Nota minima 8.5 valores. (60%)
Os restantes 40 % correspondem à avaliação de trabalhos práticos (3 relatórios). Nota minima de 9.5. Os trabalhos práticos são efectuado por grupos de 5 elementos e serão avaliados de modo individual.
As aulas laboratoriais têm frequência obrigatória.
APROVAÇÃO:
A classificação final será,
N=0.6NTP+0.4NP