
Eletrónica de Materiais Orgânicos
Código
11047
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências dos Materiais
Créditos
3.0
Professor responsável
Isabel Maria Mercês Ferreira
Horas semanais
2
Total de horas
42
Língua de ensino
Português
Objectivos
SABER: A Física e Química de polímeros condutores , electrónicos e electrólitos
FAZER Caracterizar em termos eléctricos, ópticos e térmicos as suas propriedades
Soft Skils: Capacidade de Auto-organização e de Concretização. Sensibilidade às exigências do trabalho à escala microscópica. Atitude profissional e procedimental correcta em ambiente de câmara limpa. Capacidade de auto-aprendizagem, concepção, concretização e comunicação. Atitude de exigência e qualidade.
Pré-requisitos
Não existem precedências obrigatórias. No entanto assume-se que os alunos possuem conhecimentos gerais de química e física.
Conteúdo
Física dos polímeros condutores electrónicos. Polipirroles, polianilinas e politiofenos. Complexos de transferência de carga. Fenómenos de percolação de carga e condutividade. Desenho e implementação de eléctrodos específicos. Fenómenos ópticos e electro-ópticos em polímeros condutores. Revisão dos conceitos básicos de projecto e fabricação e operação de dispositivos organicos electrónicos: Díodos emissores de luz (OLEDs), dispositivos fotosensíveis (células solares, e fotodetectores) e transistores de efeito de campo (OFETs). Serão também discutidos lasers orgânicos, memórias orgânicas, e sensores químicos.
Polímeros condutores iónicos. A condutividade e arquitectura de polímeros iónicos. Efeitos da desordem dinâmica nas propriedades de transporte. A interface electrólito-electrodo. Outros tipos de electrólitos de estado sólido. Aplicações dos polielectrólitos.
Bibliografia
Organic Electronics: Materials, Manufacturing, and Applications, Hagen Klauk (Editor), ISBN: 3-527-31264-1
Método de ensino
As aulas teóricas são dadas numa sala com slideshow. É acompanhada de demonstrações práticas e resolução de problemas á medida que é necessário.
As aulas práticas são dadas em laboratório.
Método de avaliação
FREQUÊNCIA: Para serem admitidos a exame é necessário ter frequentado as aulas práticas da disciplina. Há ainda que ter realizado um projecto de desenvolvimento de um dispositivo utilizando polímeros condutores o qual será apresentado, discutido e classificado (nota NP).
APROVAÇÃO: Para dispensa de exame há a possibilidade de realizar dois testes cuja média deverá ser maior ou igual a dez para serem aprovados.
A classificação final será: N=0.5NP+0.5NE, onde NE é ou a média dos testes ou a nota do exame.