Faculdade de Ciências e Tecnologia

Arquitetura de Computadores

Código

11152

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Informática

Créditos

9.0

Professor responsável

Pedro Abílio Duarte de Medeiros

Horas semanais

5

Total de horas

65

Língua de ensino

Português

Objectivos

Aos profissionais das áreas da informática e tecnologias de informação exige-se a compreensão dos vários níveis de software e hardware que permitem que programas escritos numa linguagem de alto nível como C ou Java possa correr num sistema computacional. O objectivo central desta cadeira é fornecer uma visão global da organização de um computador, do desenho das camadas de software e hardware que formam um sistema computacional, e da interacção entre as diferentes camadas, com ênfase particular nos aspectos da arquitectura de computadores.

Conteúdo

1. Programação em C

2. Representação numérica

3. Linguagem assembly: tipos de instruções, formato das instruções, procedimentos e convenção de chamadas a procedimentos.

4. Compilação, ligação, assemblagem, e carregamento.

5. Organização interna da unidade de processamento. Processador de ciclo único. Pipelines. Conceitos avançados do desenho de microprocessadores.

6. Caches e unidades memória. Introdução breve à memória virtual.

7. Entradas / saídas.

Bibliografia

Computer Systems: A Programmer''s Perspective, 2/E , Randal E. Bryant and David R. O''Hallaron, Prentice Hall, 2011

Computer Organization and Design: The Hardware/Software Interface (revised Fourth Edition). Por David A. Patterson, John L. Hennessy. Morgan Kaufmann, 2011.
 
C Programming Language (2nd Edition). Por Brian W. Kernighan, Dennis M. Ritchie. Prentice Hall, 1988.
 

 

Método de avaliação

Método de avaliação dos alunos

Componentes da avaliação

  • Avaliação de frequência, cujo peso na nota final é de 40%.
  • Avaliação teorico-prática, constituída por dois testes ou um exame final (escritos), com um peso na nota final de 60%, e com uma nota mínima de 8,5 valores nesta componente de avaliação. Os testes têm ambos igual peso. 
  • A nota final é aproximada ao valor, as notas intermédias não são arredondadas.

Avaliação de frequência

A avaliação de frequência tem duas componentes com igual peso:

  • Realização de um projecto em grupos de três alunos, incluindo uma discussão final. Obtém-se a nota NP.
  • Realização de trabalhos de casa individuais, incluindo provas práticas sobre os trabalhos de casa a realizar numa ou mais aulas práticas.Dá origem à nota NTPC

Existirão quatro trabalhos de casa com igual peso entre si. Adicionalmente, haverá lugar a uma prova prática sobre cada trabalho de casa, da qual resultará uma nota de PNTPCi que vale 0 a 1 e  que multiplicará pela nota do respectivo trabalho de casa. 

  • NTPC = (PNTPC1*NTPC1+ PNTPC2*NTPC2+PNTPC3*NTPC3+PNTPC4*NTPC4)/4

Assim, a nota de frequência é obtida da seguinte forma:

  • Nota de frequência = 0,5*NP + 0,5*NTPC

A obtenção de frequência exige que NP ou NTPC sejam superiores a 9,5 valores.

 

Condições de aprovação na cadeira

1. Obter frequência;

2. Avaliação teorico-prática (ou seja, da média dos testes ou do exame final) superior ou igual a 8,5 valores, e

3. Nota final superior ou igual a 9,5 valores.

 

Melhoria de classificação

Os alunos podem melhorar a classificação da componente teorico-prática no exame final.

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