Faculdade de Ciências e Tecnologia

Historical Perspectives on Radiation Biochemistry and Physical Engineering

Código

11252

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Créditos

6.0

Professor responsável

António Manuel Dias de Sá Nunes dos Santos

Horas semanais

6

Total de horas

42

Língua de ensino

Português

Objectivos

Permitir aos doutorandos a constituição de um núcleo de conhecimentos que permita compreender e reflectir sobre a evolução das ideias, a construção de áreas científicas, as relações entre domínios do saber e as suas interacções, debates e controvérsias.

Pré-requisitos

Aceitação no Programa Doutoral

Conteúdo

Teorias do método científico e modelos das ciências experimentais-físico- matemáticas; a relação individual com o conhecimento; aplicações das ciências físicas à Biologia até ao Séc XIX; teorias e experiências da Radiação de Thomas Young aos Raios-X: A descoberta dos Raios-X e da radioactividade e suas aplicações; a escola experimental francesa e o confronto com a escola teórica inglesa; os Bragg e o seu legado; o surgimento da Biofísica; os biofísicos e a transformação da Biologia; a bioquímica e a biologia molecular; Biofísica em Cambridge e no King’s College; as macromoléculas e John D Bernal; a natureza e as estruturas das proteínas: Dorothy Hodgkin, Max Perutz e John Kendrew; a paixão dos cristais; a dupla hélice: descoberta e Rosalind Franklin: para além da dupla hélice; a interface entre a investigação em física e o desenvolvimento tecnológico; princípios dos projectos de equipamento; a espectroscopia e a RMN; da RMN à MRI e o futuro.

Bibliografia

Bibliografia geral:

 

1.

 

2.

 

3. 

Método de ensino

Exposição, discussão e análise crítica de textos e artigos científicos previamente lidos, estudados e complementados com uma pesquisa bibliográfica adequada e realizada pelo aluno.

Método de avaliação

Avaliação: 3 comentários críticos de artigos seleccionados, uma monografia (breve) de um tema do Seminário e participação nas aulas.

Cursos