
História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia II
Código
11398
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Créditos
9.0
Professor responsável
José Luís Toivola Câmara Leme
Horas semanais
8
Língua de ensino
Português
Objectivos
- 1. Conhecimentos decorrentes de uma leitura histórica e filosófica da ciência e da tecnologia, os alunos adquirirão conhecimentos, relativos a:
- Indivíduos
- Conceitos e Teorias
- Instrumentos e Técnicas
- Instituições (formais e informais)
- Publicações
- 2. Compreensão, ficarão habilitados a:
- compreender a existência e o modo de agir e pensar em diferentes contextos do passado e do presente.
- avaliar a complexidade e diversidade de situações, acontecimentos e mentalidades.
- compreender os problemas inerentes ao próprio registo histórico
- Desenvolver uma atitude crítica e anti-reducionista, promotora de maturidade intelectual.
- 3. Competências, os estudantes desenvolverão as capacidades de:
- ler, interpretar, utilizar e criticar textos e outras IGNOREes
- Definir tarefas e resolver problemas, o que implica capacidades de seleccionar e sintetizar informação.
- Fundamentar e construir argumentos de forma estruturada, coerente e concisa
Conteúdo
- Temas de história da educação e da comunicação do conhecimento científico e tecnológico
- Manuais e espaços de ensino, museus, exposições;
- Ciência, Tecnologia e os media
- Ficção Científica
- O ensino científico e técnico em Portugal
Bibliografia
H. Collins, T. Pinch, T. (eds.), The Golem at Large: what you should know about technology, Cambridge, Cambridge University Press, 1998
P. J. Bowler, I. R. Morus, Making Modern Science. A Historical Survey, Chicago: Chicago University Press, 2005
S. Psillos, M. Curd (eds.) The Routledge Companion to Philosophy of Science, Londres/Nova Iorque: Routledge, 2008
T. G. Cook., History of Education in Europe, Nova Iorque: Beekman Pub,1974
http://www.inventingeurope.eu/tours/