
Metodologia de Investigação em Educação
Código
11420
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Créditos
9.0
Professor responsável
Mariana Teresa Gaio Alves
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final desta unidade curricular cada mestrando terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:
- conhecer os principais paradigmas, estratégias de pesquisa e técnicas de recolha e análise de dados em investigação educacional;
- compreender as características, potencialidades e limites de diferentes opções metodológicas;
- ser capaz de desenvolver um projeto de investigação completando todas as etapas que o integram;
- ser capaz de selecionar e fundamentar a escolha de estratégias de pesquisa e de técnicas de investigação;
- ser capaz de analisar criticamente a pesquisa desenvolvida, tanto no que respeita aos resultados obtidos quanto em termos dos procedimentos seguidos.
Conteúdo
- Especificidades do conhecimento científico da educação e etapas do processo de investigação
- Paradigmas de investigação educativa: positivismo, interpretativismo e teoria crítica
- Estratégias de pesquisa educativa: experimental, «survey», abordagens qualitativas e estudos de caso
- Principais técnicas de recolha e análise de dados: testes, questionários, entrevistas, observação e análise documental
- Principais técnicas de tratamento de dados: análise estatística e análise de conteúdo
Bibliografia
Afonso, N. (2005), Investigação Naturalista em Educação Um guia prático e crítico, Porto: ASA.
Alves, M. G. & Azevedo, N. R. (2010). Investigar em Educação: desafios da construção de conhecimento e da formação de investigadores num campo multi-refernciado. Lisboa: edições UIED.
Cardoso, T., Alarcão, I., Celorico, J. (2010) Revisão da Literatura e Sistematização de Conhecimento, Porto: Porto Editora.
Cohen, L.; Manion, L.; Morrison, K. (2005). Research Methods in Education.London and New York: Routledge Falmer.
Ghiglione, R & Matalon, B. (1993): O Inquérito, Teoria e Prática. Oeiras: Celta Editora.
Lessard-hébert, M.; Goyette, G.; Boutin, G. (1994). Investigação Qualitativa: Fundamentos e Práticas. Lisboa: Instituto Piaget.
Scott, D. & Usher, R. (1999). Researching Education: data, methods and theory in educational enquiry. London: Institute of Education.
Método de ensino
Recorre-se a metodologias de ensino diversificadas que deverão combinar a exposição oral de problemáticas relevantes no domínio em estudo, o diálogo e argumentação em torno de temáticas científicas e a pesquisa e análise de informação pertinente para o aprofundamento de questões metodológicas da investigação em educação.
Para tal, os estudantes são desde cedo convidados a participar ativamente nas sessões presenciais através da preparação prévia das temáticas a abordar, de momentos de debate e reflexão coletivos e da exposição individual (oral e escrita) de problemáticas de investigação.
Método de avaliação
A avaliação da Unidade Curricular será contínua e terá em consideração os seguintes elementos: assiduidade e participação nas aulas; desempenho na realização das tarefas propostas; apresentação de trabalhos nas aulas; qualidade do projeto de investigação ou do trabalho de projeto proposto.