Faculdade de Ciências e Tecnologia

História da Arte da Antiguidade

Código

2685

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Conservação e Restauro

Créditos

6.0

Professor responsável

Catarina Paula Oliveira de Mattos Villamariz, Rita Andreia Silva Pinto de Macedo

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

O objectivo da disciplina é familiarizar os alunos com os períodos artísticos incluídos no programa de forma a serem capazes de compreender o enquadramento histórico-artístico e reconhecerem as principais características de cada uma das épocas.

Procura-se igualmente criar nos alunos uma sensibilidade particular à arte em geral, uma vez que todo o seu futuro trabalho irá ser de preservação dessa mesma arte. 

Conteúdo

A Antiguidade Clássica e a Antiguidade Tardia

 

1. A Civilização Grega

1.1 As Civilizações do Mar Egeu: a arte cicládica; a arte minoica ; a arte micénica

1.2 A Cultura Grega: civilização e arte

1.3 Urbanismo e Arquitectura

    1.3.1. – o Partenon -  case-study

1.4 A Escultura

1.5 A Cerâmica

  1.5.1.  -  ânfora grega – case-study  

 

2. O Mundo Romano

2.1    Os Primórdios: a arte Etrusca

2.2    A Arte Romana: a arte da sociedade

2.3    Urbanismo e Arquitectura Urbana

2.4    A Escultura: o período republicano e a escultura imperial

2.5    A Escultura de Dimensão Urbana 

        2.5.1 – a Ara Pacis – case-study

2.6    A Pintura e o Mosaico

 

3. A Arte Romana em Portugal

3.1   A Arquitectura

3.2   A Escultura

3.3   A Pintura e o Mosaico

 

4. A Transição para a Arte Paleocristã: os séculos III, IV e V

4.1    As Catacumbas e os Primeiros Templos Cristãos

4.2    A Religião Cristã e o Desenvolvimento de uma Nova Iconografia: escultura, pintura e mosaico

 

5. A Arte Paleocristã em Portugal

5.1    O Contexto Suévico: os séculos V e VI

5.2    O Contexto Visigótico: o século VII

 

Bibliografia

ALTET, Xavier, “The Roman World”, Sculpture, vol. I, Cambridge, Taschen, 1996

BELLIDO, Antonio G. y, Arte Romano, Madrid, 1979

BRUNEAU, Philippe, “Greek Art”, Sculpture, vol. I, Cambridge, Taschen, 1996

JANSON, H., A Nova História da Arte, Lisboa, FCG, 2010

JENKINS, Ian, Greek Architecture and its Sculpture in the British Museum, London, The British Museum Press, 2006

LOWDEN, John, Early Christian & Byzantine Art, London, Phaidon, 1997

PEREIRA, Paulo, Arte  Portuguesa. História Essencial, Lisboa, Temas e Debates, 2011

SCHNAPP, Alain, Préhistoire et Antiquité, Paris, Flammarion, 1997

The Color Of Life, Polychromy in Sculpture from Antiquity to the Present, ed.by R. Panzanelli, Los Angeles, The J. P. Getty Museum, 2008

The Grove Encyclopedia of Classical Art and Architecture, ed.by G. Campbell, Oxford University Press, 2007

Método de ensino

Introdução a cada uma das temáticas que fazem parte do programa através de uma contextualização histórico-cultural dos períodos artísticos leccionados.
Desenvolvimento dos temas através de uma abordagem que inclui a análise das principais vertentes artísticas de cada período, como a arquitectura, a escultura, a pintura ou o mosaico.
Exemplificação com casos concretos através da visualização dos mesmos - utilização de imagens projectadas ao longo das aulas de forma a ilustrar o discurso. A visualização de imagens permite uma melhor percepção da matéria, servindo igualmente para familiarizar os alunos na compreensão da obra de arte. Sempre que possível promove-se o contacto directo com as obras.
Em todas as aulas se procura manter um diálogo com os alunos de forma a que eles que coloquem dúvidas e participem activamente na análise das obras. 
 


 

Método de avaliação

Avaliação Teórico Prática feita ao longo do semestre:

- 2 Testes - obrigatórios

- 1 Trabalho de grupo - obrigatório                                       
 
Cada um dos 3 elementos de avaliação vale 1/3 da nota final. Se o resultado das 3 notas for igual ou superior a 10 o aluno está dispensado do exame de  Recurso, desde que um dos testes tenha nota positiva [uma vez que o trabalho não é individual].
 
 
Exame de Recurso :  
 
- para alunos que chumbaram na avaliação ao longo do semestre: a nota do Recurso substitui os 2 testes e faz média com o trabalho.
 
- para alunos que não tenham sido avaliados ao longo do semestre e tenham optado pelo exame de Recurso:  o trabalho de grupo é obrigatório e irá fazer média com a nota do exame.
 
- para alunos que vão a exame de Recurso em Melhoria de Nota: a nota deste exame substitui a nota final anterior 
                                    
 

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