
História da Arte Contemporânea
Código
2693
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Conservação e Restauro
Créditos
6.0
Professor responsável
Rita Andreia Silva Pinto de Macedo
Horas semanais
4
Total de horas
68
Língua de ensino
Português
Objectivos
Analisar, de forma problematizada, a arte comtemporânea, distinguindo a multiplicidade de tendências estéticas, integrando-as no seu contexto histórico e abrindo campo para a fundamentação na produção de juízos.
Compreender e desenvolver investigação em História da Arte como parte integrante do processo de decisão em intervenções de conservação e restauro.
Conteúdo
1. A Arte dos séculos XIX e XX e a conservação e restauro.
2. Antecedentes do Iluminismo. Razão e sensibilidade.
2.1. Neoclassicismo e revivalismos no contexto do Movimento Romântico.
2.2. A génese da Lisboa Pombalina e as suas consequências.
2.3. Património monumental: revivalismo e ecletismo.
3. Paisagem e retrato ao longo do século XIX.
3.1. Do naturalismo ao realismo na Pintura e na Escultura.
3.2. O surgimento da fotografia. A pintura impressionista.
4. Arquitectura e Urbanismo na segunda metade de Oitocentos: Novos materiais e novas tecnologias.
5. O surgimento da ideia de Vanguarda.
5.1. Expressionismo e Cubismo. Abstracção.
5.2. Futurismo e vanguardas russas. O Dada.
5.3. Regresso à ordem. Surrealismo e Novos Realismos. Os regimes totalitários e a arte entre as duas guerras.
6. O pós II Guerra Mundial nas artes plásticas: as neo-vanguardas.
7. Informalismos, Nova-Figuração, Nouveau Réalisme e Pop Art.
7.2. A preponderância do objecto na produção artística dos anos 60.
7.3. Profusão de novos materiais. O exemplo KWY.
7.4. Desmaterialização da Arte: perfomance e arte conceptual.
8. Repensar as noções de Conservação e Restauro?
Bibliografia
BIBLIOGRAFIA GERAL AA.VV, Art since 1900: Modernism, Antimodernism, Postmodernism (Ed. H. Foster, R. Krauss, Y-A Bois, B. Buchloh), Londres, Thames Hudson, 2004 AA.VV., História da Arte em Portugal, Lisboa, Publicações Alfa, 1986. AA.VV., História da Arte Portuguesa, (Dir. Paulo Pereira), Lisboa, Círculo de Leitores, 1995. AA.VV., Mortality-Imortality?: The Legacy of XXst Century (ed. Miguel Angel Corzo), Los Anheles, Getty, 1999. A.A.VV., Science et Conscience du Patrimoine - Actes des Entretiens du Patrimoine (dir. Pierre Nora), Paris, Fayard, 1994. ARGAN, Giulio Carlo, L''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''Arte Moderna, Firenze, Sansoni, 1970 (ed. brasileira: São Paulo, Compaª das Letras, 1992). BENEVOLO, Leonardo, História de la Arquitectura Moderna, Barcelona, Gustavo Gili, 1996. CHOAY, Françoise, L''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''Allégorie du Patrimoine, Paris, Editions du Seuil, 1992. FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa, Presença, 1988. FERRIER, Jean-Louis, L''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''Aventure de l''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''Art au XIXème Siècle, Paris, Hachette, 1991. FRANÇA, José-Augusto, A Arte em Portugal no século XIX, Lisboa, Bertrand, 1991, 2 vols. FRANÇA, José- Augusto, A Arte em Portugal no século XX, Lisboa, Bertrand, 1991. FRANCASTEL, Pierre, Arte e Técnica nos séculos XIX e XX, Lisboa, Livros do Brasil, 1963. GOITIA, Fernando Chueca, Breve História do Urbanismo, Lisboa, Presença, 1982. HITCHOCK, Henry-Russel, Architecture: nineteenth and twentieth centuries, London, Penguin, 1986. (Arquitectura de los siglos XIX y XX. Madrid, Cátedra, 1981) LUCIE-SMITH, Edward, Art today, London, Phaidon, 1995. PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura - Antologia Critica, Madrid, Celeste Ediciones, 1997. RAMIREZ, Juan Antonio, Historia del Arte - El Mundo Contemporáneo, Madrid, Alianza, Editorial, 1997. BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA Fornecida no decorrer das aulas.
|
Método de ensino
Aulas expositivas com apoio audovisual, complementadas com visitas de estudo a galerias/museus e promovendo, sempre que possível, o contacto directo com as obras.
Em cada aula existirá um período destinado ao esclarecimentos de dúvidas e exercícios práticos afins.
Método de avaliação
A avaliação é individual e resulta da ponderação de um exame escrito e de um trabalho de investigação.