
Representação de Conhecimento e Raciocínio
Código
3336
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Informática
Créditos
6.0
Professor responsável
João Alexandre Carvalho Pinheiro Leite, José Júlio Alves Alferes
Horas semanais
4
Total de horas
56
Língua de ensino
Português
Objectivos
Conhecimento:
- Principais formalismos baseados em lógica para representação e raciocínio sobre conhecimento de senso-comum.
- Formalismos gerais para representação e raciocínio sobre Ontologias.
- Linguagens para representação e raciocínio sobre Acções
- Linguagens para representação de Argumentos e raciocínio Dialectico.
Aptidões:
- Desenvolver meta-interpretadores simples, em Prolog, para semânticas de programas em lógica não monotónicos
- Escolher e empregar os formalismos de representação de conhecimento adequados à representação de conhecimento em áreas de aplicação práticas.
- Usar Resolvedores de ASP, XSB-Prolog e DL Reasoners.
Competências
- Aplicação de conhecimentos teóricos formais em aplicações práticas.
- Estar ciente de trade-offs no desenho.
Conteúdo
- Introdução à Representação de Conhecimento e Raciocínio
- Introdução às Lógicas não-monotónicas
- Pressuposto do Mundo Fechado
- Circunscrição
- Lógica de Default
- Logica Autoepistémica
- Programação em Lógica Não-Monotónica
- Negação por falha
- Semantica dos Modelso Estáveis/Programação por Conjuntos de Resposta
- Semântica Bem-Fundada
- Semanticas Paraconsistentes
- Logicas de Descrição
- A Lógica de Descrição ALC
- Famílias de Lógicas de Descrição
- Raciocínio com Lógicas de Descrição
- Raciocínio sobre Acções
- Cálculo de Situações
- Linguagens de Acções
- Teoria da Argumentação
- Argumentação Abstracta
- Argumentação Estruturada
Bibliografia
- Knowledge Representation and Reasoning by Ronald Brachman & Hector Levesque, Morgan Kaufmann 2004.
- Handbook of Knowledge Representation edited by Frank van Harmelen, Vladimir Lifschitz and Bruce Porter, Elsevier 2007.
- Nonmonotonic Reasoning. Grigoris Antoniou. MIT Press, 1996.
- Knowledge Representation, Reasoning and Declarative Problem Solving. Chitta Baral. Cambridge University Press, 2003
- The Description Logic Handbook: Theory, Implementation, and Applications. F. Baader, D. Calvanese, D. McGuinness, D. Nardi, and P. F. Patel-Schneider. Cambridge University Press, 2003
Método de avaliação
A avaliação de conhecimentos inclui:
- 2 testes individuais teóricos (ou um exame). As datas marcadas no CLIP são não são definitivas, estão sujeitas a ajustes.
- 2 trabalhos práticos, elaborados em grupo de 2 estudantes
Cada componente é avaliado numa escala de 0-20 valores.
Cada componente tem um peso de 25% na nota final.
Para obter aprovação é necessário obter, cumulatvamente:
- nota final igual ou superior a 10 valores
- média dos 2 testes individuais teóricos (ou exame) igual ou superior a 10 valores