Faculdade de Ciências e Tecnologia

Biologia Vegetal

Código

3466

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Vida

Créditos

6.0

Professor responsável

Carla Maria Alexandre Pinheiro, José Paulo Nunes de Sousa Sampaio

Horas semanais

4

Total de horas

75

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final desta unidade curricular os alunos deverão identificar/descrever:
-as principais características da organização estrutural das plantas e as suas implicações;
-mecanismos de transporte e translocação e suas implicações nas interacções planta-ambiente (relações hídricas);
-processos metabólicos específicos das plantas e aspectos básicos da sua regulação;
-mecanismos pelos quais ocorre a regulação hormonal;
-mecanismos pelos quais ocorrem reacções simbióticas e/ou patogénicas (mecanismos de reconhecimento molecular).

Os alunos adquirirão as competências necessárias à avaliação crítica da complexidade das plantas e das sua adaptação ao meio envolvente.
Os alunos desenvolverão também a capacidade de analisar, resolver problemas ou defender um caso (tutoriais em sala de aula - apresentação e discussão de trabalhos) recorrendo a:
- trabalho de equipa;
-comunicação oral e escrita;
-gestão de tempo (cumprimento de prazos).

Pré-requisitos

Os definidos pelo Responsável da Licenciatura em Biologia Celular e Molecular.

As aulas são leccionadas em Português.

Conteúdo

Aulas teóricas
Parte I: Organização e Classificação
•Porquê estudar as plantas? critérios, metodologias e avaliação
•Organização morfológica e celular; 

Parte II: Relações hídricas e Nutrição mineral
•Absorção e transporte de água; Balanço hídrico
•Transporte e translocação
•Nutrição mineral

Parte III: Fotossíntese e Respiração (metabolismo energético)
•Fotossíntese e fotorespiração
•Fotossíntese e fotorespiração II
•Respiração e reservas

Parte IV: Crescimento e Desenvolvimento
•Crescimento, desenvolvimento e respostas a stress
•Hormonas vegetais; Plantas, microsimbiontes e patogénios

Aulas teórico-práticas
-Avaliação fisiológica da performance da planta: parametros a utilizar, definições e utilização de equipamentos.
-Análise de resultados (I, II): apresentações de grupo
-Produção vegetal e alterações ambientais: apresentações de grupo

Aulas práticas
-Relações hídricas (teor relativo em água e transpiração)
-Determinação da condutância estomática e “quantum yield”
-Pigmentos fotossintéticos: extracção & quantificação
-Assimilação vs libertação de CO2

Bibliografia

Serão utilizados artigos científicos (que serão disponibilizados aos alunos de acordo com o programa de trabalhos) e obras de referência como por exemplo:


• Plant Physiology de Lincoln Taiz e Eduardo Zeiger (5ª Edição). Sinauer Associates Inc. Publishers (2010);
• Biochemistry & Molecular Biology of Plants de Bob Buchanan, Wilhelm Gruissem, Russell Jones, John Wiley & Sons (2000);

Método de ensino

  • Aulas teóricas com apresentação ppt e disponibilização do conteúdo no CLIP
  • Aulas práticas: componente laboratorial
  • Aulas teórico-práticas: apresentação de resultados obtidos nas aulas práticas; apresentação e discussão de artigos científicos

Método de avaliação

Formas de avaliação

• aprovação na parte teórica (60% nota final); a nota obtida terá de ser ≥ 9,5 valores (escala 0-20)
• obter frequência a pelo menos 2/3 das aulas teóricas-práticas e práticas
• aprovação na parte teórica-prática (40% nota final); a nota obtida terá de ser ≥ 9,5 valores (escala 0-20)
• a nota final é calculada com base na média ponderada da nota obtida na parte teórica e na parte teórica-prática (arredondada à centésima)

para alunos com TP aprovada antes de 2012 mantêm-se a ponderação anterior (75%-25%)

Avaliação teórica
• dois testes parciais de 90 min cada (não há nota mínima por teste, nem repetição de testes)
• em caso de ausência num dos testes será considerado que obteve a classificação zero (0)
• em caso de reprovação na avaliação contínua (inscrição obrigatória no CLIP) será disponibilizado um exame que engloba toda a matéria (3h). Esta mesma disposição aplica-se aos alunos que pretendam fazer melhoria.
• em exames de melhoria a nota da TP será igualmente considerada


Avaliação teórica-prática
• dois TBLs sobre as  aulas práticas
• apresentação e discussão de temas em debate

Avaliação prática
• desempenho laboratorial (motivação, interesse, participação, etc)

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