Faculdade de Ciências e Tecnologia

Planeamento e Controlo da Qualidade

Código

3705

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial

Créditos

6.0

Professor responsável

José Fernando Gomes Requeijo, Rogério Salema Araújo Puga Leal

Horas semanais

5

Total de horas

77

Língua de ensino

Português

Objectivos

Pretende-se que os alunos revelem competências e capacidades que lhes permitam:

  • Compreender o papel do Desenho de Experiências, dos Métodos de Taguchi e do Controlo Estatístico de Processos numa filosofia de Gestão pela Qualidade Total.
  • Reconhecer as situações onde devem utilizar a metodologia do Desenho de Experiências.
  • Planear um desenho e analisar os resultados da experimentação efectuada com um factor a vários níveis e com dois factores a vários níveis.
  • Planear um desenho factorial completo ou um factorial fraccionado e analisar os resultados da experimentação efectuada com  vários factores a dois níveis.
  •  Aplicar a metodologia do Desenho de Experiências de Taguchi e analisar os resultados da experimentação.
  • Determinar a combinação de parâmetros do processo que reduz a variabilidade.

 

  • Reconhecer a necessidade de utilização de cartas de controlo na melhoria de produtos e de processos.
  • Aprender a utilizar a metodologia de  aplicação de cartas de controlo em processos produtivos.
  • Proceder a estudos de capacidade do processo.
  • Implementar a metodologia 6-Sigma e integrar o Desenho de Experiências e o Controlo Estatístico do Processo na aplicação dessa metodologia.

 

Paralelamente, com os métodos de ensino e aprendizagem adoptados, procura-se também nesta disciplina fomentar no aluno algumas das "soft skills" que são altamente desejáveis em contextos empresariais:

  • Capacidade de participar criativamente em equipas de trabalho pluridisciplinares;
  • Desenvolvimento de um espírito crítico;
  • Facilidade de diálogo e de comunicação.

Conteúdo

1.Introdução

2.Estatística na Modelação da Qualidade

3.Desenho de Experiências (DoE)

-Metodologia

-Desenho com 1 e 2 factores a vários níveis

-Factorial completo

-DoE com vários factores a 2 níveis

-DoE fraccionado com factores a 2 níveis

-DoE com factores a 3 níveis

4.Métodos de Taguchi

-Função de Perda

-Índices S-N

-Experiências de confirmação

5.Controlo Estatístico do Processo

-Causas especiais e comuns de variação

-Cartas de controlo de variáveis e atributos

-Estudos da capacidade do processo

6.Metodologia 6-Sigma

Bibliografia

-Montgomery, D. C. (2001), Introduction to Statistical Quality Control, 4.ª ed., John Wiley & Sons, New York-

-Montgomery, D. C. (2001), Design and Analysis of Experiments, 5.ª ed., John Wiley & Sons, New York

-Peace, G. S., (1993), Taguchi Methods: A Hands-On Approach to Quality Engineering, Addison-Wesley Publishing Company, New York.

-Pereira, Z.L. e Requeijo, J.G. (2012), Qualidade: Planeamento e Controlo Estatístico de Processos,2ª Edição, FFCT-UNL, Lisboa

-Pyzdek, T. (1999), Quality Engineering Handbook, Marcel Dekker, New York

-Ryan, T. P. (2000), Statistical Methods for Quality Improvement, 2.ª ed., John Wiley & Sons, New York

-Taguchi, G. (1986), Introduction to Quality Engineering, UNIPUB, White Plains, New York.

Método de ensino

A estratégia pedagógica adoptada assenta no princípio de separação entre aulas teóricas e práticas, leccionando-se uma aula teórica por semana, com a duração de duas horas. Dado o elevado número de alunos inscritos habitualmente na disciplina, existem vários turnos práticos por semana, tendo cada um a duração de três horas.

Aulas Teóricas

As aulas teóricas decorrem com uma exposição oral da matéria, sendo os primeiros minutos reservados para a síntese dos assuntos tratados na aula anterior. A exposição é acompanhada por pequenos exemplos práticos que permitem uma melhor apreensão dos conceitos teóricos e ajudam a incentivar a participação dos alunos durante as aulas.

Aulas Práticas

Têm-se adoptado práticas pedagógicas que motivem os estudantes a participar construtivamente em grupos de trabalho. Durante algumas das aulas práticas os alunos resolvem exercícios de aplicação sobre os métodos expostos durante as aulas teóricas. Para além dos exercícios resolvidos nas aulas, os alunos têm de resolver outros, em grupo, fora das aulas, apresentando os resultados na aula prática seguinte. Pretende-se, por esta via, não só estimular o trabalho em grupo como também  incentivar os alunos a estudarem a matéria de forma continuada durante o semestre.

Para além dos exercícios, os alunos têm de realizar, em grupo e também durante as aulas, um trabalho laboratorial.

Este trabalho laboratorial consiste na implementação da metodologia do Desenho de Experiências  aplicada a uma catapulta, especialmente concebida para fins didácticos, que permite efectuar várias experiências até um máximo de sete factores a dois ou três níveis cada. Os alunos têm de planear a matriz de experimentação, executar várias replicações da matriz e proceder à respectiva análise de resultados, com o intuito de identificar os factores significativos e os níveis que conduzem à optimização do objectivo fixado pelos docentes.

Para analisar os resultados experimentais, os alunos utilizam um software específico, como seja o "Statistica", o que permite também treiná-los na utilização desta ferramenta informática.

Método de avaliação

 A frequência é obtida através da realização, em grupo, de 1 trabalho prático laboratorial, elaboração e discussão do respectivo relatório. Esta frequência é válida apenas para o ano lectivo seguinte. A aprovação e a classificação final na disciplina é feita tendo em consideração o trabalho prático e os resultados de dois testes a realizar ao longo do ano lectivo. A classificação final é obtida a partir das classificações dos 3 elementos de avaliação. Cada elemento de avaliação tem o mesmo peso.

 

 

 

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