Faculdade de Ciências e Tecnologia

Marketing e Inovação

Código

3736

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial

Créditos

6.0

Professor responsável

Rogério Salema Araújo Puga Leal

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

A disciplina procura dotar os alunos dos conhecimentos fundamentais no domínio do Marketing, nomeadamente as diferentes técnicas associadas ao Marketing Research, o conhecimento de diferentes estratégias de mercado, como o posicionamento e a segmentação, e a actuação ao nível das variáveis do Marketing Mix. É ainda abordado o conceito de inovação e o seu enquadramento estratégico, bem como o papel da tecnologia no processo de inovação.

Conteúdo

1. O conceito de Marketing e sua evolução

  • O Marketing numa perspectiva multifacetada
  • O conceito de marketing-mix
  • O Marketing e o planeamento estratégico
2. Marketing research: a recolha, análise e tratamento de informação em Marketing
  • Dados Primários versus dados secundários
  • Estudos qualitativos versus estudos quantitativos
  • Sondagens
  • Painéis
  • Comportamento do Consumidor
3. Estratégia de Mercado
  • Mercados
  • Segmentação
  • Posicionamento
4. Marketing-Mix
  • Variáveis do Marketing-mix
  • Política de produtos e serviços
  • Política de preço
  • Política de comunicação
  • Política de distribuição

    5. O plano de Marketing

6. Inovação

  • O conceito de Inovação
  • Modalidades da Inovação
  • O papel da tecnologia no processo de inovação
  • A integração de I&D e Marketing
  • Gestão Estratégica da Inovação

Bibliografia

Dibb, Simkin, Pride & Ferrel (2001), “Marketing: Concepts and Strategies”, Fourth European Edition, Houghton Mifflin (Academic).

Kotler, P. (2003), “Marketing Management”, 11th Ed., Prentice-Hall.

Dibb & Simkin (2000), “The Marketing Casebook”, 2nd Edition, Thomson Learning

McDonald (1999), “Marketing Plans – How to prepare them: How to use them”, 4th ed., Heinemann Educational Secondary Division.

Freire, Adriano (2000), Inovação: Novos produtos, serviços e negócios para Portugal, 1ª Edição, Lisboa, Publicações Verbo

Lindon, D., Lendrevie, J., Rodrigues, J. e Dionísio (2004), "Mercator , Teoria e Prática do Marketing", Publicações Dom Quixote.

Vicente, P., Reis, E. e Ferrão, F.(2001), "Sondagens-a amostragem como factor decisivo de qualidade", Edições Sílabo.

 Helfer, J. e Orsoni, J. (1996), "Marketing", Edições Sílabo.

Kinnear T. e Taylor J. (1996), "Marketing Research - an applied approach", Mc-GrawHill.

 

Método de ensino

O método de ensino combina a abordagem expositiva, nomeadamente nas aulas teóricas, com abordagens centradas em prática simulada no domínio da aplicação dos conceitos. O trabalho prático da disciplina procura que os alunos testem e demonstrem a aquisição de conhecimento técnico e, também, a aquisição de competências de relacionamento interpessoal orientedas para o trabalho em equipa.

Método de avaliação

Avaliação: 2 testes (35% cada) + 1 trabalho grupo (30%)
A frequência obtém-se através do trabalho de grupo, sendo necessária classificação superior a 9,5.
Para dispensarem de exame final, a nota ponderada das diferentes componentes de avaliação deverá ser igual ou superior a 9,5, assim como a média dos dois testes.

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