
Marketing e Inovação
Código
3736
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial
Créditos
6.0
Professor responsável
Rogério Salema Araújo Puga Leal
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
A disciplina procura dotar os alunos dos conhecimentos fundamentais no domínio do Marketing, nomeadamente as diferentes técnicas associadas ao Marketing Research, o conhecimento de diferentes estratégias de mercado, como o posicionamento e a segmentação, e a actuação ao nível das variáveis do Marketing Mix. É ainda abordado o conceito de inovação e o seu enquadramento estratégico, bem como o papel da tecnologia no processo de inovação.
Conteúdo
1. O conceito de Marketing e sua evolução
- O Marketing numa perspectiva multifacetada
- O conceito de marketing-mix
- O Marketing e o planeamento estratégico
- Dados Primários versus dados secundários
- Estudos qualitativos versus estudos quantitativos
- Sondagens
- Painéis
- Comportamento do Consumidor
- Mercados
- Segmentação
- Posicionamento
- Variáveis do Marketing-mix
- Política de produtos e serviços
- Política de preço
- Política de comunicação
- Política de distribuição
5. O plano de Marketing
6. Inovação
- O conceito de Inovação
- Modalidades da Inovação
- O papel da tecnologia no processo de inovação
- A integração de I&D e Marketing
- Gestão Estratégica da Inovação
Bibliografia
Dibb, Simkin, Pride & Ferrel (2001), “Marketing: Concepts and Strategies”, Fourth European Edition, Houghton Mifflin (Academic).
Kotler, P. (2003), “Marketing Management”, 11th Ed., Prentice-Hall.
Dibb & Simkin (2000), “The Marketing Casebook”, 2nd Edition, Thomson Learning
McDonald (1999), “Marketing Plans – How to prepare them: How to use them”, 4th ed., Heinemann Educational Secondary Division.
Freire, Adriano (2000), Inovação: Novos produtos, serviços e negócios para Portugal, 1ª Edição, Lisboa, Publicações VerboLindon, D., Lendrevie, J., Rodrigues, J. e Dionísio (2004), "Mercator , Teoria e Prática do Marketing", Publicações Dom Quixote.
Vicente, P., Reis, E. e Ferrão, F.(2001), "Sondagens-a amostragem como factor decisivo de qualidade", Edições Sílabo.
Helfer, J. e Orsoni, J. (1996), "Marketing", Edições Sílabo.
Kinnear T. e Taylor J. (1996), "Marketing Research - an applied approach", Mc-GrawHill.
Método de ensino
O método de ensino combina a abordagem expositiva, nomeadamente nas aulas teóricas, com abordagens centradas em prática simulada no domínio da aplicação dos conceitos. O trabalho prático da disciplina procura que os alunos testem e demonstrem a aquisição de conhecimento técnico e, também, a aquisição de competências de relacionamento interpessoal orientedas para o trabalho em equipa.
Método de avaliação
Avaliação: 2 testes (35% cada) + 1 trabalho grupo (30%)
A frequência obtém-se através do trabalho de grupo, sendo necessária classificação superior a 9,5.
Para dispensarem de exame final, a nota ponderada das diferentes componentes de avaliação deverá ser igual ou superior a 9,5, assim como a média dos dois testes.
Cursos
- Engenharia Química e Bioquímica
- Energias Renováveis - Conversão Eléctrica e Utilização Sustentáveis
- Química Inorgânica
- Especialidade em Biofísica
- Especialidade em Bioquímica Estrutural
- Química Física
- Engenharia e Gestão Industrial
- Engenharia Geológica
- Especialização em Redes Colaborativas Empresariais
- Química Orgânica
- Especialidade em Bioquímica Física
- Especialidade em Biotecnologia