Faculdade de Ciências e Tecnologia

Conservação e Restauro de Bens Culturais II

Código

3884

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Conservação e Restauro

Créditos

6.0

Professor responsável

Augusta Raquel Ferreira Moniz Lima, Leslie Anne Carlyle

Horas semanais

6

Língua de ensino

Português

Objectivos

Desenvolver no aluno a capacidade de avaliar:

1) o estado de preservação de um objecto cultural;

2) a(s) causa(s) dos danos apresentados pelo objecto;

3) as consequências de tratamentos efectuados no passado;

4) os riscos associados ao tratamento que propõe.

Desenvolver no aluno a capacidade de seleccionar e justificar os materiais e procedimentos a utilizar na intervenção.

Pré-requisitos

Não se aplica.

Conteúdo

O principal foco da disciplina é desenvolver no aluno uma abordagem crítica relativamente às opções de tratamento, incluindo a escolha de materiais de conservação e de procedimentos a utilizar numa intervenção.

O aluno levará a cabo a documentação completa e detalhada de uma intervenção. Da documentação deve constar o diagnóstico do estado de conservação do objecto (incluindo os materiais e as técnicas de produção utilizadas no objecto), a proposta de intervenção e o relatório da intervenção, acompanhados de um registo fotográfico detalhado do objecto antes, durante e após a intervenção. Métodos de exame e análise serão realizados para a caracterização e o estudo do objecto.

O desenvolvimento das capacidades práticas no aluno far-se-á através da realização de uma intervenção num objecto e/ou de actividades relacionadas com procedimentos de conservação e restauro (e.g. limpeza, consolidação, integração cromática, etc.)

Será dada enfase ao desenvolvimento no aluno da capacidade de argumentar as vantagens e desvantagens relacionadas com os materiais e procedimentos de tratamento aplicados no objecto atribuído, através da discussão das várias opções em contexto de aula e de casos de estudo.

Método de avaliação

  1. (este texto em formato pdf encontra-se na secção "Outros")

Método de Avaliação


1. Componentes de avaliação

Avaliação contínua com três componentes de avaliação:

  • avaliação teórico-prática;
  • avaliação laboratorial;
  • avaliação sumativa.

2.  Elementos de avaliação

2.1  Componente teórico-prática: uma monografia e um teste escrito realizados individualmente.

2.2  Componente laboratorial: 1) Relatório, e apresentação oral, do diagnóstico e da proposta de tratamento 2) Relatório da intervenção(ões) efectuada(s) 3) apresentação oral da intervenção realizada e discussão dos relatórios.

2.3  Componente sumativa: avaliação do aluno em contexto de sala de aula (capacidade de resolução de problemas e de execução dos trabalhos práticos, interesse e participação nas aulas, pontualidade e assiduidade).

3.   Fórmula de cálculo da classificação final (CFinal)

CFinal = 0.4*(classificação componente teórico-prática) + 0.4*(classificação componente laboratorial) + 0.2*(classificação componente sumativa)

A classificação de cada componente é dada na escala 0-20, com arredondamento às décimas, e cada parcela é arredondada às décimas. A CFinal é arredondada às unidades.

4.   Classificação das componentes de avaliação e notas mínimas

4.1  Classificação da componente teórico-prática (CTP)

CTP = 0.5* Monografia + 0.5* Teste

A classificação do teste é feita de 0-20, com arredondamento às décimas. A CTP é arredondada às décimas. É exigida classificação mínima de 10 (9,5) nesta componente.

A avaliação em Exame é feita de 0-20 com arredondamento às décimas.

4.2  Classificação da componente laboratorial (CL)

CL = 0.375* (relatório de diagnóstico e proposta de tratamento) + 0.375* (relatório da intervenção) + 0.25* (apresentação e discussão da intervenção)

A classificação dos relatórios e da apresentação é feita de 0-20, com arredondamento às décimas. A CL é arredondada às décimas.

É exigida classificação mínima de 10 (9,5) nesta componente e exigida classificação mínima de 10 (9,5) na apresentação oral.

Não são aceites trabalhos entregues fora do prazo. Os trabalhos escritos deverão ser entregues em formato digital (PDF e Word) e versão impressa; a apresentação em formato PowerPoint.

4.3  Componente sumativa

A classificação é arredondada às décimas. É exigida classificação mínima de 10 (9,5) nesta componente.

De acordo com as fórmulas expostas acima a CFinal, no que respeita aos elementos de avaliação, é a seguinte:

CFinal = 0.20*(Monografia) + 0.20*(Teste) + 0.15*(relatório diagnóstico e proposta de tratamento) + 0.15* (relatório da intervenção) + 0.10* (apresentação oral) + 0.20*(avaliação sumativa)

5.  Condições para a obtenção de frequência

- Realizar as componentes laboratorial e sumativa de acordo com os requisitos expostos nos pontos 4.2 e 4.3.

-       O número de faltas não justificadas não pode exceder duas.

6.   Validade da Frequência e das classificações obtidas nos anos anteriores

A Frequência não perde a validade.

As classificações obtidas nos anos anteriores em cada uma das componentes exigidas para a obtenção de frequência não perdem a validade.

7.   Pré-inscrição

Não há necessidade de pré-inscrição nos elementos de avaliação.

8.   Datas

 

Componente de avaliação

Elemento de avaliação

Data

% na nota final

Teórico-prática

Monografia c/ apresentação

7 de Maio

20

 

Teste (duração 2 horas)

28 de Maio

20

Laboratorial

Relatório e apresentação do diagnóstico e da proposta de intervenção

9 de Abril

15

 

Relatório da intervenção

4 de Junho

15

 

Apresentação oral da intervenção e discussão dos Relatórios

11 de Junho

10

Sumativa

Desempenho prático nas aulas práticas

 

20

 

Evaluation component

Evaluation element

Data

% final mark

Theoretical

Monography with presentation

7 de Maio

20

 

Test (duration 2 hours)

28 de Maio

20

Laboratorial

Examination and Condition report and treatment proposal

9 de Abril

15

 

Treatment report

4 de Junho

15

 

Oral presentation of treatment and discussion of reports

11 de Junho

10

Cumulative evaluation

Performance in the practical classes

 

20

 

 

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