
Conservação e Restauro de Bens Culturais II
Código
3884
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Conservação e Restauro
Créditos
6.0
Professor responsável
Augusta Raquel Ferreira Moniz Lima, Leslie Anne Carlyle
Horas semanais
6
Língua de ensino
Português
Objectivos
Desenvolver no aluno a capacidade de avaliar:
1) o estado de preservação de um objecto cultural;
2) a(s) causa(s) dos danos apresentados pelo objecto;
3) as consequências de tratamentos efectuados no passado;
4) os riscos associados ao tratamento que propõe.
Desenvolver no aluno a capacidade de seleccionar e justificar os materiais e procedimentos a utilizar na intervenção.
Pré-requisitos
Não se aplica.
Conteúdo
O principal foco da disciplina é desenvolver no aluno uma abordagem crítica relativamente às opções de tratamento, incluindo a escolha de materiais de conservação e de procedimentos a utilizar numa intervenção.
O aluno levará a cabo a documentação completa e detalhada de uma intervenção. Da documentação deve constar o diagnóstico do estado de conservação do objecto (incluindo os materiais e as técnicas de produção utilizadas no objecto), a proposta de intervenção e o relatório da intervenção, acompanhados de um registo fotográfico detalhado do objecto antes, durante e após a intervenção. Métodos de exame e análise serão realizados para a caracterização e o estudo do objecto.
O desenvolvimento das capacidades práticas no aluno far-se-á através da realização de uma intervenção num objecto e/ou de actividades relacionadas com procedimentos de conservação e restauro (e.g. limpeza, consolidação, integração cromática, etc.)
Será dada enfase ao desenvolvimento no aluno da capacidade de argumentar as vantagens e desvantagens relacionadas com os materiais e procedimentos de tratamento aplicados no objecto atribuído, através da discussão das várias opções em contexto de aula e de casos de estudo.
Método de avaliação
- (este texto em formato pdf encontra-se na secção "Outros")
Método de Avaliação
1. Componentes de avaliação
Avaliação contínua com três componentes de avaliação:
- avaliação teórico-prática;
- avaliação laboratorial;
- avaliação sumativa.
2. Elementos de avaliação
2.1 Componente teórico-prática: uma monografia e um teste escrito realizados individualmente.
2.2 Componente laboratorial: 1) Relatório, e apresentação oral, do diagnóstico e da proposta de tratamento 2) Relatório da intervenção(ões) efectuada(s) 3) apresentação oral da intervenção realizada e discussão dos relatórios.
2.3 Componente sumativa: avaliação do aluno em contexto de sala de aula (capacidade de resolução de problemas e de execução dos trabalhos práticos, interesse e participação nas aulas, pontualidade e assiduidade).
3. Fórmula de cálculo da classificação final (CFinal)
CFinal = 0.4*(classificação componente teórico-prática) + 0.4*(classificação componente laboratorial) + 0.2*(classificação componente sumativa)
A classificação de cada componente é dada na escala 0-20, com arredondamento às décimas, e cada parcela é arredondada às décimas. A CFinal é arredondada às unidades.
4. Classificação das componentes de avaliação e notas mínimas
4.1 Classificação da componente teórico-prática (CTP)
CTP = 0.5* Monografia + 0.5* Teste
A classificação do teste é feita de 0-20, com arredondamento às décimas. A CTP é arredondada às décimas. É exigida classificação mínima de 10 (9,5) nesta componente.
A avaliação em Exame é feita de 0-20 com arredondamento às décimas.
4.2 Classificação da componente laboratorial (CL)
CL = 0.375* (relatório de diagnóstico e proposta de tratamento) + 0.375* (relatório da intervenção) + 0.25* (apresentação e discussão da intervenção)
A classificação dos relatórios e da apresentação é feita de 0-20, com arredondamento às décimas. A CL é arredondada às décimas.
É exigida classificação mínima de 10 (9,5) nesta componente e exigida classificação mínima de 10 (9,5) na apresentação oral.
Não são aceites trabalhos entregues fora do prazo. Os trabalhos escritos deverão ser entregues em formato digital (PDF e Word) e versão impressa; a apresentação em formato PowerPoint.
4.3 Componente sumativa
A classificação é arredondada às décimas. É exigida classificação mínima de 10 (9,5) nesta componente.
De acordo com as fórmulas expostas acima a CFinal, no que respeita aos elementos de avaliação, é a seguinte:
CFinal = 0.20*(Monografia) + 0.20*(Teste) + 0.15*(relatório diagnóstico e proposta de tratamento) + 0.15* (relatório da intervenção) + 0.10* (apresentação oral) + 0.20*(avaliação sumativa)
5. Condições para a obtenção de frequência
- Realizar as componentes laboratorial e sumativa de acordo com os requisitos expostos nos pontos 4.2 e 4.3.
- O número de faltas não justificadas não pode exceder duas.
6. Validade da Frequência e das classificações obtidas nos anos anteriores
A Frequência não perde a validade.
As classificações obtidas nos anos anteriores em cada uma das componentes exigidas para a obtenção de frequência não perdem a validade.
7. Pré-inscrição
Não há necessidade de pré-inscrição nos elementos de avaliação.
8. Datas
Componente de avaliação |
Elemento de avaliação |
Data |
% na nota final |
Teórico-prática |
Monografia c/ apresentação |
7 de Maio |
20 |
|
Teste (duração 2 horas) |
28 de Maio |
20 |
Laboratorial |
Relatório e apresentação do diagnóstico e da proposta de intervenção |
9 de Abril |
15 |
|
Relatório da intervenção |
4 de Junho |
15 |
|
Apresentação oral da intervenção e discussão dos Relatórios |
11 de Junho |
10 |
Sumativa |
Desempenho prático nas aulas práticas |
|
20 |
Evaluation component |
Evaluation element |
Data |
% final mark |
Theoretical |
Monography with presentation |
7 de Maio |
20 |
|
Test (duration 2 hours) |
28 de Maio |
20 |
Laboratorial |
Examination and Condition report and treatment proposal |
9 de Abril |
15 |
|
Treatment report |
4 de Junho |
15 |
|
Oral presentation of treatment and discussion of reports |
11 de Junho |
10 |
Cumulative evaluation |
Performance in the practical classes |
|
20 |