Faculdade de Ciências e Tecnologia

Gestão e Estratégia Industrial

Código

5017

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial

Créditos

6.0

Professor responsável

Susana Carla Vieira Lino Medina Duarte, Virgílio António Cruz Machado

Horas semanais

4

Total de horas

62

Língua de ensino

Português

Objectivos

Estudo e compreensão dos processos de Gestão nas Organizações e desenvolvimento de Estratégias, no âmbito dos processos de Engenharia Industrial

Conteúdo

Estratégia Industrial e Competitividade - Evolução da gestão estratégica. Impacto da gestão estratégica no desempenho e na competitividade. Globalização dos mercados e internacionalização. Estratégias de produção na indústria e nos serviços. Evolução dos sistemas de produção. Produção magra e sistemas Just-in-time.
Análise Estratégica - O meio envolvente. A empresa. Grupos estratégicos. Sistemas concorrenciais. Análise SWOT. Cadeia de Valor. Modelos de gestão estratégica. Matrizes de análise estratégica. Posicionamento empresarial. Avaliação de desempenho empresarial.
Formulação da Estratégia - Missão, política e objectivos. Elementos da estratégia. Produtos e mercados. Níveis de estratégia. Estratégias de custos, de concentração, de diferenciação e de diversificação. A segmentação estratégica. As opções estratégicas. A tomada de decisões estratégicas. Avaliação e selecção da estratégia.
Implementação da Estratégia - Desenvolvimento organizacional. Alocação e controlo dos recursos. A gestão da mudança. A gestão das pessoas, da informação e dos processos.
Avaliação da Estratégia - Efeitos das estratégias. Indicadores tangíveis e intangíveis.
Estratégias Funcionais - Concepção e projecto. Sistemas de planeamento. Gestão de materiais. Tecnologias avançadas de fabrico: CAD/CAM/CAE, robótica, CNC, AS/RS. Manutenção. Logística e distribuição. Qualidade e Ambiente. Sistemas de Informação. Re-engenharia dos Processos.

Bibliografia

·       Estratégia, A. Freire, Verbo, 1997
·       Exploring Corporate Strategy, G. Johnson, K. Scholes, Prentice Hall, 1997
·       Strategor, Publicações Dom Quixote, 1993
·       Strategic Manufacturing for Competitive Advantage, S. Brown, Prentice Hall, 1997
·       Competitive Strategy, M. Porter, Free Press, NY, 1990
·       Strategic Management and Business Policy, Wheelen, Hunger, 5ª Edição, Addison-Wesley
·       Textos complementares de apoio.

Método de avaliação

A avaliação tem caracter contínuo sendo realizada através de 2 testes e 3 trabalhos (em grupo).
O aluno pode optar por realizar um Exame final.

 

Cursos