
Mecânica dos Solos C
Código
5474
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Civil
Créditos
6.0
Professor responsável
Armando Manuel Sequeira Nunes Antão
Horas semanais
5
Língua de ensino
Português
Objectivos
Fornecer ao aluno os conceitos e princípios fundamentais do escoamento e da pressão da água nos solos, do processo de consolidação e do comportamento mecânico (resistência e deformabilidade) dos maciços terrosos.
Pré-requisitos
Os alunos deverão ter sido aprovados à disciplina de Mecânica dos Meios Contínuos.
Conteúdo
Introdução à Geotecnia. Mecânica de Solos, Mecânica das Rochas e Geologia
de Engenharia.
Classificação dos Solos: identificação, conceitos básicos, composição do
solo.
Tensões nos solos: introdução, princípio das tensões efectivas, tensões
geostáticas verticais.
Escoamentos em meios porosos: equação de Bernoulli, lei de Darcy,
determinação do coeficiente de permeabilidade, coeficiente de
permeabilidade equivalente em maciços estratificados, tensões nos solos em
percolação, escoamentos bidimensionais.
Deformabilidade e resistência de solos: comportamento drenado e não
drenado, ensaios laboratoriais, comportamento sob solicitação isotrópica,
comportamento sob solicitação confinada, estado crítico, estado de pico,
modelo de estados críticos.
Teoria da consolidação de Terzaghi. Comportamento por fluência:
consolidação secundária.
Compactação de solos: introdução, conceitos fundamentais, teoria da
compactação, energia de compactação, teor em água de compactação,
compactação em laboratório e no campo, aterros experimentais.
Bibliografia
- Folhas da disciplina Mecânica dos Solos, FCT, UNL |
Bibliografia Complementar |
- Mecânica dos Solos -Vol. 1, M. Matos Fernandes, FEUP |
- An Introduction to the Mechanics of Soils and Foundations, John Atkinson, 2000. |
- Soil Mechanics and Foundations, Muni Budhu, John Wiley and Sons, Inc. New Jersey, |
Método de ensino
Aulas teóricas, de exposição e explicação das matérias do programa. Aulas práticas e de laboratório para aplicação dos conceitos adquiridos nas aulas teóricas.
Método de avaliação
A disciplina tem uma Componente de Avaliação, a designada por Teórico-prática.
A Avaliação Contínua da Componente Teórico-prática é constituída por 3 testes. Cada teste será classificado de 0 a 20 valores valendo cada um deles 25%, 30% e 45%, respectivamente, da nota final.
Existirá ainda um exame de recurso para a Componente de Avaliação Teórico-prática.
Os alunos que obtenham classificação final superior ou igual a 17 valores devem realizar prova oral para confirmação da nota. Neste caso, a classificação do aluno será a classificação da prova oral. Caso optem por não realizar a prova oral, ser-lhes-á atribuída a classificação de 16 valores.
O aluno para obter frequência à disciplina deverá:
-ter presença em, pelo menos, dois terços das aulas práticas;
-assistir a uma sessão laboratorial e efectuar um relatório sobre a mesma.
Apenas alunos com frequência podem ser avaliados.
Um aluno desejando efectuar melhoria de nota será classificado de igual forma à descrita anteriormente.
Aconselham-se os srs. alunos a consultarem o Regulamento de Avaliação da FCT, sobre o tema de Plágio e Fraude, que será seguido estritamente na disciplina.