
Gestão do Património
Código
7420
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Conservação e Restauro
Créditos
6.0
Professor responsável
Márcia Gomes Vilarigues
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta unidade curricular tem como objectivos:
a) Dotar os alunos com os conhecimentos adequados para uma gestão dos recursos patrimoniais;
b) Dar a conhecer os conceitos fundamentais, a sua evolução histórica e principais contributos teóricos e práticos relacionados com o património cultural e a museologia;
c) Dar a conhecer diferentes abordagens e soluções relacionadas com a valorização, usufruto e divulgação dos testemunhos patrimoniais;
d) Desenvolver competências e o espírito crítico dos alunos em relação à complexidade e multiplicidade da realidade patrimonial e museológica nacional e internacional.
Conteúdo
Cultura, património e museus. Definição de cultura. Economia e Cultura. Tutelas e políticas do património: o caso português.
Património: origem e evolução histórica do conceito. A construção social do património. Panorama contemporâneo. Bibliotecas e Arquivos. Património imaterial. Políticas de salvaguarda, protecção e classificação. Valorização económica e usufruto do património.
Museu: conceito e antecedentes históricos. Da nova museologia à museologia crítica. Museografia. Os museus enquanto instituições: modelos de gestão e financiamento. Planeamento museológico. Conteúdos funcionais e organização interna.
Reservas: condições, problemas e soluções. Reservas visitáveis. Movimentação das colecções.
Exposição: função, modelo e duração.
A função educativa do museu. A animação pedagógica das colecções e serviços educativos. Actividades culturais. Públicos e museus: os desafios contemporâneos. realidade patrimonial e museológica nacional e internacional.
Bibliografia
Maria Pilar Garcia Cuetos (2012). El patrimonio cultural: conceptos básicos. Zaragoza: Prensas Universitarias de Zaragoza.
Freda Matassa. (2011). Museum collections management: a handbook (New Edition.). Londres: Facet Publishing.
Andrés Gutiérrez Usillos. (2010). Museología y documentación: criterios para la definición de un proyecto de documentación en museos. Gijón: Ediciones Trea.
Ross Parry [ed.]. (2010). Museums in a Digital Age. London/New York: Routledge
Filipe Mascarenhas Serra. (2007). Práticas de gestão nos museus portugueses. Lisboa: Universidade Católica Editora.
Método de ensino
As aulas teóricas são expositivas apoiadas com a apresentação de pwpt. Nas aulas teórico-práticas são analisados e discutidos textos sobre a matéria teórica ou apresentados exemplos de boas práticas por convidados ou efectuadas visitas de estudo.
Avaliação contínua com com três elementos de avaliação.
i) apresentação oral relativa ao tema “Património e Museus”; ii) Uma recensão crítica a um artigo iii) Projecto: trabalho escrito + presentação oral
CFinal = 0.5*(classificação de elemento iii) + 0.35*(classificação do elemento ii) + 0.15*(classificação do elemento i)
Método de avaliação
Avaliação contínua com com três elementos de avaliação.
i) apresentação oral relativa ao tema “Património e Museus”; ii) Uma recensão crítica a um artigo iii) Projecto: trabalho escrito + presentação oral
CFinal = 0.5*(classificação de elemento iii) + 0.35*(classificação do elemento ii) + 0.15*(classificação do elemento i) -IGNORE-size:10.0pt;IGNORE-family:"Arial","sans-serif"''>Continuous evaluation with three elements of evaluation.
i) oral presentation on the theme "Heritage and Museum " ; ii ) A critical review of an article iii ) Project: written work + oral presentation
CFinal = 0.5 * (classification of element iii) + 0:35 * (classification of element ii ) + 12:15* (classification of element i)