Faculdade de Ciências e Tecnologia

Gestão do Património

Código

7420

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Conservação e Restauro

Créditos

6.0

Professor responsável

Márcia Gomes Vilarigues

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta unidade curricular tem como objectivos:

a) Dotar os alunos com os conhecimentos adequados para uma gestão dos recursos patrimoniais;

b) Dar a conhecer os conceitos fundamentais, a sua evolução histórica e principais contributos teóricos e práticos relacionados com o património cultural e a museologia;

c) Dar a conhecer diferentes abordagens e soluções relacionadas com a valorização, usufruto e divulgação dos testemunhos patrimoniais;

d) Desenvolver competências e o espírito crítico dos alunos em relação à complexidade e multiplicidade da realidade patrimonial e museológica nacional e internacional.

Conteúdo

Cultura, património e museus. Definição de cultura. Economia e Cultura. Tutelas e políticas do património: o caso português.

Património: origem e evolução histórica do conceito. A construção social do património. Panorama contemporâneo. Bibliotecas e Arquivos. Património imaterial. Políticas de salvaguarda, protecção e classificação. Valorização económica e usufruto do património.

Museu: conceito e antecedentes históricos. Da nova museologia à museologia crítica. Museografia. Os museus enquanto instituições: modelos de gestão e financiamento. Planeamento museológico. Conteúdos funcionais e organização interna.

Reservas: condições, problemas e soluções. Reservas visitáveis. Movimentação das colecções.

Exposição: função, modelo e duração.

A função educativa do museu. A animação pedagógica das colecções e serviços educativos. Actividades culturais. Públicos e museus: os desafios contemporâneos. realidade patrimonial e museológica nacional e internacional.

Bibliografia

Maria Pilar Garcia Cuetos (2012). El patrimonio cultural: conceptos básicos. Zaragoza: Prensas Universitarias de Zaragoza.

Freda Matassa. (2011). Museum collections management: a handbook (New Edition.). Londres: Facet Publishing.

Andrés Gutiérrez Usillos. (2010). Museología y documentación: criterios para la definición de un proyecto de documentación en museos. Gijón: Ediciones Trea.

Ross Parry [ed.]. (2010). Museums in a Digital Age. London/New York: Routledge

Filipe Mascarenhas Serra. (2007). Práticas de gestão nos museus portugueses. Lisboa: Universidade Católica Editora.

Método de ensino

As aulas teóricas são expositivas apoiadas com a apresentação de pwpt. Nas aulas teórico-práticas são analisados e discutidos textos sobre a matéria teórica ou apresentados exemplos de boas práticas por convidados ou efectuadas visitas de estudo.

Avaliação contínua com com três elementos de avaliação.

i) apresentação oral relativa ao tema “Património e Museus”; ii) Uma recensão crítica a um artigo iii) Projecto: trabalho escrito + presentação oral

CFinal = 0.5*(classificação de elemento iii) + 0.35*(classificação do elemento ii) + 0.15*(classificação do elemento i)

Método de avaliação

Avaliação contínua com com três elementos de avaliação.

i) apresentação oral relativa ao tema “Património e Museus”; ii) Uma recensão crítica a um artigo iii) Projecto: trabalho escrito + presentação oral

CFinal = 0.5*(classificação de elemento iii) + 0.35*(classificação do elemento ii) + 0.15*(classificação do elemento i) -IGNORE-size:10.0pt;IGNORE-family:"Arial","sans-serif"''>Continuous evaluation with three elements of evaluation.

 

i) oral presentation on the theme "Heritage and Museum " ; ii ) A critical review of an article iii ) Project: written work + oral presentation

CFinal = 0.5 * (classification of element iii) + 0:35 * (classification of element ii ) + 12:15* (classification of element i)

Cursos