
História e Técnicas de Produção Artística I
Código
7498
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Conservação e Restauro
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria João Seixas de Melo
Horas semanais
6
Total de horas
80
Língua de ensino
Português
Objectivos
O arcaboiço conceptual (formal e estético), construído nas cadeiras de História da Arte, relativo aos sistemas de representação, bem como conhecimentos relacionados com a inerente circunstancialidade ideológica e social, nomeadamente aquela que se refere ao estatuto social dos artistas, dialoga com a matéria de que é feita a Obra. Esse cruzamento, e como o efectuar, é um dos objectivos do saber fazer de HTPA.
A literatura artística e a crítica contemporânea das IGNOREes escritas usadas para estudar as técnicas artísticas é o fértil terreno que permite, entre outras, acordar rapidamente no aluno a ideia de que a construção da história e da matéria de que é feita a Obra é coisa complexa. Tratados, receituários e outras IGNOREes escritas são analisados criticamente, e o resultado utilizado na reconstrução histórica de materiais e técnicas artísticas do passado, saber fazer.
Nas aulas práticas, os trabalhos são da responsabilidade do aluno e são levados a cabo individualmente. Ou seja, o protocolo experimental é em grande medida concebido pelo alunos, após discussão com os docentes, saber fazer.
Conteúdo
1ª aula (TP+P= Sem1)
Fontes e métodos para o estudo das técnicas de produção artística no Ocidente.
2ª aula (TP+P= Sem2) Os materiais da cor.
3ª aula (TP e P) Receituários e tratados da Antiguidade e Idade Média
4ª Aula (P) Preparação da apresentação: apoio laboratorial.
5ª aula (TP+P) Apresentação dos alunos: pigmentos, corantes e ligantes
6ª Aula (TP+P=P) Preparação dos pigmentos e lacas I (RR1)
7ª aula (TP+P= Sem 3)
Seminário Receituários e tratados da Antiguidade e Idade Média: o manuscrito de Lucca e o Mappae Clavicula; De diversis artibus de Theophilus e Il Libro dell’Arte de Cennino Cennini. O Ms de Montpellier e o Livro de Como se Fazem as Cores. Apresentações dos alunos, seguidas de discussão
8ª Aula (TP+P=P) Preparação dos pigmentos e lacas II (RR2)
9ª aula (TP+P=P) Preparação de colas animais, vegetais e óleos (RR3)
10ª Aula (TP+P= Sem 4) coordenação Adelaide Miranda e Ana Lemos
O livro. A Iluminura medieval. Os Livros de Horas.
11ª e 12ª aulas (TP+P= P) coordenação mjm e Rita Castro
A iluminura (RR4): desenhar e pintar sobre pergaminho com os materiais pictóricos preparados pelo aluno (síntese e moagem das lacas; moagem dos pigmentos inorgânicos). a) Reproduzir uma iluminura do Livro das Aves ou do Apocalipse do Mosteiro do Lorvão, seguindo as folhas de actividades em "À descoberta da iluminura medieval". ou b) Modelos e figuras executados como descrito no livro de modelos de Göttingen "The Göttingen model book: a facsimile edition and translations of a fifteenth-century illuminators'''' manual edited, with commentary by Hellmut Lehmann-Haupt based in part on the studies of the late Dr. Edmund Will".
13ª aula (TP+P) coordenação Márcia Vilarigues. Pintura monumental. Vitral, teoria e demonstração.
14ª aula (TP+P= P) coordenação Joana Lia Ferreira, durante o período intercalar, em Fevereiro? Pintura monumental. Mural
Pintura afresco (I-III) (RR5):
I) preparação do suporte; preparação e aplicação da 1ª camada de argamassa (arriccio), escolha do pormenor; preparação do desenho a transferir (“cartão”).
II) preparação da 2ª camada de argamassa (intonaco); preparação dos pigmentos; transferência e pintura do pormenor escolhido.
III): acabamentos a seco (opcional).
15ª aula (T) Teste Global
parte 1 (com consulta): das 10h às 12h30; parte 2 (sem consulta): das 13h30 às 14h30.
Bibliografia
CARDON, Dominique- Natural dyes: sources, tradition, technology and science, Archetype Books: London, 2007.
GETTENS, Rutherford J. e STOUT, George – Painting Materials. A Short Encyclopaedia. Nova Iorque: Dover Publications. 1966.
LAMBERT, Joseph B., Traces of the Past. Unraveling the Secrets of Archeology through Chemistry, USA, Addinson-Wesley, 1997.
AAVV "Artists'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''' Pigments, a handbook of their history and characteristics vol I, II e III" National Gallery of Art e Oxford University Press.
LAFOND, Jean – Le Vitrail. Origines, Techniques, Destinées. Lyon : La Manufacture. 1988.
MALTESE, Corrado, Las Tecnicas Artisticas, Madrid, Manuales Arte Cátedra, 1997.
MASSCHELEIN-KLEINER, Liliane "Ancient binding media, varnishes and adhesives" ICCROM, 1995.
MORA, Paulo e Laura e Philipot, Paul – La Conservazione delle Pitture Murali. Bolonha: Editrice Compositori. 1999.
NICHOLSON, Paul T. e SHAW, Ian, Egyptian Materials and Technology, Londres, Cambridge University Press, 1999.
PÄCHT. O., ALEXANDER, J.J. – Book Illumination in the Middle Ages. Harvey Miller Publishers. 1994.
GOLDMAN, Paul – Looking at Prints, Drawings and Watercolours. A Guide to Technical Terms. Londres/Malibu: British Museum Press/The J. Paul Getty Museum. 1994.
THOMPSON, Daniel V. – The Materials and Techniques of Medieval Painting. Nova Iorque: Dover Publications. 1956.
AAVV "Early Italian paintings, techniques and analysis Symposium", Limburg Conservation Institute, Maastricht, 9-10 October 1996.
TRATADOS TÉCNICOS E RECEITUÁRIOS: CALEY, E. R. , "The Leiden Papyrus X", J. Chem Ed., 3 (1926) 1149; CALEY, E. R. , "The Stockolm Papyrus", J. Chem Ed., 4 (1927) 979; BORRADAILE, V. e R. , "The Strasburg Manuscript, a medieval painters'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''' handbook", New York, Transatlantic Arts, 1966; BRUNELLO, F., "De Arte Illuminandi, e altri trattati sulla tecnica della miniatura medievale", Vicenza, Neri Pozza Editore, 1992; BRUNELLO, F., "Cennino Cennini, Il Libro dell''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''Arte", Vicenza, Neri Pozza Editore, 1997; De Mayerne, Theodor Turquet "Pittura, scultura e delle arti minori", edição de S. Rinaldi, De Rubeis, 1995; HALLEUX, Robert- "Les Alchimistes Grecs, Papyrus de leyde, Papyrus de Stockholm, Recettes", Les Belles Lettres, 2005 (1st ed 1981); HAWTHORNE, J. G. e SMITH, C. S., "Theophilus, on divers arts", New York, Dover Publications, 1979;LEHMANN-HAUPT, Hellmut- "The Goettingen model book: a facsimile edition an translation of a fiteenth-century illuminator'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''' manual edited, with commentary by Hellmut Lehmann-Haupt based in part on the studie of the late Dr. Edmund Will", University of Missouri Press, Columbia, 2nd ed, 1978. MERRIFIELD, M. P. , "Medieval and Renaissance Treatises on the Arts of Painting", New York, Dover Publications, 1999; PLINIO, "Histoire Naturelle", Livros XXXIV-XXXVI, Paris, Belles Lettres, 1985; SMITH, C. S. e HAWTHORNE, J. G., "Mappae Clavicula, a little key to the world of medieval techniques", Transactions of the American Philosophical Society, 64 (1974) 1; VITRUVIO, "De Architectura", London, Loeb Classical Library, 1985.
Nota: Existe um dossier para consulta no laboratório com fotocópias de artigos e textos relacionados com pigmentos, corantes, cor e ligantes.
De apoio às aulas teóricas existe um dossier com textos seleccionados e fotocópias do material que o docente utliza nas aulas.
Método de ensino
O programa de HTPA é transmitido e discutido ao longo de 14 aulas teórico-práticas de 2h, 1 seminário de 4h e 13 sessões de laboratório de 4h, em que os alunos desenvolvem trabalhos e projectos individuais, por eles propostos.
Nota: com estudantes ERASMUS ou outros, nas aulas práticas, o docente poderá utilizar as seguintes línguas de ensino: francês, inglês e italiano; a avaliação poderá também ser efectuada numa dessas línguas.
Método de avaliação
NF=0,50xNT+0,50xNP. A nota final (NF) contém 50% da parte teórica (NT obtida por exame) e 50% da parte prática (NP);
A nota das aulas práticas é obtida da seguinte forma: i) relatórios resumidos (entregues até 1 semana após o final da aula) 100%.