
Neurobiologia
Código
7633
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Vida
Créditos
6.0
Professor responsável
Margarida Casal Ribeiro Castro Caldas Braga
Horas semanais
4
Total de horas
66
Língua de ensino
Português
Objectivos
O objectivo fundamental desta UC é a aquisição de conhecimentos sólidos no que diz respeito aos processos celulares e moleculares envolvidos na transmissão sináptica.
Espera-se que no final deste curso os alunos tenham atingido as seguintes competências gerais: i) entender a organização funcional do sistema nervoso central e periférico; ii) caracterizar do p.v. estrutural e funcional neurónios e células da glia; iii) expor os mecanismos envolvidos na numa sinapse activa e a forma de modular farmacologicamente essa actividade; iv) identificar mecanismos celulares patológicos na origem de diversas doenças neurodegenerativas; v) adquirir competências laboratoriais básicas da neurobiologia celular e molecular.
Por último, pretende-se o aluno adquira competências de pesquisa de literatura recente sobre temas leccionados e consiga fazer uma exposição e discussão crítica de trabalhos científicos.
Pré-requisitos
Formação em Biologia Celular e Molecular é fortemente aconselhável.
Conteúdo
1. Breve perspectiva histórica do conhecimento da função nervosa. Métodos de exploração da função neural: TAC, MRI,. FMRI, SPECT, PET.
2. Organização do sistema nervoso: Sistema nervoso central e periférico.
3. Caracterização de neurónio e as células da glia.
4. Sinapses eléctricas e sinapses químicas.
5. Impulso eléctrico e potencial de acção.
6. Conceito de neurotransmissor. Neurotransmissores clássicos (Acetilcolina, Aminoácidos excitatórios e inibitórios, Catecolaminas, Serotonina) e neuropeptídeos: metabolismo, exocitose, efeitos celulares no neurónio pós-sináptico, vias de sinalização intracelular e efeitos fisiológicos.
7. Modulação farmacológica do funcionamento de sinapses; potenciais alvos terapêuticos.
8. Efeitos de drogas licítas e elícitas no funcionamento de sinapses específicas.
9. Mecanismos moleculares de memória em Aplysia californica.
10. Mecanismos celulares e moleculares subjacentes ao aparecimento e desenvolvimento de algumas doenças neurodegenerativas, tais como doença de Alzheimer e a doença de Parkinson.
11. Sistemas de interacção com o Mundo: sistema sensorial do tacto.
Bibliografia
D Purves, Augustine GJ, Fitzpatrick D, Hall WC, LaMantia AS, McNamara JO, Williams SM. Neuroscience. Sinauer Associates Inc Publishers, Sunderland, Massachusetts USA. 4th Ed.
Siegel GJ, Agranoff BW, Albers RW, Fisher SK, Uhler M. Basic Neurochemistry. Molecular, cellular and medical aspects. Lippincott Williams & Wilkins. 6th Ed.
Kandel ER, Schwartz JH, Jessel TM (2000) Principles of Neural Science. McGraw-Hill. ISBN: 0838577016
Squire LR e Kandel ER (2000) Memória. Da mente às moléculas. Porto Editora, Portugal. ISBN: 9720451343
Artigos científicos (disponíveis na página moodle da disciplina)
Método de ensino
As aulas teóricas são baseadas em livros de texto e artigos recentes da literatura cientifica. As aulas são na generalidade do tipo expositivo, com recurso a data show.
As aulas práticas incluem experiências, nomeadamente de identificação de neurónios e células da glia em cortes de cérebro de murganho por imunoflorescência, bem como avaliação do fenótipo de células apoptóticas. Serão observadas ao microscópio preparações definitivas de neurónios, cérebro de murganho, espinal medula e nervos isolados.
Método de avaliação
A frequência na disciplina é dada por presenças registadas nas aulas teorico-práticas. Os alunos têm frequência se assistirem a 2/3 das aulas práticas.
A avaliação tem 3 componentes (a soma das 3 tem de ser igual ou superior a 9,5v):
1) avaliação teórica/prática: 2 testes escritos que representam 60% da nota final, a nota final resulta da média ponderada da nota dos 2 testes, calculada até às décimas, e tem de ser igual ou superior a 6/12val.
2) avaliação contínua: realização de trabalhos semanais em grupos de 2 elementos (1 figura representativa do trabalho realizado em cada aula prática com a respectiva legenda) ; esta componente vale 20% da nota final (4 val), distribuída equitativamente pelo nº de aulas práticas realizadas.
3) avaliação de projecto: momento de avaliação individual que consiste na elaboração de um resumo de um artigo científico elacionado com a matéria leccionada e fornecido pela docente; esta componente de avaliação vale 20% da nota final (4 val).
Não é exigida nota mínima nas componentes de avaliação contínua e de projecto, no entanto a soma das notas das 3 componentes tem de ser igual ou superior a 9,5 val.
Os testes são marcados no CLIP e os momentos de avaliação são todos definidos no início do semestre.
Mais informações disponíveis no documento em anexo nesta página e em documentos na página moodle da disciplina (Neurobiologia 2014/15: http://moodle.fct.unl.pt/course/view.php?id=3940 ; chave: neuro14-15)
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