
Estratigrafia e Paleontologia
Código
7706
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Terra
Créditos
6.0
Professor responsável
Octávio João Madeira Mateus, Paulo Alexandre Rodrigues Roque Legoinha
Horas semanais
4
Total de horas
64
Língua de ensino
Português
Objectivos
Ordenação no espaço e no tempo dos corpos líticos e dos acontecimentos neles registados; sistemas de referência (escalas estratigráficas). História da Terra e da vida.
Conhecimento e compreensão dos conceitos e principios fundamentais de estratigrafia e de paleontologia.
Desenvolvimento de competências no dominio da análise de registos estratigráficos e da identificação de fósseis. Elaboração de colunas estratigráficas e sua interpretação.
Análise e interpretação de sucessões de rochas, caracterização das suas relações no espaço e no tempo. Análise de sucessões de fácies e sua interpretações em termos de evolução dos ambientes sedimentares. Definição e caracterização de unidades estratigráficas e sua aplicação. Compreensão e manuseamento do Quadro de divisões estratigráficas.
Conteúdo
Teóricas
Fundamentos da Estratigrafia. Definição e objectivos. Aspectos históricos. Classificação estratigráfica. Dimensão “tempo”; ordenamento dos acontecimentos. Medida do tempo. Sistemas de rochas e Periodos de tempo. Biostratigrafia. Princípios da Estratigrafia.
Descontinuidades sedimentares e estratigráficas, tipos de contacto entre unidades litológicas. Fácies. Lei de Walther. Análise sequêncial. Paleogeografia. Estratigrafia de acontecimentos. Unidades litostratigráficas formais e não formais, cronostratigráficas, biostratigráficas. Estratótipos. Escalas cronostratigráfica e geocronológica. Paleontologia e Estratigrafia. Fossilização; Taxinomia e nomenclatura; Paleobiogeografia, Paleoecologia; plantas e animais com interesse para a Estratigrafia.
Métodos físicos e geoquímicos da Estratigrafia.
Correlações. Sínteses globais. Geistória. Pré-Câmbrico. Características. Subdivisões e limites. Paleogeografia. Paleozóico.
Características. Subdivisões, limites. Ciclos orogénicos caledónico e hercínico ou varisco.
Paleogeografia. Paleoclimatologia. Mesozóico. Características. Subdivisões, limites. Ciclo orogénico alpino. Paleogeografia; fragmentação da Pangeia; transgressões e regressões na Europa dependentes do mar boreal e do mar de Tétis. Paleoclimatologia. Cenozóico. Características. Subdivisões, limites.
Continuação do Ciclo orogénico alpino, fases paroxismais. Paleogeografia. Paleoclimatologia.
Práticas
Exercícios envolvendo conceitos de estratigrafia, desenho de colunas litostratigráficas, correlações, interpretação da evolução paleogeográfica. Saída de campo; visita de afloramentos exemplares para ilustração de conceitos estratigráficos.
Bibliografia
BROOKFIELD, M. (2004) - Principles of Stratigraphy. Blackwell, Malden, Oxford, Carlton, 340 p. NICHOLS, G – (1999) Sedimentology & Stratigraphy. Blackwell Publishing, 355 p. VERA TORRES, J. A. (1994) - Estratigrafia, principios e métodos. Ed. Rueda, Madrid, 806 p.
CONDIE, K.C. & SLOAN, R. (1998) - Origin and evolution of Earth. Principles of historical geology. Prentice-Hall, 498p.
DABRIO, C. & HERNANDO, S. (2003) – Estratigrafia. Facultad de Ciencias Geológicas, Univ. Complutense de Madrid, Colección Geociencias, 382 p.
MONROE, J.S. & WICANDER, R. (2000) – Historical Geology. Evolution of Earth and life through time. Brooks / Cole, Thomson Learning, 580p.
Método de ensino
Aulas com recurso a meios multimédia.
Recurso ao Programa Moodle. Aulas práticas de exercícios envolvendo conceitos de estratigrafia, desenho de colunas litostratigráficas, correlação, interpretação da evolução paleogeográfica.
Saída de campo; visita de afloramentos com carácter pedagógico para ilustração de conceitos estratigráficos.
Método de avaliação
Avaliação contínua com 2 testes e 2 trabalhos (de grupo).
Classificação final: média das classificações obtidas nos testes (50%) e nos trabalhos (25% + 25%).
Frequência: presença obrigatória a 2/3 das aulas e entrega dos trabalhos.
Alunos com frequência podem ir a exame de recurso.