Faculdade de Ciências e Tecnologia

Geologia de Engenharia

Código

7719

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Terra

Créditos

6.0

Professor responsável

Paulo do Carmo de Sá Caetano, Pedro Calé da Cunha Lamas

Horas semanais

4

Total de horas

60

Língua de ensino

Português

Objectivos

Os alunos com aprovação nas matérias leccionadas deverão dominar conceitos básicos de Geologia de Engenharia, as classificações geotécnicas de solos, de rochas e de maciços rochosos, bem como serem capazes de realizar uma primeira abordagem à condução dos estudos geotécnicos para os principais tipos de obras.

Pré-requisitos

Aconselha-se a frequência prévia de Geofísica e de Prospecção Mecânica.

É obrigatória a presença dos alunos em dois terços das aulas práticas, no mínimo, salvo se estiverem inscritos ao abrigo de estatuto especial.

Conteúdo

Geologia de Engenharia (GE), Mecânica dos Solos e Mecânica das Rochas - a Geotecnia. Conceitos de solo e rocha em Geotecnia. Classificações para fins múltiplos e para fins específicos.

Classificação de solos. Granulometria e plasticidade. Limites de Atterberg. Classificações textural, Unificada e AASHTO. Tipos de solos e comportamento geotécnico.

Caracterização física e mecânica das rochas. Classificações litológicas simplificadas em GE. Descontinuidades dos maciços rochosos (MR). Diaclases e outras superfícies de baixa resistência. Diaclases: características e métodos de estudo; importância no comportamento geotécnico - deformabilidade, resistência e permeabilidade. Estudo estatístico das diaclases.Classificação de MR da Sociedade Internacional da Mecânica das Rochas (SIMR) - estado de alteração, espaçamento entre fracturas, espessura de camadas, ângulo de atrito das fracturas e resistência à compressão uniaxial. A BGD da SIMR - simbologia e aplicação.

Índices de qualidade dos MR: percentagem de recuperação e RQD. Classificações de MR para obras subterrâneas - Barton et al., Bieniawski e outras. Critério de Hoek & Brown para avaliação da resistência de maciços rochosos.  O Geological Strength Index (GSI). 

Estudos de sítios. Fases dos estudos e dos projectos. Recolha de informação. Estudos de gabinete. Detecção remota. Reconhecimento e objectivos. Prospecção e ensaios. Estudos de GE para barragens, obras subterrâneas, estradas, edifícios e obras de arte, aterros de resíduos, exploração de solos e agregados.

Bibliografia

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA de GEOLOGIA DE ENGENHARIA (1998) - Geologia de Engenharia. Páginas e Letras, Editora Gráfica, São Paulo.

HOEK E., KAISER P. K. & BAWDEN W. F. (1995) - Support of underground excavations in hard rock, A. A. Balkema, Rotterdam, pp. 27-56 e 127-164.

INTERNATIONAL SOCIETY FOR ROCK MECHANICS (1977) - Suggested methods for the quantitative description of discontinuities in rock masses. Commission on Standardization of Laboratory and Field Tests, Lisbon.

INTERNATIONAL SOCIETY FOR ROCK MECHANICS (1981) - Basic geotechnical description of rock masses. Commission on Classification of Rock and Rock Masses, Document n. 1, Lisbon.

 JOHNSON, R.B. & De GRAFF, J.V. (1988) – Principles of Engineering Geology, John Wiley & Sons, New York.

VALLEJO L. I. G. (ed.), (2002) - Ingenieria geologica. Prentice Hall, Madrid.

Método de ensino

Sessões teóricas com apoio de meios audiovisuais.

Sessões práticas incluindo trabalhos de laboratório, resolução de problemas e visitas de estudo.

Método de avaliação

A nota final será dada pela soma dos resultados dos seguintes componentes de avaliação:

- Avaliação teórico-prática:

1º teste (25% da nota final)

2º teste (30% da nota final)

3º teste (30% da nota final)

Classificação mínima de 9,5 valores para a totalidade dos testes; Alternativamente, será realizado exame final, teórico-prático, de recurso (85% da nota final)

- Avaliação laboratorial: relatório dos trabalhos práticos realizados em laboratório (15% da nota final); A realização e entrega do trabalho é obrigatória

Aprovação à u.c. no caso de nota final igual ou superior a 10 valores

Exige-se a presença em pelo menos 2/3 das aulas práticas.

Cursos