Faculdade de Ciências e Tecnologia

Equações Diferenciais

Código

7814

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Matemática

Créditos

6.0

Professor responsável

Luís Manuel Trabucho de Campos

Horas semanais

5

Total de horas

70

Língua de ensino

Português

Objectivos

Pretende-se que o aluno apreenda as ideias básicas sobre Equações Diferencias Ordinárias, Equações com Derivadas Parciais: métodos e aplicações.

Pré-requisitos

Conhecimentos de Análise e Álgebra, adquiridos nas disciplinas de Análise Matemática IA, IIA e III A,  Álgebra Linear I e II

Conteúdo

1. Equações diferenciais ordinárias (EDO)

1.1. Generalidades. Exemplos e aplicações.
1.2. Teorema de existência e unicidade de solução.
1.3. Sistemas de equações diferenciais ordinárias.


2. Equações com derivadas parciais (EDP)
Método das Carecterísticas.

2.1. Primeiros exemplos de EDP.
Condições iniciais e de fronteira. Problemas bem postos.
2.2. Equações lineares de primeira ordem.
2.3. Equações quase-lineares de primeira ordem.
2.4. Equações de segunda ordem. Classsificação.
2.5. Redução das equações de segunda ordem à forma canónica.


3. Equações com derivadas parciais (EDP)
Método de Fourier.

3.1. Separação de variáveis e princípio da sobreposição.
3.2. Séries de Fourier (revisão).
3.3. Teoria de Sturm-Liouville
3.4. Equação de propagação das ondas.
3.5. Equação de propagação do calor.
3.6. Equação de Poisson.
3.7. Existência e unicidade de solução. Princípio do Máximo.

4. Teoria Qualitativa das Equações Diferenciais

4.1 Linhas Isoclinas. Curvas Integrais.
4.2 Pontos de Equilíbrio. Estabilidade. Estabilidade Assimptótica.
4.3 Órbitas. Planos de Fase.

Bibliografia

1. A. Bivar Weinholtz, Equações Diferenciais – uma introdução, Textos de Matemática, Vol. 7, Departamento de Matemática da FCUL, 2000.

2. M. Braun. Differential Equations and their applications (4th edition). Springer-Verlag, 1993.

3. E. Kreyszig. Advanced engineering mathematics (8th edition). John Wiley & Sons, 1999.

4. C. Póvoas, Métodos Matemáticos da Física-Uma Introdução, Textos de Matemática, Vol. 17, Departamento de Matemática da FCUL, 2002.

5. M. Ramos, Curso Elementar de Equações Diferenciais, Textos de Matemática, Vol. 14, Departamento de Matemática da FCUL, 2000.

6. S. Ross. Differential Equations (3rd edition). John Wiley & Sons, 1984.

Método de ensino

As aulas terão um carácter teorico-prático. Além da exposição da matéria, que é ilustrada com exemplos de aplicação, são propostos, para resolução pelos alunos,  exercícios de aplicação dos métodos e resultados apresentados

Quaisquer dúvidas são esclarecidas no decorrer das aulas ou nas sessões destinadas a atendimento de alunos ou ainda em sessões combinadas directamente entre aluno e professor.

Método de avaliação

1. A avaliação de conhecimentos será feita através de três testes (T1, T2, T3).

2. Os testes terão todos o mesmo peso. Cada teste será classificado de 0 a 20 valores, com aproximação às décimas.

3. Para serem aprovados, os alunos deverão obter classificação final igual ou superior a 10 valores. A classificação final (CF) é obtida arredondando às unidades o valor

V= (C1+C2+C3)/3,

onde C1, C2 e C3 representam as classificações dos testes T1, T2, T3, respectivamente.

Exemplo: se V=12.4 então CF=12; se V=12.5 então CF=13.

4. Haverá uma época de recurso e, quando se aplicar, uma época especial. A classificação final será um valor inteiro de 0 a 20. O aluno será aprovado se obtiver uma classificação final igual ou superior a 10 valores.

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