
Métodos de Desenvolvimento de Software
Código
8148
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Informática
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Maria Dinis Moreira, Vasco Miguel Moreira do Amaral
Horas semanais
5
Total de horas
63
Língua de ensino
Português
Objectivos
Saber
a) Ciclo de desenvolvimento, ferramentas, métodos e técnicas de gestão, especificação e desenho de projetos em larga escala, que envolvam equipas grandes e multidisciplinares
b) Importância das atividades de desenvolvimento de um projeto, das abordagens e dos modelos que integram estas atividades para enfrentar problemas complexos de uma forma pragmática, mas rigorosa
c) Abordagens de modelação estruturada, ágil e orientada a objetos
d) Responsabilidade Profissional e Social do Engenheiro Informático
Fazer
e) Lidar e modelar problemas complexos (Domínio do Problema e da Solução)
f) Interpretar, compreender e discutir problemas com requisitos mal definidos (omissões, ambiguidades, contradições, duplicações)
g) Usar técnicas de desenvolvimento de software estruturadas, ágeis e orientadas a objetos
h) Usar ferramentas adequadas à especificação e desenho
Conteúdo
Parte 1:
1. Introdução aos Processos de Desenvolvimento de Software
2. Paradigmas de elicitação e modelação mais importantes
3. Requisitos Funcionais e Não-Funcionais
4. UML
a) Requisitos: Diagramas de Caso de Uso
b) Comportamento: Diagramas de Atividade, Sequência e Estados
c) Estrutura: Diagramas de Classes, Objetos e Pacotes
d) OCL (Object-constraint language)
Parte 2:
1. Princípios de Arquitetura e Desenho
2. Ferramentas e Ambientes
3. UML
a) Arquitetura: Modelos de Componentes e Instalação
b) Persistência: Derivar modelos Entidade-Relação
Parte 3:
1. Introdução à gestão de projetos
2. Código de ética Profissional
Bibliografia
Software Engineering: A Practitioner''''s Approach, Roger Pressman, McGraw-Hill, 2009
The Unified Modeling Language User Guide, G. Booch, J. Rumbaugh & I. Jacobson, Addison-Wesley Professional; 2nd edition, May 29, 2005
UML 2 and the Unified Process: Practical Object-Oriented Analysis and Design (2nd Edition), Addison-Wesley Professional; 2 edition, July 7, 2005
The Object Constraint Language: Getting Your Models Ready for MDA (2nd Ed.), Anneke Kleppe, Jos Warmer, Addison-Wesley, ISBN 0321179366, 2003
UML 2 Toolkit (e-book), Hans-Erik Eriksson, John Wiley & Sons, 2003, ISBN: 0471463612.
Extreme Programming Explained: Embrace Change, 2nd Edition, Kent Beck and Cynthia Andres, Addison-Wesley, 2004
Agile Software Development with Scrum, Ken Schwaber, Mike Beedle, Prentice-Hall, 2001
Modern Structured Analysis, Edward Yourdon, Prentice Hall, 1988
Método de avaliação
A avaliação na cadeira de MDS processa-se de maneira diferente:
E1 - Para estudantes de 1ª inscrição ou que nunca obtiveram aproveitamento na componente prática descrito em I, II,III,
E2 - Para os restantes.
3. Os estudantes abrangidos pelo método A têm que obter aprovação nas componentes teórico e prática, cujo funcionamento é descrito de I a IV. A classificação de cada componente é expressa na escala de 0 a 20 valores e arredondada às unidades.
4. A avaliação dos estudantes abrangidos pelo E2 é descrita de V a VIII.
I– Componente Teórica– Testes e Exame
1. A classificação da componente teórica (NT) é a média aritmética arredondada às unidades das classificações obtidas nos 2 testes (a classificação de cada teste é arredondada às décimas) ou a classificação do exame final arredondada às unidades.
2. Os estudantes que obtenham uma classificação NT igual ou superior a 9,5 valores obtêm aprovação na componente teórica.
3. Cada teste incidirá essencialmente sobre toda a matéria leccionada nas aulas teóricas, e posta em prática nos laboratórios, até às aulas teóricas da semana anterior à semana da realização do teste.
4. Apesar de a avaliação nos testes não ser cumulativa, e devido à natureza dos assuntos abordados nesta Unidade Curricular, não é excluído que um elemento de avaliação se socorra de conhecimentos respeitantes à matéria avaliada em elemento(s) anterior(es).
5. Os testes realizam-se no horário e sala(s) previamente anunciada(s) no CLIP.
6. Todos os estudantes E1 têm obrigatoriamente que estar inscritos num turno teórico e prático.
7. Os estudantes só poderão ter consigo durante a prova de avaliação:
a. Lápis/Caneta e borracha;
b. Obrigatório: Documento de identificação com fotografia;
8. Durante a realização das provas não é permitida a utilização de aparelhos electrónicos, tais como máquinas de calcular e telemóveis (os quais devem estar desligados e não podem estar sobre as mesas onde é realizada a prova).
9. Não é permitido desagrafar as folhas dos cadernos com os enunciados e com as resoluções feitas pelos estudantes na prova.
10. A prova será anulada se não forem satisfeitos os nºs 6,7 e 8.
11. Os estudantes que cometam fraude numa prova de avaliação (Teste ou Exame) terão a referida prova anulada, estão automaticamente reprovados na unidade curricular no presente ano lectivo, e perdem a frequência caso já a tenham obtido em anos lectivo anteriores, o que implica que terão que obter frequência no ano lectivo seguinte.
II – Componente Projecto
1. As aulas práticas terão início na 1ª semana de aulas (semana de 8 de Setembro).
2. Na segunda aula prática de cada turno serão constituídos os grupos de trabalho (3 estudantes por grupo do mesmo turno ou de turnos leccionados pelo mesmo docente das práticas);
3. Os estudantes que não satisfaçam o nº 2 terão a sua inscrição no turno prático cancelada no CLIP.
4. A realização do projecto implica, desde o dia da publicação do seu enunciado:
a. Relatório com o planeamento do projecto (inclui diagramas GANTT/PERT/AOM e EVM, ou outros pedidos explicitamente no enunciado).
b. Preenchimento quinzenal de um formulário com relatório de progresso.
c. Relatório Final com todos os elementos requeridos no enunciado do projecto em formato electrónico.
d. Eventual código IGNOREe.
5. O resultado de todos os entregáveis será discutido e avaliado oralmente na última semana de aulas.
6. A classificação da componente projecto (NP) será determinada pelo conjunto da avaliação da Entrega final do projecto e das entregas semanais do planemanto de projecto (semana 3) e relatório de progresso (semanas 4 em diante).
7. Os estudantes que obtenham uma classificação NP igual ou superior a 10 valores obtêm Frequência na cadeira.
II – Componentes "Quizz" (mini-testes)
1. Serão realizados 4 "quizzes", não obrigatórios, ao longo do semestre.
2. a nota do componente dos "quizzes" (NQ) contará com a soma do resultado de todos os minitestes em igual peso.
III – Frequência
1. Os estudantes que obtenham Nota do Projecto (NP) >=10 obtêm frequência à unidade curricular.
2. A frequência obtida em anos lectivos anteriores é válida no corrente ano lectivo.
3- Os estudantes que tenham obtido frequência em anos anteriores podem-se inscrever nos turnos teórico e práticos, e estão admitidos ao exame regular (E2 Avaliação). No entanto, deverão enviar um e-mail aos docentes da cadeira a avisar que irá fazer uso da mesma.
IV – Classificação Final dos Estudantes E1
1. A classificação final (CF) é o resultado da seguinte expressão aproximado às unidades:
CF=NT×0.6+NP×0.3+NQx0.1
2. Os estudantes que obtenham frequência, cuja nota final provisória seja positiva, e apresentem uma discrepância na nota do Projecto (NP) superior a 4 valores em relação à média dos testes NT são admitidos a uma prova oral.
3. Na prova oral mencionada no número anterior, os estudantes podem subir ou descer a nota final com a garantia de classificação mínima calculada da seguinte forma:
NT x 0.9 + NQ x 0.1
4. A ausência à prova oral referida no número anterior traduz a aceitação por parte do estudante da nota final de CF = NT x 0.9 + NQ x 0.1
V – Estudantes E2
1. Estes estudantes têm frequência e perdem automaticamente este estatuto caso entreguem algum elemento de avaliação ao longo do semestre.
2. Estes estudantes podem estar inscritos num turno prático e no turno teórico.
3. A classificação da componente teórica (NT) é a classificação da média dos dois testes ou do Exame de Recurso.
VI – Classificação Final dos E2
1. Os estudantes que obtenham uma classificação NT igual ou superior a 9,5 valores obtêm aprovação na unidade curricular.
2. A classificação final é igual à classificação NT arredondada às unidades. Neste caso, a classificação NP e NQ não é considerada na contabilização da classificação final.
VII – Melhoria de Nota
1. Os estudantes que pretendam efectuar melhoria de nota devem cumprir, para esse efeito, as formalidades legais de inscrição.
2. A nova classificação final é obtida considerando apenas a classificação do exame como a nova classificação NT.
VIII – Trabalhadores Estudantes
1. Os estudantes são considerados como detentores do estatuto de Trabalhador Estudante se constarem como tal nas pautas no CLIP.
2. Os estudantes devem, assim que possível, comunicar o seu estatuto ao docente responsável da unidade curricular.
3. Os estudantes detentores do estatuto de Trabalhador Estudante, tal como os restantes estudantes, têm que realizar as provas de avaliação segundo o calendário previamente tornado público.
4. Opcionalmente, não entregando nenhum quizz, o aluno abdica desta componente, significando que o Componente de Avaliação Final será
CF=NT×0.7+NP×0.3.
IX – Conduta na Sala de Aula
1. Formato da aula teórica 90 min = 10 (tolerância para mudança de aulas e setup) + 75 (exposição) + 5 (fecho)
2. Formato da aula Prática 120 min = 10 (tolerância para mudança de aulas e setup) + 105 (exposição + exercícios) + 5 (fecho)
3. Os telemóveis devem permanecer no silêncio. Os estudantes que utilizem o telemóvel serão automaticamente convidados a sair da aula;
X – Outros
1. Os estudantes quando contactarem os docentes através de mensagem electrónica (email) devem indicar no “Assunto (Subject)” a seguinte informação: “MDS - Turno – Nome – Nº de estudante – Assunto”.
2. Não serão respondidas mensagens electrónicas com perguntas cuja resposta conste nos pontos anteriores ou na página da unidade curricular no CLIP.
3. O meio preferêncial de comunicação deverá ser presencial nos horários de dúvidas e/ou durante os intervalos que precedem as aulas (teóricas ou práticas). As mensagens de e-mail serão respondidas com a brevidade possível.