
Computação Gráfica e Interfaces
Código
8150
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Informática
Créditos
6.0
Professor responsável
Fernando Pedro Reino da Silva Birra, Nuno Manuel Robalo Correia
Horas semanais
5
Total de horas
72
Língua de ensino
Português
Objectivos
Saber
• Descrever o pipeline gráfico e identificar as respetivas implicações.
• Enumerar e descrever as técnicas básicas para modelação baseada em polígonos e atributos de vértices.
• Identificar os princípios de base na construção da interface com o utilizador.
Saber Fazer
• O aluno deverá ser capaz de usar uma API moderna para criar uma aplicação gráfica que possa ser integrada com aplicações de qualquer outro tipo.
• O aluno conseguirá traduzir os princípios de conceção duma interface gráfica com o utilizador numa implementação eficiente e com aplicabilidade real.
Competências Complementares
• Capacidade de modelação e abstração.
• Avaliação teórica da eficiência de uma solução.
• Elaboração e seguimento de um protocolo experimental para avaliação de uma solução.
Conteúdo
1. Modelação
:
- Primitivas
-
Superfícies
- Grafos de cena
2. Projeções geométricas:
- Proj. Paralela e Perspetiva
3. Outras transformações essenciais no pipeline gráfico:
- Enquadramento janela-visor
- Recorte
- Remoção de partes ocultas
4. Programação por eventos
5. Animação gráfica em tempo real
6. Introdução aos modelos de cor e de iluminação
7. Geração e aplicação de texturas por mapeamento:
- Imagens digitais e métodos procedimentais
8. Interação:
-
Modelos
- Estilos
- Design do ecrã
- Contextos
9. Técnicas de interface com o utilizador
:
- Metáforas 2D/3D
- Dispositivos físicos
-
Controlo
-
Feedback
- Visualização
-
Navegação e Manipulação
10. Programação em OpenGL
11. Programação em X3D
Bibliografia
• John F. Hughes, Andries van Dam, Morgan McGuire, David Sklar, James D. Foley, Steven K. Feiner, Kurt Akeley, "Computer Graphics: Principles and Practice", 3rd Edition, Addison-Wesley Professional (2013)
• J.D. Foley, A. van Dam, S.K. Feiner, J.F. Hughes, "Computer Graphics - Principles and Practice", 2nd edition in C, Addison-Wesley (1996)
• Donald Hearn, M. Pauline Baker, Warren Carithers, "Computer Graphics with OpenGL, 4th edition, Prentice Hall (2010)
• Don Brutzman, Leonard Daly, "X3D: 3D Graphics for Web Authors", Elsevier (2007)
• Dave Shreiner, Mason Woo, Jackie Neider, Tom Davis (OpenGL Architecture Review Board), "OpenGL Programming Guide: The Official Guide to Learning OpenGL", 4th edition, Version 1.4, Addison-Wesley (2003)
• Alan Dix, Janet Finlay, Gregory Abowd, Russell Beale, "Human-Computer Interaction", 3rd edition, Prentice Hall (2004)
Método de avaliação
Método de avaliação em 2014/2015:
- A cada aluno será atribuída uma nota individual resultante da avaliação de dois projetos de programação e, em avaliação contínua, de dois testes intermédios. Este procedimento irá substituir o exame final escrito em caso de aprovação.
- Cada projeto vale 15% da nota final e é realizado em grupos de 2 alunos de um mesmo turno (ou individualmente, em casos excecionais). A entrega do trabalho de um projeto só é válida se o aluno tiver frequentado pelo menos 50% das respetivas aulas práticas. Para permitir um acompanhamento do trabalho alternativo ao presencial, um aluno com o estatuto de trabalhador-estudante precisará de contatar o docente do seu turno logo no início de cada projeto.
- Em avaliação contínua, que não pode ser utilizada para melhoria de nota, o primeiro teste intermédio vale 30% da nota final e o segundo 40%, mas exige-se uma média dos dois testes de pelo menos 8,0 valores (em 20). Caso contrário, será essa média a classificação obtida na avaliação contínua.
- Para aprovação, a classificação final mínima é de 9,5 valores (em 20).
- Na época de recurso, a que todos os alunos inscritos podem ter acesso direto para obtenção de aprovação, a nota combinada dos dois testes da avaliação contínua é substituída pela nota do exame escrito, pelo que esta vale assim 70% da nota final. Para os alunos com nota inferior a 8,0 valores (em 20) no exame escrito, a nota final será exclusivamente a nota do exame arredondada às unidades.
Alunos com frequência obtida em 2013/2014 (c/nota nos trabalhos):
- Os alunos a quem, no ano letivo de 2013/2014, tenha sido atribuída nota a, pelo menos, um dos projetos, poderão manter a nota da componente prática, não sendo necessária a sua inscrição em qualquer turno prático. Neste caso, deverão avisar o regente da intenção de usar a nota do ano passado. Caso se inscrevam num turno prático perderão a nota obtida em 2013/2014, ficando assim nas mesmas condições que qualquer outro aluno inscrito na disciplina pela primeira vez.
- Todos os alunos com frequências obtidas em anos anteriores estão em igualdade de circunstância com os alunos de 1ª inscrição, devendo inscrever-se num turno prático.
Calendário de avaliação:
- Trabalho prático nº 1: 26-Out-2014
- Trabalho prático nº 2: 5-Dez-2014
- Teste nº 1: 28-Out-2014
- Teste nº 2: 11-Dez-2014