
Web Semântica
Código
8293
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Informática
Créditos
6.0
Professor responsável
José Júlio Alves Alferes
Horas semanais
4
Total de horas
58
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
- Linguagem para especificação de informação sobre recursos na Web (RDF)
- Princípios dos "Linked Open Data"
- Linguagem de consulta SPARQL
- Linguagem para representação de ontologias (OWL)
- Linguagem de regras para a Web Semântica
- Limitações e complexidade das linguagens
- Diferença entre raciocínio em mundo aberto e mundo fechado
- Desenvolver uma pequena ontologia em RDF(S) e OWL
- Utilizar um triple store e interrogá-lo em SPARQL
- Combinar uma triplestore com SPARQL endpoint disponível na Semantic Web.
- Utilizar uma ferramenta de edição de ontologias
- Utilizar um motor de inferência para deduzir conhecimento na Semantic Web
- Explorar autonomamente a literatura actualizada de um tópico
- Desenvolver o espírito crítico relativamente a tecnologia recente
- Efectuar uma apresentação oral expondo um tema recente
- Avaliar um trabalho científico
Conteúdo
- O que são Semantic Technologies.
- RDF: Linguagem, modelo e encodings
- RDF Schema: linguagem, semântica e entailment
- Linguagem de interrogação SPARQL: sintaxe, semântica e tradução para operadores de álgebra relacional (e respectivo mapeamento em bases de dados).
- Uso de ontologias. Linguagem, semântica e raciocínio em OWL.
- Integração de ontologias com Sistemas de Regras na Semantic Web.
Aulas práticas:
- Ferramenta Jena
- Linguagem SPARQL
- Protégé
- Reasoner Pellet
Bibliografia
Livros recomendado:
- A Semantic Web Primer, 2nd Edition
Grigoris Antoniou and Frank van Harmelen.
MIT Press, Março 2008.
ISBN: 0-262-01242-1- Foundations of Semantic Web Technologies
Pascal Hitzler, Markus Krotzsch and Sebastian Rudolph.
Chapman & Hall/CRC, 2009.
ISBN: 9781420090505.- The Description Logic Handbook. Theory, Implementation and Applications
Edited by Franz Baader, Diego Calvanese, Deborah McGuinness, Daniele Nardi and Peter Patel-Schneider. Cambridge University Press, 2003.
ISBN: 0521781760
O livro de texto é complementado com diversos artigos disponíveis na Web, em particular recomendações do W3C e outras entidades normativas. Essa bibliografia é acessível a partir da página da cadeira.
Método de ensino
O programa é leccionado em aulas teóricas e práticas. Nas primeiras são leccionados os conceitos e técnicas relevantes.
Nas aulas práticas são resolvidos problemas e feitas experiências em laboratório de computadores com Jena Protégé e Pellet.
Método de avaliação
A avaliação da unidade curricular é constituída por 2 testes, ou, em alternativa, um exame, e uma apresentação na Workshop final da unidade curricular.
Os estudantes terão de realizar dois testes de avaliação, cada um deles avaliado numa escaala inteira de 0 a 20 valores e com um peso de 35% na nota final. O primeiro teste terá lugar no dia 30 de abril de 2015 e o segundo teste no dia 4 de junho de 2015.
Em alternativa aos testes, o estudante pode realizar um exame escrito em data a anunciar pelos serviços.
Adicionalmente os estudantes terão que optar por uma de duas hipóteses:
- estudar aprofundadamente e fazer uma apresentação, individual, de um artigo que tenha sido publicado na International Semantic Web Conference; ou
- desenvolver, em grupo de 2 estudantes, um projeto prático, com tema a definir com o docentes.
Quer os artigos, quer os projetos práticos, devem ser apresentados na Workshop da unidade curricular, a realizar no dia 11 de junho de 2015. Esta componente é avaliada numa escala inteira de 0 a 20 valores, e tem um peso na nota final de 30%.
A nota final resultada da média ponderada da avaliação dos testes ou do exame, e da apresentação, arredondada às unidades.
Nenhum dos elementos de avaliação tem nota mínima.