
Projecto de Tese II em Qualidade Alimentar
Código
9762
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa
Créditos
15.0
Professor responsável
Benilde Simões Mendes
Horas semanais
5
Total de horas
42
Língua de ensino
Português
Objectivos
O objectivo da unidade curricular é a preparação de uma proposta de um plano de trabalho de investigação original sobre um determinado tema científico, executado com grande autonomia pelos estudantes. Os estudantes aprendem a fazer o estado da arte num tema científico, adequado a posterior investigação aprofundada no decurso do trabalho de Tese. Os estudantes adquirem capacidades, para a elaboração de uma proposta de trabalho de investigação, com uma síntese crítica das várias abordagens e propostas científicas, e as competências para conceber e planear um plano de investigação, com a perspectiva pessoal no que respeita à relevância e inovação do tema científico, a identificação clara dos desafios actuais e a estratégia para disseminação dos resultados.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Proposta de plano de trabalho de Tese, incluindo a concepção, o planeamento e calendarização das actividades de investigação a desenvolver e a sua disseminação e validação pela comunidade científica.
Bibliografia
Artigos científicos e obras de referência na área em que se situa o tema da tese e em áreas afins.
Método de ensino
As metodologias de ensino incluem sessões individuais do estudante com o orientador do trabalho, para discussão e acompanhamento das actividades bem como do cumprimento dos requisitos necessários à elaboração da proposta do plano de trabalho de tese. Pode também incluir a participação em seminários específicos. O trabalho do aluno é fundamentalmente realizado em autonomia.
Método de avaliação
A avaliação é constituída pela elaboração da proposta do plano de trabalho de tese e pela sua apresentação e discussão em seminário público. A avaliação é feita pela Comissão de Acompanhamento de Tese de acordo com os seguintes critérios: 1) Qualidade do relatório (20%); 2) Relevância e Inovação (20%); 3) Metodologias (20%); 4) Planeamento das actividades (20%); 5) Apresentação oral e discussão (20%). A aprovação na unidade curricular requer uma classificação mínima de 9,5 valores (escala de 20 valores).