
Desenvolvimento de Produtos Alimentares
Código
9775
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Química
Créditos
2.5
Professor responsável
Maria Paulina Estorninho Neves da Mata
Horas semanais
3
Total de horas
28
Língua de ensino
Português
Objectivos
Familiarizar os alunos com: - tendências globais em termos de alimentação e a evolução dos hábitos alimentares dos portugueses; - os processos de concepção e desenvolvimento de novos produtos, novas metodologias de processamento e conservação e novas tecnologias de embalagem; |
Conteúdo
Novos produtos alimentares – definição, características e aspectos que determinam o seu desenvolvimento. Ciclo de vida de um produto. Relação do desenvolvimento de novos produtos com a evolução dos hábitos alimentares e o das novas tecnologias de conservação, processamento e embalagem. Metodologias de desenvolvimento de novos produtos. |
Bibliografia
Wesselingh, J,A.; Kiil, S.; Vigild, M. E., Design & Development of Biological, Chemical, Food and Pharmaceutical Products, Wiley, 2007. Brody, A. L.; Lord, J. B., Developing New Food Products for a Changing Marketplace. Culinary and Hospitality Industry Publications Services, 2000. Fuller, G. W., New Product Development, CRC Press, 2005 Costa A. I., New Insights into Consumer-Oriented Food Products Design, Univ. Wageningen, 2003 |
Método de ensino
A cadeira incluirá uma componente de seminários por profissionais envolvidos no desenvolvimento de novos produtos ou na implementação de novas tecnologias de embalagem e conservação. - Sessões teóricas para introdução dos vários temas envolvendo a exposição, utilizando o datashow - Sessões teórico-práticas em que se discutem artigos sobre tendências em termos de alimentação ou desenvolvimento de produtos alimentares ou se analisam novos produtos alimentares. - Utilização de website com material de estudo e contacto à distância via email. |
Método de avaliação
- Trabalho de Grupo (25 %) - Exame individual com consulta (75 %). Obrigatória a participaçao em 2/3 das aulas. |