Faculdade de Ciências e Tecnologia

Economia e Gestão da Inovação

Código

9785

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Créditos

6.0

Professor responsável

Célia Maria Castanheira de Moura da Costa Cabral

Total de horas

60

Língua de ensino

Português

Objectivos

Neste curso os alunos irão compreender alguns dos elementos chave do processo de inovação.

A análise da metodologia Innovation Scoring e de algumas ferramentas básicas necessárias para a preparação de um relatório de avaliação de inovação ajudarão os alunos a aprender a analisar e diagnosticar as competências inovadoras de uma organização.

Conteúdo

1. O conceito de inovação: diferentes perspetivas e tipologias. A distinção entre invenção, inovação e difusão. A inovação como um processo. Inovação radical e inovação incremental. Modelos de invenção e inovação. Medição da inovação e indicadores.

2. O significado da "Inovação" nas diferentes áreas de estudo. Mudança tecnológica. Avanço tecnológico. Innovação de Produto. Inovação de Processo Inovação Organizacional. Inovação pelo utilizador. Proliferação de produtos (segmentação de mercado). Inovação nos preços. Efeitos de rede

3. Inovação e Política Económica. Teoria das Instituições. Instituições: redução do risco e coordenação. Padrões. Propriedade Intelectual. Incentivos para a Inovação privada e inovação pública. Crowding-out da Inovação privada? Falhas de mercado e intervenção. 

4.Análise de Projetos de Investimento. Análise de projetos públicos. Análise de CustoBenefício. Análise Custo-Eficácia. O método da valorização contingente (preferências declaradas) e o método das preferências reveladas.

5. Medidas de Inovação. Problemas de valorização, Medidas de recursos e capacidades para a inovação.

Bibliografia

Swann, G. M. Peter, The Economics of Innovation - An Introduction, Edward Elgar, Chelthenham, UK, 2009 *

Freeman, Chris and Luc Soete - The Economics of Industrial Innovation 3rd ed., 1997, Continuum;

Lancaster, Kelvin J., A New Approach to Consumer Theory, The Journal of Political Economy, Vol. 74, No. 2 (Apr., 1966), pp. 132-157 

Manuais de Oslo, Frascati e Camberra e Iniciativa COTEC - a serem disponilizados

Sousa, C., 2007 - idem


* texto principal

Método de ensino

Aulas teorico-praticas com avaliação intermédia e final.

Método de avaliação

Avaliação por exame em data(s) a confirmar

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