Faculdade de Direito

Social Equality Law

Código

LL109

Departamento

Área de Ensino

Créditos

4

Professor responsável

Helena Pereira de Melo

Horas semanais

3

Língua de ensino

Português

Objectivos

Ensinar os alunos a pensar teoricamente sobre igualdade, discriminação e identidades. Dar-lhes instrumentos teóricos para poderem questionar práticas de construção de relações desiguais de poder historicamente institucionalizadas com o auxílio imprescindível do direito e seus vários discursos.

Capacidade de analisar reconstruções dos discursos jurídicos e não jurídicos  numa perspectiva de desfazer discriminações. Entre estes, mecanismos socio-discursivos de criação de identidades contra-hegemónicas.

Equipar os alunos com um razoável conhecimento do Direito Internacional e do Direito de origem interna na área da igualdade/discriminação em função do género, da raça e da orientação sexual, como exemplos paradigmáticos.

Conteúdo

 Igualdade e discriminação, igualdade e hierarquia, igualdade e dominação. Criação histórica de estatutos desiguais. Mecanismos jurídicos internacionais e nacionais de reacção contra discriminações injustas.

O estudo é centrado nas questões “de género” (sexo), mas abrange também discriminações em função da raça e da orientação sexual.

Bibliografia

 BELEZA, TERESA PIZARRO (2010), DIREITO DAS MULHERES E DA IGUALDADE SOCIAL – A CONSTRUÇÃO JURÍDICA DAS RELAÇÕES DE GÉNERO, COIMBRA: ALMEDINA

DAHL, TOVE STANG (1993) DIREITO DAS MULHERES, LISBOA: F C GULBENKIAN.

HELLMAN, DEBORAH (2008), WHEN IS DISCRIMINATION WRONG?, CAMBRIDGE: HARVARD UNIVERSITY PRESS

MELO, HELENA PEREIRA DE (2007), IMPLICAÇÕES JURÍDICAS DO PROJECTO DO GENOMA HUMANO: CONSTITUIRÁ A DISCRIMINAÇÃO GENÉTICA UMA NOVA FORMA DE APARTHEID?, VOL. 1, PORTO: SERVIÇO DE BIOÉTICA E ÉTICA MÉDICA DA FACULDADE DE MEDICINA DO PORTO

Método de ensino

Aulas teórico-práticas de exposição e discussão de  conceitos, textos e jurisprudência de tribunais internacionais, europeus ou nacionais. Textos de "soft law". Possibilidade de preparação e discussão de trabalhos curtos de investigação sobre temas relevantes (ex: "a discriminação em função da orientação sexual na jurisprudência do tribunal europeu ds direitos humanos"). 

Método de avaliação

Exame escrito.

Cursos