
História das Ideias Políticas
Código
LL127
Departamento
Área de Ensino
Créditos
4
Professor responsável
Cristina Nogueira da Silva
Horas semanais
3
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se, com este programa, que os alunos a) compreendam a génese do liberalismo político; b) identifiquem os temas do liberalismo oitocentista nos seus elementos de ruptura e de continuidade relativamente à cultura política da Antiguidade e da Europa Medieval e Moderna; c) Identifiquem e comparem as teorias políticas de autores liberais de referência do século XIX; d) distingam o pensamento liberal do pensamento republicano, nomeadamente no que diz respeito aos diferentes conceitos de liberdade a eles associados; e) identifiquem os limites do modelo político liberal no século XIX, nomeadamente no que diz respeito à universalização dos direitos civis e políticos; f) reflictam sobre as tensões geradas pelo princípio liberal da “igualdade como universalidade”; g) avaliem a dimensão de exclusão e de inclusão (futura) inscritas naquele princípio. Pretende-se também que os alunos adquiram competências relacionadas com a investigação, organização e exposição de informação sobre os vários temas do programa.
Conteúdo
1.Questões teóricas e metodológicas: uma história cultural das ideias políticas; 2. “Liberdade negativa” e “liberdade positiva” (Isaiah Berlin); “liberdade antes do liberalismo” (Quentin Skinner); liberdade e igualdade (Michael Walzer); 3. “Constituição mista” em Aristóteles; constituição medieval e supremacia da(s) comunidade(s) política(s); 4. As doutrinas da soberania contra a “Constituição mista”; 5.Liberalismo e limites ao poder soberano: constituição, separação de poderes; democracia representativa, direitos individuais, utilitarismo; 6.Formas de participação política: voto censitário, voto como função, sufrágio universal. Liberdades políticas e descentralização administrativa, associativismo civil, liberdade de imprensa, religião, opinião pública; 7.Nacionalidade e cidadania no liberalismo oitocentista; 8.Direitos políticos e civis (homens vs. mulheres; analfabetos vs. letrados; proprietários vs. não proprietários; escravos, libertos e "criados de servir"); 9. Liberalismo e colonialismo: “metrópole e colónias”, “colonizadores e colonizados”.
Bibliografia
Método de ensino
Exposição dos conteúdos acompanhada de comentário de textos originais dos autores seleccionados no programa. Realização, por parte dos alunos, de pequenos trabalhos de investigação sobre temas relacionados com os conteúdos do programa ou de fichas de leitura de livros recomendados numa bibliografia específica organizada por temas.