
Microeconomia
Código
LL134
Departamento
Área de Ensino
Créditos
6
Professor responsável
João Amador
Horas semanais
4.5
Língua de ensino
Português
Objectivos
O objectivo do curso consiste em transmitir ao estudante os conceitos e os instrumentos básicos da teoria microeconómica. O curso não requer qualquer conhecimento prévio sobre estas matérias, os instrumentos algébricos são de nível elementar e a sua utilização é limitada. Será enfatizada a aplicação imediata dos conceitos estudados à discussão de questões concretas. Desta forma, procura-se garantir uma adequada formação económica para futuros juristas, sendo certo que a aquisição destas competências constitui uma mais-valia na futura vida profissional.
Conteúdo
Oferta, procura e equilíbrio de mercado
Aplicações do modelo simples da procura e da oferta
•Tributação
•Controlo de preços
•Política comercial
•Preços não lineares
Problema do consumidor
Problema do produtor
•Equilíbrio concorrencial e eficiência
•Monopólio, oligopólio e concorrência monopolística
Bens públicos e externalidades
Incerteza e aversão ao risco
Bibliografia
Mankiw, "Principles of Economics" (6th edition), da Harcourt College Publishers (também existe edição em Português).
•Lipsey, Courant, Purvis e Steiner, "Economics", da Harper & Collins.
•Samuelson e Nordhaus, "Economia", da McGraw-Hill.
Método de ensino
Durante o curso os alunos são convidados a fazer um acompanhamento contínuo da matéria através de um estudo regular em casa. Tal acompanhamento permitirá o esclarecimento de dúvidas nas aulas e uma participação mais activa nas discussões propostas. Considera-se a presença nas aulas um elemento fundamental para o sucesso no curso. Na verdade, o estudo das matérias através dos livros de texto não deve ser considerado substituto do ensino presencial que decorre nas aulas. Os alunos são também fortemente incentivados a contactar com a equipa docente e a frequentar os horários de atendimento sempre que surjam dúvidas ou preocupações quanto ao decorrer do curso.
Método de avaliação
A avaliação final da cadeira resulta essencialmente de duas componentes distintas. A primeira componente da avaliação consiste num teste intermédio facultativo, o qual terá uma ponderação de 30% na nota final. Os alunos são fortemente incentivados a realizar este teste, que procurará promover um estudo aprofundado no meio do semestre, permitindo a cada aluno avaliar a sua situação e proceder às correcções necessárias. A segunda componente da avaliação consiste num exame final obrigatório, cobrindo toda a matéria. A ponderação do teste intermédio é transferida para o exame final caso o aluno não o realize ou caso a sua classificação seja inferior à obtida no exame final.
Adicionalmente, os alunos serão convidados a responder a questões a distribuir nas aulas práticas. Deste modo procura-se assegurar um acompanhamento contínuo da matéria por parte dos estudantes. Esta componente da avaliação terá um peso máximo de 10% na nota final.