Faculdade de Direito

International Relations

Código

LL136

Departamento

Área de Ensino

Créditos

4

Professor responsável

Armando Marques Guedes

Horas semanais

3

Língua de ensino

Português

Objectivos

Disponibilização, a futuros juristas, de uma imagem ponderada à luz das relações internacionais contemporâneas, de algumas das características da sociedade e do sistema internacional actual, de maior utilizade para a sua formação: designadamente, os conflitos étnicos, nacionalistas e religiosos pós-bipolares. Tendo em vista tanto os processos de integração global quanto estes movimentos que os acompanham, uma atenção especial será concedida a acontecimentos recentes que põem em evidência a sua interacção.

Conteúdo

 A emergência das Relações Internacionais como disciplina. Os Estados e a soberania. Do sistema internacional de Estados à sociedade internacional. O realismo, o liberalismo e o estruturalismo face ao fim da bipolarização. O programa dedica-se ao estudo detalhado de um nexo de temas: o nacionalismo, a etnicidade, e a identidade. Os três grandes paradigmas: primordialismo, instrumentalismo e construtivismo. O Estado e os conflitos étnicos e religiosos. Os modelos existentes de regulação de conflitos, a sua natureza, alcance e limites, o Direito Internacional e a mediação de conflitos, a segurança colectiva e as organizações internacionais. “Peace-keeping”, “peace-enforcement” e “nation building”: as especificidades dos palcos contemporâneos. A ordem internacional no chamado pós-11 de Setembro. O Kossovo, a Geórgia, a al-Qaeda. A identidade no Mundo moderno e as novas formas emergentes de comunidades políticas.

Bibliografia

Armando Marques Guedes (2005), Estudos sobre Relações Internacionais, Ministério dos Negócios Estrangeiros [some of the articles here are in English].

Armando Marques Guedes (2007), Ligações Perigosas. Conectividade, coordenação e aprendizagem em redes terroristas, Almedina, Coimbra. 

Armando Marques Guedes
(2008), Raising Diplomats. Political, genealogical and administrative constraints oin training for diplomacy, Wien Diplomatische Akademie, Wien, Austria.

Armando Marques Guedes (2009), A 'Guerra dos Cinco Dias'. A invasão da Geórgia pela Federação Russa. Instituto de Estudos Superiores Militares e Prefácio, Lisboa [there is an available English version of this]. 

Sergey Markedonov (2010), Radical Islam in the Northern Caucasus. Evolving Threats, Challenges, and Prospects, CSIS, Washington.

 Nuno Lemos Pires (2011), Cartas de Cabul. O Afeganistão visto por um soldado português, text by Nuno Lemos Pires and annotations and postfacium by Armando Marques Guedes, Tribuna da História, Lisboa.

 Radu Dudau and Armando Marques Guedes (2011), European Energy Security: The Geopolitics of Natural Gas Projects”, Ashgate, London.


Some 100 further titles (both articles and books) will be reccomended, session by session, in the Bibliography made available to students.

Cerca de 100 outros títulos são recomendados, aula por aula, na bibliografia entegue aos alunos e disponibilizada na net.

Método de ensino

Aulas participadas, com uma primeira parte ex catedra seguida de discussão sobre o tema de cada uma das sessões.

Cursos