
Técnicas de Expressão
Código
LL140.A
Departamento
Área de Ensino
Créditos
2
Professor responsável
Alexandra Fieis
Horas semanais
1.5
Língua de ensino
Português
Objectivos
Desenvolver competências gramaticais, discursivas e pragmáticas que permitam a produção e avaliação de textos orais e escritos com alto nível de formalidade. Desenvolver técnicas que permitam uma comunicação e expressão oral e escrita eficazes em diferentes situações de comunicação.
Conteúdo
1. Língua(s) e linguagens
1.1. A linguagem como atividade sociocultural
1.2. Variedades e registos de língua
1.3. Registos formais e informais – relevância para a distinção oral/escrito
2. Competência discursiva e textual - coesão, coerência, conexão e progressão textual
3. Estratégia e adequação discursivas: oralidade e escrita
3.1. Especificidades do oral
3.1.1. Compreensão e expressão oral
3.1.2. A coesão e a coerência no modo oral
3.1.3. A adequação do discurso oral à sua função
3.1.3.1 Intencionalidade comunicativa
3.1.3.2. Discurso formal e informal
3.1.4. Técnicas de comunicação oral: A discussão em grupo e em assembleia
3.2. Especificidades da escrita
3.2.1. A coesão e a coerência no modo escrito
3.2.2. Estrutura dos textos: organização temática e discursiva
3.2.3. Especificidade do texto jurídico
3.2.4. Estratégias textuais no discurso jurídico
Bibliografia
A indicar no decorrer do semestre.
Método de ensino
Exposição de tópicos relacionados com língua e atividades de linguagem, o uso da linguagem em diferentes situações de comunicação, refletindo sobre questões relevantes, como adequação discursiva, distinção formal e informal e características de produções em diferentes situações comunicativas.
Para além do trabalho de sistematização e reflexão sobre conceitos relevantes para o correto domínio das técnicas de expressão comunicativa, torna-se imprescindível o trabalho prático. Para isso, são dinamizadas atividades de treino e avaliação do oral formal (exposição e debate), por um lado, e de escrita e avaliação de textos com diferentes objetivos comunicativos e graus de formalidade (textos argumentativos: de opinião e jurídicos).
Método de avaliação
- Avaliação contínua, em sala de aula: avaliação do oral formal (exposição e debate) e avaliação da componente escrita (presencial).
- Exame escrito no final do semestre.