Faculdade de Direito

Técnicas de Expressão

Código

LL140.A

Departamento

Área de Ensino

Créditos

2

Professor responsável

Alexandra Fieis

Horas semanais

1.5

Língua de ensino

Português

Objectivos

Desenvolver competências gramaticais, discursivas e pragmáticas que permitam a produção e avaliação de textos orais e escritos com alto nível de formalidade. Desenvolver técnicas que permitam uma comunicação e expressão oral e escrita eficazes em diferentes situações de comunicação.

Conteúdo

1. Língua(s) e linguagens

      1.1. A linguagem como atividade sociocultural

1.2. Variedades e registos de língua

1.3. Registos formais e informais – relevância para a distinção oral/escrito

2. Competência discursiva e textual - coesão, coerência, conexão e progressão textual

3. Estratégia e adequação discursivas: oralidade e escrita

      3.1. Especificidades do oral

3.1.1. Compreensão e expressão oral

3.1.2. A coesão e a coerência no modo oral

3.1.3. A adequação do discurso oral à sua função

                          3.1.3.1 Intencionalidade comunicativa

                          3.1.3.2. Discurso formal e informal

3.1.4. Técnicas de comunicação oral: A discussão em grupo e em assembleia

3.2. Especificidades da escrita

 

3.2.1. A coesão e a coerência no modo escrito

3.2.2. Estrutura dos textos: organização temática e discursiva

 

3.2.3. Especificidade do texto jurídico

3.2.4. Estratégias textuais no discurso jurídico

 

Bibliografia

A indicar no decorrer do semestre.

Método de ensino

Exposição de tópicos relacionados com língua e atividades de linguagem, o uso da linguagem em diferentes situações de comunicação, refletindo sobre questões relevantes, como adequação discursiva, distinção formal e informal e características de produções em diferentes situações comunicativas.

Para além do trabalho de sistematização e reflexão sobre conceitos relevantes para o correto domínio das técnicas de expressão comunicativa, torna-se imprescindível o trabalho prático. Para isso, são dinamizadas atividades de treino e avaliação do oral formal (exposição e debate), por um lado, e de escrita e avaliação de textos com diferentes objetivos comunicativos e graus de formalidade (textos argumentativos: de opinião e jurídicos).

 

Método de avaliação

- Avaliação contínua, em sala de aula: avaliação do oral formal (exposição e debate) e avaliação da componente escrita (presencial).

- Exame escrito no final do semestre.

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