Faculdade de Direito

Direito Fiscal Internacional

Código

MM120

Departamento

Área de Ensino

Créditos

6

Professor responsável

Rita Calçada Pires

Horas semanais

4.5

Língua de ensino

Português

Objectivos

 

OBJECTIVO GERAL

 

Apesar de a soberania tributária continuar a ser apresentada como um dos principais elementos caracterizadores do Estado Nacional Contemporâneo, as relações internacionais e a sempre crescente mobilidade das pessoas e dos factores de produção torna imprescindível reconhecer a relevância das dinâmicas tributárias internacionais. Pretende-se trabalhar para a compreensão do universo da tributação internacional, apreendendo o fundamental sobre os princípios e as regras que constituem o Direito Internacional Fiscal, distinguindo-o claramente do Direito Fiscal Internacional, encarado esse como normas internas sobre as conexões extraterritoriais. O objecto de análise é a tentativa de identificar qual o sentido na edificação de um sistema fiscal internacional que regule as relações tributárias contemporâneas, explorando as respostas que têm sido avançadas nesse domínio, sobretudo através da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE). Alguma análise é efectuada quanto à identificação de alguns aspectos da União Europeia (UE), ainda que o mote de análise da unidade curricular não seja o Direito Fiscal da União Europeia.   

 

OBJECTIVOS ESPECIFICOS

 

 

1.     Identificar as situações de dupla tributação, conhecendo a forma de as prevenir, atenuar ou eliminar, com base quer nas convenções quer na lei nacional

2.     Conhecer as figuras da fraude e da evasão fiscais internacionais e as formas de as combater, bem como a realidade do planeamento fiscal internacional

3.     Apreender as respostas internacionalmente construídas para as situações de práticas fiscais prejudiciais, relacionando-as com a harmonização fiscal

4.     No âmbito das novas tecnologias, designadamente no domínio do comércio electrónico, saber quais os problemas fiscais internacionais colocados e potenciais vias de resposta

5.     Reflectir sobre a questão do apoio ao desenvolvimento no âmbito fiscal internacional

 

Conteúdo

Módulo I – O Direito Internacional Fiscal como necessidade em face das relações económicas e financeiras contemporâneas

1.Globalização, mobilidade e plurilocalização

2.Os elementos de conexão: Residência & Fonte

3.Os princípios norteadores do Direito Internacional Fiscal

4.As IGNOREes e os actores do Direito Internacional Fiscal

Módulo II – As grandes áreas do Direito Internacional Fiscal

1.Dupla Tributação

2.Fraude, Evasão e Planeamento Fiscais Internacionais

3.Competitividade Fiscal e Práticas Fiscais Prejudiciais. Ainda a questão da Harmonização Fiscal Internacional

4.Tributação do Comércio Electrónico

5.Apoio Fiscal ao Desenvolvimento

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA ESSENCIAL

·Alberto Xavier, Direito Tributário Internacional. Coimbra: Almedina, 2011, 2ª Reimpressão da 2ª Edição Actualizada (Módulo I e Módulo II na dupla tributação e na fraude  e evasão e fiscais)

·Rita Calçada Pires, Tributação Internacional do Rendimento Empresarial gerado através do Comércio Electrónico. Desvendar mitos e construir realidades. Coimbra: Almedina, 2011 (Módulo I e Módulo II no comércio electrónico)

·Paula Rosado Pereira, Princípios do Direito Fiscal Internacional – Do paradigma Clássico ao Direito Fiscal Europeu. Coimbra: Almedina, 2010 (Módulo I)

·Manuel Pires, Da dupla tributação jurídica internacional sobre o rendimento. Lisboa: Centro de Estudos Fiscais, 1984 (Módulo II na dupla tributação)

·Ana Paula Dourado, A tributação dos rendimentos de capitais: a harmonização na comunidade europeia. Cadernos de Ciência e Técnica Fiscal. Lisboa: Centro de Estudos Fiscais, 1998 (Módulo II na harmonização)

·OCDE, Harmuful tax competion. An emerging global issue. 1998 (disponível em http://www.oecd.org/tax/transparency/44430243.pdf ) (Módulo II nas práticas fiscais prejudiciais)

·http://www.oecd.org/tax/tax-global/taxanddevelopment.htm (conferir material  contido nesta página da OCDE) (Módulo II no apoio fiscal ao desenvolvimento) 

BIBLIOGRAFIA ESTRANGEIRA SUPLEMENTAR

Angharad Miller e Lynne Oats, Principles of International Taxation. Bloomsbury Professional Ltd, 2012, 3ª ed.

Brian J. Arnold e Michael j. McIntyre, International Tax Primer. Kluwer Law International, 2002, 2ª ed.

Roy Rohatgi, Basic International Taxation, Vol I. Londres: BNA international Inc., 2005, 2ª ed.

Klaus Vogel, On double taxation conventions: a commentary to the OECD-, UN-, and US model conventions for the avoidance of double taxation on income and capital, with particular reference to German treaty practice. Londres, Haia, Nova Iorque: Kluwer Law International, 3ª edição

Método de ensino

Exposição da matéria, favorecendo sempre a análise critica e o debate entre os alunos

Método de avaliação

Exame escrito

Cursos