Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Biostatistics II

Code

5788012

Academic unit

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Credits

4

Teacher in charge

Luzia Gonçialves

Teaching language

Português

Objectives

No final desta unidade curricular os alunos deverão compreender e aplicar as diferentes técnicas propostas no contexto da sua investigação. Deverão ainda utilizar programas estatísticos para obter informações iniciais, procurando a supervisão e o diálogo com os estatísticos em determinados aspectos que exijam uma formação sólida em termos matemáticos e computacionais.
Os doutorandos deverão:

  • Identificar as principais características de um problema que envolva a aplicação de diferentes técnicas de Estatística Multivariada.
  • Verificar e respeitar as condições de aplicabilidade destas técnicas.
  • Reconhecer as limitações dos dados e das técnicas.
  • Realizar a análise multivariada, através do software, retirando a informação pertinente e essencial do output que lhe permita dialogar com o estatístico.
  • Interpretar de forma crítica as análises estatísticas produzidas na investigação médica.

Prerequisites

Revisão sobre testes estatísticos mais usuais na investigação médica.
A importância dos pressupostos dos modelos, validação e ajustamento dos modelos e a sua interpretação num contexto biomédico.
Análise de Tabelas de Contingência: Testes de Qui-Quadrado e análise Log Linear.
Regressão Logística simples e múltipla.
Análise de Variância e Regress

Subject matter

Os conteúdos programáticos desta Unidade Curricular cobrem algumas técnicas estatísticas de ampla aplicação nas ciências da saúde. Em geral, os alunos das Biomedical Sciences podem não possuir bases matemáticas sólidas pelo que esta Unidade Curricular assenta na identificação das principais características dos problemas práticos que poderão beneficiar da aplicação das técnicas estatísticas propostas. Nesta unidade importa frisar a importância das condições de aplicabilidade e uma análise crítica dos resultados, no contexto da sua investigação. Por outro lado, insiste-se na utilização cuidadosa dos programas estatísticos. Os alunos ao obter os resultados deverão retirar a informação pertinente e essencial do output e, por outro lado, saber dialogar com o estatístico, quer em termos da interpretabilidade biomédica, quer no aprofundar do problema se este exigir uma formação sólida em termos matemáticos e computacionais.