Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Métodos de Investigação em Saúde Pública

Código

130003

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Créditos

3

Professor responsável

Isabel Craveiro

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final desta unidade curricular os alunos devem:

  • Saber identificar metodologias qualitativas e quantitativas.
  • Ser capazes de formular uma questão de investigação
  • Conseguir desenhar uma investigação
  • Compreender e adquirir competências para elaborar um Protocolo de Investigação em Saúde Pública
  • Saber utilizar algumas técnicas de recolha de dados mais usuais, quantitativas e qualitativas, como por exemplo, questionário, focus group, entrevistas, observação, histórias de vida, delphi
  • Saber adequar métodos e técnicas a objectos de estudo específicos
  • Analisar dados qualitativos
  • Desenvolver estratégias para apresentar e descrever os dados

Conteúdo

I. Aspectos teóricos sobre as abordagens qualitativas e quantitativas;
II. Especificidades da investigação qualitativa;
III. Formulação da questão de investigação;
IV. Tipos de desenhos de estudo;
V. Técnicas de recolha de dados em investigação qualitativa: entrevista, focus group, observação;
VI. Tratamento e análise de dados em investigação qualitativa;
VII. Desenho e elaboração de questionários;
VIII. Bioética e Investigação. Questões relacionadas com os países em vias de desenvolvimento;
IX. Etapas do Protocolo de Investigação;
X. Apresentação de resultados.Apresentação e comunicação de um trabalho científico

Bibliografia

BARDIN, L.. (1977), A análise de conteúdo, Edições
FLICK, U. (2006), An introduction to Qualitative R
FORTIN, M. F. (1999), O Processo de Investigação C
Krathwohl, D. R. 1988. How to Prepare a Research P
Caballero, B.2008. Ethical issues for collaborativ

Método de ensino

Aulas teóricas e práticas. Nas aulas práticas haverá lugar a realização de exercícios que darão oportunidade de planear e aplicar as técnicas de recolha de dados e análise de dados qualitativos, bem como a preparação de um protocolo escrito.

Método de avaliação

Trabalho individual (instrumentos de colheita de dados e esqueleto de protocolo) e apresentação.

Cursos